Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Juventude além do tempo

JUVENTUDE ALÉM DO TEMPO é o primeiro de uma série de artigos que traremos em pauta com a finalidade de informar, orientar e compartilhar todos os nossos conhecimentos advindos destes longos anos de estudo e pesquisa nessa área sempre com o foco de levar a melhoria na QUALIDADE DE VIDA de todos aqueles que nos seguem e confiam em nosso trabalho e nossa experiência.

TER IDADE NÃO É SINÔNIMO DE SER VELHO!

Vamos ao artigo di Dr. Kose Horibe

Manter a juventude e a beleza por mais tempo possível é o sonho de toda humanidade, desde os seus primórdios.

No passado, remoto (1600) há relato do sonho do navegador espanhol, Juan Ponce de Leon  que acreditou na  existência de uma fonte de juventude eterna no estado de Flórida, Estados Unidos. Tamanha era a sua convicção que influenciou o Rei da Espanha a permitir-lhe a  organizar e comandar uma expedição rumo à aquele Estado. Não encontrando a sonhada fonte, diz a lenda que ele ficou muito estressado e doente(1).

Os ciclos da vida( infância, adolescência, juventude, viril, maturidade, decadência e velhice bem ilustrados na foto do livro Envelhecimento de Ladislas(2) são etapas evolutivas da vida – desde o nascimento  até morte, onde cada ciclo tem características distintas, e definem o processo do envelhecimento.

A juventude, pode se dizer que se  opõe  ao envelhecimento, e assim sendo, quanto mais ciclos da vida  avançar  menor os fatores relativos à  juventude

A saúde(bem-estar físico, mental e espiritual) é o fator preponderante que deve estar presente em todos os ciclos inclusive no último , proporcionando, assim o envelhecimento dito saudável.

Felizmente, o atuais  avanços no conhecimento da biologia humana e outras correlatas  mais os das biotecnologias, permitem monitorar cientificamente o envelhecimento e perenizar a juventude.

A primeira mudança importante começou com a mudança do paradigma  priorizando o ato médico de prevenção ao do tratamento da doença consumada, ou seja , o da detecção e  tratamento precoce das disfunções metabólicas conforme publicou a American Academy of Anti-Aging Medicine, há  duas décadas. É, na verdade,  o  ato II descrito pela  Organização Mundial de Saúde(OMS).

As doenças metabólicas ou crônicas podem surgir  em qualquer ciclo da vida e, muitas vezes são referidas  como doenças do envelhecimento. Elas são responsáveis pela perda progressiva de adaptação do organismo às condições mutáveis do meio ambiente.

1 – Wikipedia

2- ISBN 972-8254-55-6

3- Juventude além do tempo –  ISBN 978-85-7312-719-5

DR. Kose Horibe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *