CAPSULA ENCONTRADA EM ARAPIRACA – ESCLARECIMENTO 1 E 2

NOTA DE ESCLARECIMENTO 1 – 23-01-2017

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esclarece que tomou conhecimento na noite do dia 22/01, às 21 horas, de denúncia sobre uma cápsula com presença de substância radioativa, supostamente Césio 137, na cidade de Arapiraca, no Estado de Alagoas. Imediatamente acionou sua equipe de emergência a fim de averiguar a ocorrência e técnicos estão se dirigindo para o local.

A princípio, com base nas informações recebidas da Vigilância Sanitária de Arapiraca, não se trata de cápsula contendo Césio, mas, possivelmente, de uma peça de mamógrafo, equipamento que não possui material radioativo e é acionado somente através de corrente elétrica. Mesmo assim, a CNEN está atuando de acordo com os procedimentos de emergência da Comissão e atualizará as informações após a conclusão dos trabalhos no local.

Rio de Janeiro, 23/01/2019, 12:00

enviada por Célia Wada

NOTA DE ESCLARECIMENTO 1 – 24-01-2017

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esclarece que, conforme informado anteriormente, de acordo com seu protocolo de resposta à emergência enviou técnicos para a cidade de Arapiraca, no Estado de Alagoas, a fim de analisar a denúncia sobre a presença de substância radioativa em uma cápsula encontrada em um ferro velho.

A equipe confirmou que o objeto é parte de um equipamento de raios-x que, quando em perfeitas condições, somente produz radiação se estiver conectado à rede elétrica. A CNEN atestou, portanto, que não há presença de elemento radioativo no material apreendido, não havendo motivo para qualquer ação complementar da Comissão.

Rio de Janeiro, 24/01/2019, 08:30

enviada por Célia Wada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.