/
/
CONSULTA PÚBLICA AO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

CONSULTA PÚBLICA AO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Consulta pública ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos começa na 2a feira dia 05 de setembro de 2011

O documento preliminar da consulta pública à primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos estará disponível no site do Ministério do Meio Ambiente a partir de segunda-feira (5), pelo prazo mínimo de 60 dias, contados da data da sua divulgação.

Serão realizadas audiências públicas nas cinco regiões brasileiras e em Brasília para debater as diretrizes e metas do plano.

A primeira será este mês em Mato Grosso do Sul, reunindo a região Centro-Oeste.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos terá a vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com atualização a cada quatro anos.

A consulta é mais um passo para cumprir o que prevê o Decreto 7.404, de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi lançada pela ministra Izabella Teixeira, na última quinta-feira (1º), durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada no auditório do Ibama, em Brasília.

O objetivo é ampliar a participação da discussão sobre o plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos em todo o território nacional. O plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.

O diagnóstico foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e “cumpriu seu papel de oferecer elementos de avaliação, de construção e de monitoramento das políticas públicas brasileiras”, enfatizou o presidente da instituição, Márcio Pochmann, que participou do evento no Conama.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (MMA), Nabil Bonduki, a determinação da lei ambiental de erradicar os lixões em todo o País até 2014 é um desafio. “Mas, olhando o diagnóstico realizado pelo Ipea, podemos ficar mais otimistas”, destacou. Segundo ele, entre 2000 e 2008 o Brasil conseguiu melhorar de 38% para 58% o descarte adequado de resíduos sólidos em aterros sanitários, sem que houvesse uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Esperamos avançar um pouco mais com a nova lei ambiental”, afirmou. Provocar não só uma mudança nos padrões de consumo, mas na maneira como as pessoas se relacionam com os resíduos sólidos, além de promover a inclusão social foram os pontos destacados pela ministra Izabella Teixeira. “Com esse investimento maciço em reciclagem promovemos ainda a inclusão social dos catadores, com a formação e a construção de cooperativas, qualificando profissionalmente essas pessoas.

– “Eles são os verdadeiros agentes ambientais no dia-a-dia das grandes cidades brasileiras. São eles que recolhem o lixo junto com os serviços de limpeza urbana”, destacou.

Izabella Teixeira acredita que investir em reciclagem é gerar riqueza, economia, negócios verdes, negócios sustentáveis, fazer a inclusão social, dar cidadania para essas pessoas e trabalhar uma visão mais inovadora de coordenação de gestão pública com a União, que é a grande coordenadora desse processo dos resíduos sólidos nos estados e municípios onde as soluções devem ser buscadas, com as suas especificidades regionais, estaduais e locais.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Lei Federal – PNRS –

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *