/
/
Câncer de mama tido agora como forma mais comum de câncer
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Câncer de mama tido agora como forma mais comum de câncer

Câncer de mama tido agora como forma mais comum de câncer – OMS tomando medidas

O cenário global do câncer está mudando, segundo especialistas da OMS, na véspera do Dia Mundial do Câncer 2021.

O câncer de mama ultrapassou o câncer de pulmão como o câncer de câncer mais comumente diagnosticado no mundo, de acordo com estatísticas divulgadas pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) em dezembro de 2020.

Assim, no Dia Mundial do Câncer, a OMS realizará a primeira de uma série de consultas para estabelecer uma nova iniciativa global sobre câncer de mama, que será lançada ainda em 2021. Esse esforço colaborativo entre a OMS, a IARC, a Agência Internacional de Energia Atômica e outros parceiros multisetorial, reduzirá as mortes por câncer de mama, promovendo a saúde da mama, melhorando a detecção oportuna do câncer e garantindo o acesso a cuidados de qualidade.

A OMS e a comunidade oncológico estão respondendo com urgência renovada para enfrentar o câncer de mama e responder à crescente carga de câncer globalmente que está pressionando indivíduos, comunidades e sistemas de saúde.

Nas últimas duas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com câncer quase dobrou, passando de cerca de 10 milhões em 2000 para 19,3 milhões em 2020. Hoje, uma em cada cinco pessoas em todo o mundo desenvolverá câncer durante a vida. As projeções sugerem que o número de pessoas diagnosticadas com câncer aumentará ainda mais nos próximos anos, e será quase 50% maior em 2040 do que em 2020.

O número de mortes por câncer também aumentou, de 6,2 milhões em 2000 para 10 milhões em 2020. Mais de uma em cada seis mortes é devido ao câncer.

Embora mudanças no estilo de vida, como dietas não saudáveis, atividade física insuficiente, uso de tabaco e uso nocivo de álcool, tenham contribuído para o aumento da carga do câncer, uma proporção significativa também pode ser atribuída ao aumento da longevidade, já que o risco de desenvolver câncer aumenta com a idade. Isso reforça a necessidade de investir tanto na prevenção do câncer quanto no controle do câncer, com foco em cânceres acionáveis como câncer de mama, colo do útero e infantil.

Diagnóstico tardio e falta de acesso ao tratamento exacerbado pela pandemia COVID-19

A pandemia COVID-19 agravou os problemas do diagnóstico em estágio final e a falta de acesso ao tratamento. Estes ocorrem em todos os lugares, mas particularmente em países de baixa e média renda. Além de ter que lidar com a interrupção dos serviços, as pessoas que vivem com câncer também têm maior risco de doença grave covid-19 e morte.

Uma pesquisa da OMS realizada em 2020 indicou que o tratamento contra o câncer havia sido interrompido em mais de 40% dos países pesquisados durante a pandemia. Os achados da pesquisa foram apoiados por estudos publicados indicando que atrasos no diagnóstico são comuns, enquanto interrupções e abandono da terapia aumentaram significativamente. Enquanto isso, a matrícula em ensaios clínicos e a produção de pesquisa diminuíram.

Todas as partes interessadas estão trabalhando para responder. Alguns governos têm permitido que suas populações busquem atendimento ao câncer com segurança. Os profissionais de saúde têm adaptado o tratamento para atender às necessidades de seus pacientes, inclusive por meio do uso da telemedicina, e a sociedade civil tem apoiado os pacientes, ajudando-os a coordenar suas consultas e completar seus planos de tratamento.

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, com o slogan “Eu posso e vou”, também é uma oportunidade de mostrar o compromisso da OMS com outros grandes programas globais de câncer, sobre câncer do colo do útero e câncer infantil.

A adoção da estratégia global para acelerar a eliminação do câncer do colo do útero como um problema de saúde pública e suas metas e metas associadas pela Assembleia Mundial de Saúde em 2020 tem proporcionado um impulso adicional aos esforços de câncer do colo do útero. Três metas foram estabelecidas para 2030: 90% das meninas totalmente vacinadas com a vacina contra o HPV; 70% das mulheres examinadas; e 90% das mulheres identificadas com câncer cervical em tratamento.

O câncer também é uma das principais causas de morte de crianças e adolescentes, com cerca de 400 mil crianças diagnosticadas com câncer a cada ano. No Dia Internacional do Câncer Infantil, 15 de fevereiro, a OMS lançará um guia de “como fazer” para formuladores de políticas e gestores de programas sobre o fortalecimento de programas de câncer infantil; uma nova ferramenta de avaliação para facilitar a coleta harmonizada de dados e possibilitar a interpretação rápida e em tempo real dos dados coletados sobre o câncer entre crianças; e um centro online de compartilhamento de informações para o câncer infantil.

Os cânceres de mama, colo do útero e infantil têm alta chance de cura se diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Neste Dia Mundial do Câncer, a OMS está avançando com nossos parceiros em todo o mundo em esforços tanto para prevenir e controlar o câncer quanto para fornecer apoio a todas as pessoas que vivem com câncer, onde quer que vivam e quaisquer que sejam suas circunstâncias.

CMQV imprensa – matéria enviada pela responsável sanitária, Dra. Célia Wada

MATÉRIA COMPLETA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *