Lançamento de Canpat 2020 ocorre em 28 de abril
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Lançamento de Canpat 2020 ocorre em 28 de abril

Live transmitirá cerimônia com palestras no Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Por Serviço de Comunicação Social da Fundacentro em 27/04/2020

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) e a Fundacentro realizam o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Canpat 2020, neste 28 de abril, a partir das 9h30, no Canal do YouTube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit). A data escolhida é considerada o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O evento contará com as participações do secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, e do presidente da Fundacentro, Felipe Portela, na mesa da abertura. Na ocasião, representantes da Secretaria do Trabalho, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e de instituições parceiras falarão sobre as ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, focando especialmente no combate ao coronavírus. Neste ano, o tema da OIT para o 28 de abril é “Detenhamos a pandemia: a segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas”.

Durante o evento, haverá apresentações sobre a pandemia de Covid-19, as ações da Inspeção do Trabalho, a prevenção na construção civil, a atuação do médicos do trabalho e os efeitos globais da pandemia nas relações de trabalho. O encerramento ocorre ao meio-dia.

As origens

A Canpat foi instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971, e reativada em abril de 2017. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Já o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT instituiu a Data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!