BRASIL FICA ENTRE OS ÚLTIMOS LUGARES EM RANKING DE AUTOMAÇÃO DE EMPRESAS

Brasil fica entre os últimos lugares em ranking de automação de empresas

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/brasil-fica-entre-os-ultimos-lugares-em-ranking-de-automacao-de-empresas.shtml

Segundo reportagem da Folha de sete de agosto de 2018, pelo reporter Felipe Araujo, cujo link acima mostra a reportagem completa o Brasil precisa investir em robótica.

Na realidade um dos fatores que incide nessa estratégia, é a falta de investimentos em ergonomia!

EXPLICO

Ao investir em ergonomia, elaborando-se as AETs – Análises Ergonômicas do Trabalho para cada posto de trabalho, para cada trabalhador, vamos saber e conhecer os riscos de lesões músculo esqueléticas, Isto é, as LER DORT,  de cada trabalhador. Ao saber desses riscos que vão gerar um exército de incapacitados, cujo custo vai para a conta Brasil, começa-se a se perceber que as vantagens de se investir em ergonomia é o caminho que os países de primeiro mundo perseguem.

As AETs vão indicar as mudanças, as adequações, vão sugerir novos processos e certamente os robôs terão uma participação importante nas soluções.

Ao mesmo tempo há de se estudar o preocupante aumento de trabalhadores que perderão suas funções pela introdução de robots.

DE UM LADO EU GERO UM EXERCITO DE INCACITADOS E DE OUTRO EU GERO UM EXÉRCITO DE DESEMPREGADOS – COMO RESOLVER ESSE IMBROGLIO?

Um país sério deve se preocupar com essa tendência e investir MACISSAMENTE em educação técnica, a fim que esse pessoal que sai do emprego por força do robot e, adicionalmente e  principalmente o pessoal jovem que vai entrar no mercado de trabalho, tenham capacitação a outras funções importantes e necessárias e carentes no Brasil.

Tudo deve ser planejado e integrado, que convenhamos, integração e planejamento não são o forte do Brasil.

Mas o caminho é investir em Ergonomia que dá ótimos resultados e até gera lucro para todos os setores:

Ganha o trabalhador por diminuir os riscos de lesões

Ganha a empresa por aumentar a produtividade e lucro

Ganha o Governo por não pagar a conta e auferir maiores receitas, pois o faturamento das empresas vão aumentar.

ERGONOMIA É UMA CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR QUE FAZ COM QUE ATIVIDADES LABORAIS OU DE LAZER SEJAM FEITAS COM MENOR TRABALHO, MENOS ESFORÇO, COM MAIS CONFORTO SEMPRE COM SEGURANÇA.

Veja acima a estatística apresentada.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.