/
/
Fundacentro realiza Série de Webinars sobre PGR

Fundacentro realiza Série de Webinars sobre PGR

Transmissões on-line ocorrem em 21 e 28 de agosto e nos dias 4, 11 e 18 de setembro

Fundacentro realiza a Série de Webinars “Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – Nova NR 01”. Os eventos serão transmitidos pelo YouTube da instituição nos dias 21 e 28 de agosto e 4, 11 e 18 de setembro, das 9h às 12h. O objetivo é apresentar, em linhas gerais, como estabelecer e manter o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) previsto na nova edição da NR 01.

A noção do PGR é uma ruptura paradigmática com as práticas atuais da maioria dos profissionais”, avalia o coordenador da Série de Webinars, Gilmar Trivelato. Diante dessa quebra de paradigma, pretende-se abordar de forma mais aprofundada o conteúdo técnico da norma e dar uma orientação prática sobre sua aplicação.

21 de agosto

O primeiro episódio terá o tema O que é um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?.  Haverá uma videoaula seguida de debate ao vivo com o pesquisador Gilmar Trivelato, o tecnologista  José Damásio de Aquino, ambos da Fundacentro, e o auditor fiscal do trabalho, Luiz Carlos Lumbreras.

Estão previstas as seguintes questões: definições básicas – perigo, risco, identificação de perigos, avaliação de riscos, controle de riscos; conceitos de programa, processos de gestão de riscos  e programa de gerenciamento de riscos ocupacionais; visão geral da NR 01 e relações com as demais normas; e PGR e sistemas de gestão da SST.

Assista ao primeiro episódio

28 de agosto

A segunda edição trará a temática Estratégias para estabelecer e manter um PGRO em um estabelecimento. Após a videoaula, os debatedores serão Gilmar Trivelato, o tecnologista da Fundacentro Robson Spinelli e o auditor fiscal do trabalho Rodrigo Vaz.

Os tópicos previstos nesse dia são: diagnóstico inicial e estratégia para estabelecer o PGR; comprometimento do empregador e participação dos trabalhadores; política de SST, concepção do PGR e relação com demais NRs; planejamento, consulta e comunicação; e documentação de SST.

4 de setembro

No terceiro dia da série, o tema será Critérios e procedimentos para identificar perigos e avaliar riscos ocupacionais. Haverá videoaula e debate com Gilmar Trivelato, a tecnologista da Fundacentro Marcela Ribeiro e o auditor fiscal do trabalho Mário Parreiras.

Pretende-se apresentar os seguintes assuntos: identificação e descrição de perigos ou fatores de riscos; construção de cenários de risco; critérios e procedimentos para avaliar riscos relativos a incidentes, exposições e exigências da tarefa; e classificação de riscos, matrizes de riscos e outras alternativas.

11 de setembro

O quarto episódio da série trará o tema Como construir um “Inventário de Riscos. Após a videoaula, o debate contará com Gilmar Trivelato, a pesquisadora da Fundacentro Thais Barreira e o auditor fiscal do trabalho Airton Marinho.

Os tópicos a serem abordados são: análise geral do estabelecimento, organização administrava e instalações; definição de unidades de avaliação; caracterização geral dos processos e ambientes de trabalho; caracterização dos trabalhadores, da organização do trabalho e atividades; sistematização e análise preliminar dos dados existentes; descrição de perigos e riscos, avaliação de riscos e elaboração do documento.

18 de setembro

Por fim, o último encontro terá a temática “Como elaborar, executar e acompanhar um Plano de Ação”, com a participação de Gilmar Trivelato, do tecnologista Rogério Galvão e do auditor fiscal do trabalho Fernando Gallego no debate, logo após a videoaula.

Os tópicos previstos são: requisitos gerais de um plano de ação e requisitos da NR01; definição de medidas preventivas a serem implantadas, mantidas e melhoradas; ações de comunicação e formação; interfaces com o PCMSO; ações de acompanhamento e avaliação de desempenho; e Plano de Emergência.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn