CURSO: NR32, PGRSS, ANEXO III – PPRA – MAPE – LAUDO AMBIENTAL

CURSO: NR32, PGRSS, ANEXO III – PPRA – MAPE – LAUDO AMBIENTAL

A CMQV, ATENDENDO A NECESSIDADE DE NOSSOS ALUNOS REALIZAZARÁ MAIS UM CURSO EM 2013

 

Curso: NR32, PGRSS, Anexo III – PPRA – MAPE  – Implantação, implementação e adequação à NR32 

 

Adequação física, estrutural e funcional, PGRSS, Laudo Ambiental, PPRA, PCMSO e Anexo III da NR32 = PPRA-MAPE.

 

Modalidade 2 – formação de multiplicadores

 

A NR 32 – 1º Norma Regulamentadora para Serviços Saúde, estabelece requisitos para implementação de medidas de proteção aos profissionais da Área de Saúde, que representam 6,5% de todos acidentes e doenças registrados no País nos últimos 3 anos.

 

O Anexo III da NR32 determina que o empregador deve elaborar e implementar Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com  Materiais Perfurocortantes, conforme as diretrizes  estabelecidas nesse Anexo III  e que  empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos serviços  de saúde, capacitação sobre a correta utilização do dispositivo de segurança.

 

O Curso oferece aos participantes embasamento para adequação dos estabelecimentos às exigências da NR32 e Anexo III em suas conformidades físicas, estruturais e pessoais, orienta na formatação do PPRA – MAPE, no Mapa de Risco – MAPE, na formação da comissão do Anexo III, na elaboração do PGRSS, assim como nos treinamentos e capacitações obrigatórios.

 

Curso criado e formatado por profissionais da área de saúde , meio ambiente e segurança do trabalho, altamente experientes, habilitados, capacitados e atuantes na área.

 

Público Alvo:

 

1- Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos e Enfermeiras do Trabalho, Higienistas Ocupacionais, Farmacêuticos, Biólogos, Biomédicos, Técnicos Ambientais, Dentistas, Psicólogos, Administradores, Veterinários e demais profissionais da área de saúde.

 

2- Fornecedores de materiais para Estabelecimentos de Serviços de Saúde

 

Objetivo:

 

1- Orientação aos profissionais que atuam em serviços de saúde

 

2- Orientação aos empresários que atuam em serviços de saúde

 

3- Orientação aos fornecedores de materiais para serviços de saúde

 

4- Orientação, treinamento e capacitação de profissionais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, para atender as demandas de EAS ( Estabelecimentos de Serviços de Saúde) que buscam no mercado profissionais capacitados para elaboração dos documentos correspondes a prevenção na área da Saúde com a implementação da NR 32 e a elaboração do PGRSS.

 

5- Apresentar o Programa Risco Zero – conceito integrado de SUSTENTABILIDADE – Riscos integrados: Passivos e ativos, Sociais (emocional e capital) e Ambientais (físicos, químicos, bioógicos e ergonômicos)

 

6- Foco

 

* Esclarecimento dos objetivos gerais do plano PPRA-MAPE
* Orientação sobre a constituição Gestora do Plano PPRA-MAPE
* Orientação e formatação do Mapa de Risco – MAPE
* Orientação e formatação do PGRSS-MAPE
* Relatos, registros, planilhamentos e consolidações das informações de acidentes ocorridos
* Planejamento e Implementação dos Dados Estatísticos
* Montagem do POP-Prev – POPs de prevenção
* Ferramentas de implantação para o acompanhamento do Plano PPRA-MAPE
* Desenvolvimento de Formulários – documentação
* Avaliação da eficácia do plano implantado
* Apresentação completa operacional e documental

 

Justificativa: Os estabelecimentos, assim como os fornecedores para estabelecimentos de serviços de saúde precisam estar em conformidade legal.
*Adequação obrigatória às normas da ANVISA – RDC 306, CONAMA – 358 e Ministério do Trabalho- NR32 e Anexo III.

 

Os problemas enfrentados pelos profissionais do setor da saúde, como a falta de cultura à prevenção e a falta de informação legal deflagra os altos índices de registros de acidentes apresentados pelo setor nos últimos levantamentos realizados pelo Ministério da Previdência Social (MPS).
Essa falta de informação aponta também resulta nos altos índices de inconformidade legal gerando multas e altos índices de absenteísmo.
A saúde ocupa o 1º lugar no ranking de registros de acidentes (MPS), mesmo com a ineficiência dos processos de notificação. (principalmente no tocante aos acidentes com riscos-biológicos)

 

Em um total de 458.956 acidentes notificados, 30.161 correspondiam ao setor de saúde (2004), sendo que houve um aumento de acidentes de mais de 30% em relação a 2003, com 23.108 notificações.

 

O Brasil agrega cerca de 2,5 milhões de profissionais da área de saúde e milhares de outros profissionais que atuam como apoio a esses serviços.
Apenas com a conscientização, a compreensão dos riscos e entendendo mecanismos de prevenção é possível reduzir esses índices e se obter a sustentabilidade dos serviços.

 

Este curso visa não apenas o cumprimento legal mas sim pretende ensinar de maneira simples direta e consciente, noções de gestão ambiental integrada: saúde, meio ambiente, segurança do trabalho e legislação a todos os profissionais que, de uma forma geral, direta e indireta, atuem nos EAS – Estabelecimentos de Serviços de Saúde.

 

Formatação: Aula presencial teórica-prática de 08 horas – com fornecimento de material técnico completo ministrado em aula e demais materiais necessários para consulta técnica e jurídica.

 

Conteúdo Programático:

 

1- Introdução Geral

 

• Noções de gestão integrada e análise de risco

 

• Noções de legislações na saúde, meio ambiente e segurança do trabalho

 

• Apresentação geral das NRs

 

2- Apresentação Orientada da NR 32

 

• dimensionamento e análise de riscos segundo a NR32

 

3- Apresentação Orientada do Anexo III da NR 32 • especificações e cumprimento

 

4- Capítulo Especial  – Resíduos – Apresentação orientada para elaboração, montagem e documentação do PGRSS

 

5- Formatação e atividade da comissão gestora – Avaliação, Reconhecimento, Controle, Procedimento para Exposições Acidentais Prevenção – Adequação do Mapa de Risco – MAPE, PPRA em conformidade com a  NR32 – elaboração do PPRA – MAPE, Laudo Ambiental

 

6- Disposições Gerais sobre a NR 32 e Anexo III – Check lists – procedimentos operacionais, montagem de indicadores e padronização de documentos.

 

7. – Processo interativo – discussão e apresentação de casos em andamento com explanação de dificuldades operacionais para orientação e soluções.

 

Resultados: – Ao final do curso os participantes terão condições de entender, montar, implantar e supervisionar os trabalhos relativos ao plano em conformidade com as normas e resoluções ambientais obrigatórias, conhecer as normas relativas aos resíduos, bem como a norma do Ministério do Trabalho referentes a saúde e segurança do trabalho dos profissionais da área de saúde (NR 32 e Anexo III).

 

Organizadores: CMQV, IBEA, IBS

 

Docente: 
Celia Corrêa Bento Wada
Farmacêutica- bioquímica (USP)
Especialização em Análises Clínicas (SNPC), Energia Nuclear (CNEM), Ecologia (OSEC). Pós graduação em Administração e Gestão Hospitalar (Fac. Hoyler), Medicina Preventiva baseada em Evidência ( ABMAE), História da Arte (FAAP). Mestranda em Gestão de Recursos Hídricos e Auditoria Ambiental (FUNIBER). Cursos de extensão nas área de gestão ambiental , infecção hospitalar, gerenciamento de risco, CIPA, arquitetura hospitalar, gestão ambiental em áreas de mananciais, meio ambiente e negócios, análises clínicas , imunologia, microbiologia, citologia oncótica, gestão ambiental, gestão de resíduos, gestão de riscos, análise de sustentabilidade, créditos de carbono, gestão de áreas impactadas, perícia ambiental, políticas de resíduos(nacional de federal), EIA/RIMA/RAP, políticas públicas. Consultora de sustentabilidade do SINCEP, Consultora de Sustentabilidade da ASE All Safety Ergonomics, Diretora Executiva da A1 Consultores Associados, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio de São Paulo, Membro fundador da ABMAE – Academia Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento , Ex- Presidente da comissão de Proteção Ambiental do Rotary Club Aeroporto, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara de Comércio da China, Presidente e fundadora da CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida, Coordenadora do Projeto Ambiental Reconstruindo um Mundo Melhor da CMQV e IBEA, Coordenadora do Grupo Ambiental da ABMAE – (meio ambiente no anti-envelhecimento ).Coordenadora do LABFAR – CTRQB – Comissão de Apoio a Riscos Químicos e Biológicos da UNIFAR –( União Farmacêutica do estado de São Paulo). Atuação na área ambiental clínica / hospitalar desde 1987. Publicação de artigos técnicos em portais, revistas especializadas técnico-científicas de saúde e meio ambiente, participação em projetos de leis estaduais , municipais e federais, entre outras participações
– Autora do capítulo: Capítulo 24 – “Gestão Ambiental de Resíduos nos Serviços de Saúde”
do livro : Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica – livro editado pela equipe da Universidade de São Paulo – editado pela editora Guanabara Koogan – novembro 2007
– Autora do livro: Arte e o SER Mulher
– Autora do livro: Equilíbrio e Qualidade de Vida

 

Informações administrativas:

 

Local: Av.Jandira,185 – Moema – São Paulo – CEP- 04080-000

 

*esta modalidade pode ser ministrada “in company”.

 

Data: 07 de dezembro de 2013

 

Valor: R$400,00 (desconto para grupos)

 

Forma de Pagamento: Depósito Bancário:
Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida
Banco do Brasil
Agência: 0722-6
Conta Corrente: 23483-4
enviar comprovante de pagamento identificado com nome do aluno para:
fax: (12) 3953 5015 ou e-mail para: eventos@cmqv.org / financeiro@mundoergonomia.com.br

 

Outras informações e dúvidas:
Administrativas e logistica – Elaine Fernandes (12) 39535015 – eventos@cmqv.org / Néia Parizi (12) 78123325 – contatocmqv@mundoergonomia.com.br
Técnicas – Dra. Célia Wada – celia@consultevida.com.br

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.