/
/
13/06/2003 – TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

13/06/2003 – TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL

Ginástica Laboral

A preocupação com o bem estar físico e mental não deve se restringir somente em academias, mas também ser explorada em outros ambientes, como o laboral, onde a maioria das pessoas passa a maior parte do dia.

A aplicação destes programas nas empresas e fábricas se deve ao processo acelerado de industrialização que, nas últimas décadas, valorizou o instrumental, o maquinário e os métodos de produção, fazendo com que o homem trabalhasse num ritmo acima de sua capacidade, acarretando uma série de doenças ocupacionais, como a LER/DORT e o stress.

A qualidade de vida no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao nível de produção, pois trabalhadores com alterações físicas, com sensação de peso nos ombros, fadiga, dor, redução, na capacidade funcional, perda de controle dos movimentos devido ao uso excessivo ou inadequadas estruturas osteomusculares, não executam suas funções como poderiam e, muitas vezes, precisam ser afastadas, causando prejuízo à saúde do trabalhador e para a empresa.

A Ginástica Laboral tem o propósito de oferecer melhores condições de trabalho, alem de diminuir o nível de sedentarismo, tornando os funcionários mais saudáveis, dispostos e animados, prevenindo acidentes, exercitando o corpo e tornando a relação com os colegas de trabalho mais produtiva e sadia.

Os exercícios físicos durante a jornada de trabalho, têm a finalidade de desenvolver e aprimorar as qualidades físicas dos colaboradores, além de desenvolver a consciência corporal.

Tipos de Ginástica Laboral

Preparatória – para atividades que exigem esforço físico intenso.

Ginástica com duração de 10 a 15 minutos, realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como o objetivo principal o corpo do trabalhador, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.

Compensatória – para atividades que exigem esforço físico repetitivo.

 

Ginástica com duração de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalho para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas, solicitadas nos postos operacionais.

Relaxamento: Ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações e lesões.Fazendo com que o mesmo retorne ao seu convívio pessoal descansado e em condições de aproveitar melhor o seu lazer.

Processo de Implantação: A realização de um projeto piloto é de extrema importância para uma melhor aceitação do trabalho. Será realizado um estudo Dos diversos setores da empresa, horários de início e término da jornada de trabalho, para que possa ser traçado horário e o objetivo da ginástica laboral.

Projeto Ginástica Laboral: Projeto realizado na própria empresa em todas as suas etapas. São realizadas pequenas pausas de alguns minutos, para exercícios suaves de alongamento, aquecimento, postura e respiração que sob a ótica da profilaxia, são vitais na prevenção dos males que tanto afastam o funcionário de seu posto de trabalho, com a coluna, o DORT/LER, o stress, etc.

Resultados Obtidos com a Introdução da Ginástica Laboral

Melhoria do Clima Organizacional

Diminuição de queixas dolosa e conseqüente procura ambulatorial.

Diminuição do absenteísmo

 

Melhor adaptação ao posto de trabalho

Melhoria ao atendimento do cliente externo

 

Melhoria da condição de saúde geral de todos os funcionários.

Fonte: Enviado por Jonny Siqueira (Perfil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *