/
/
BRASIL FICA ENTRE OS ÚLTIMOS LUGARES EM RANKING DE AUTOMAÇÃO DE EMPRESAS
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

BRASIL FICA ENTRE OS ÚLTIMOS LUGARES EM RANKING DE AUTOMAÇÃO DE EMPRESAS

Brasil fica entre os últimos lugares em ranking de automação de empresas

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/brasil-fica-entre-os-ultimos-lugares-em-ranking-de-automacao-de-empresas.shtml

Segundo reportagem da Folha de sete de agosto de 2018, pelo reporter Felipe Araujo, cujo link acima mostra a reportagem completa o Brasil precisa investir em robótica.

Na realidade um dos fatores que incide nessa estratégia, é a falta de investimentos em ergonomia!

EXPLICO

Ao investir em ergonomia, elaborando-se as AETs – Análises Ergonômicas do Trabalho para cada posto de trabalho, para cada trabalhador, vamos saber e conhecer os riscos de lesões músculo esqueléticas, Isto é, as LER DORT,  de cada trabalhador. Ao saber desses riscos que vão gerar um exército de incapacitados, cujo custo vai para a conta Brasil, começa-se a se perceber que as vantagens de se investir em ergonomia é o caminho que os países de primeiro mundo perseguem.

As AETs vão indicar as mudanças, as adequações, vão sugerir novos processos e certamente os robôs terão uma participação importante nas soluções.

Ao mesmo tempo há de se estudar o preocupante aumento de trabalhadores que perderão suas funções pela introdução de robots.

DE UM LADO EU GERO UM EXERCITO DE INCACITADOS E DE OUTRO EU GERO UM EXÉRCITO DE DESEMPREGADOS – COMO RESOLVER ESSE IMBROGLIO?

Um país sério deve se preocupar com essa tendência e investir MACISSAMENTE em educação técnica, a fim que esse pessoal que sai do emprego por força do robot e, adicionalmente e  principalmente o pessoal jovem que vai entrar no mercado de trabalho, tenham capacitação a outras funções importantes e necessárias e carentes no Brasil.

Tudo deve ser planejado e integrado, que convenhamos, integração e planejamento não são o forte do Brasil.

Mas o caminho é investir em Ergonomia que dá ótimos resultados e até gera lucro para todos os setores:

Ganha o trabalhador por diminuir os riscos de lesões

Ganha a empresa por aumentar a produtividade e lucro

Ganha o Governo por não pagar a conta e auferir maiores receitas, pois o faturamento das empresas vão aumentar.

ERGONOMIA É UMA CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR QUE FAZ COM QUE ATIVIDADES LABORAIS OU DE LAZER SEJAM FEITAS COM MENOR TRABALHO, MENOS ESFORÇO, COM MAIS CONFORTO SEMPRE COM SEGURANÇA.

Veja acima a estatística apresentada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *