ÁGUA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“ A água e a saúde da população são duas coisas inseparáveis. A disponibilidade de água de qualidade é condição indispensável para a própria vida e, mais do que qualquer outro fator, a qualidade da água condiciona a qualidade da vida.” (OPAS/OMS – Água e Saúde, Washington, D.C., 1998).

A Água constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida.

Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.

Por que precisamos de água:

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos e está presente nas reações químicas, respiração, circulação, funcionamento dos rins, digestão, sistemas de defesa, pele, entre outros. Também existem nutrientes  que necessitam de água para que possam ser carregados e distribuídos pelo corpo.

Ao longo do dia perdemos líquidos corporais através da transpiração, suor, saliva, urina e fezes. Em pessoas que permanecem expostas a altas temperaturas ou praticam atividade física, a perda é ainda maior.

A quantidade de água no organismo humano varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui.

O fornecimento pode ocorrer através da ingestão de líquidos, consumo de alimentos que possuem grandes quantidades de água (vegetais e frutas) e através do metabolismo corporal.

Geralmente recomenda-se, em média, a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Em situações especiais, como calor excessivo e exercício físico intenso, esse consumo deve ser maior. Apenas pessoas com alguns problemas de saúde específicos como insuficiência cardíaca, hepática ou renal, podem ter restrições hídricas e devem seguir as recomendações dadas por médicos e nutricionistas.

É importante salientar a importância da água que bebemos. A água ingerida deve ser adequada ao nosso organismo. A qualidade da água é um conjunto de características físicas, químicas e biológicas que ela apresenta, de acordo com a sua utilização. Os padrões de classificação mais usados classificam a água de acordo com a sua potabilidade, a segurança que apresenta para o ser humano e para o bem estar dos ecossistemas.

De acordo com a sua utilização, existe um conjunto de critérios e normas para a qualidade da água, que variam com a sua finalidade, seja ela consumo humano, uso industrial ou agrícola, lazer ou manutenção do equilíbrio ambiental.

Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.

Os principais indicadores de qualidade da água são discutidos ao longo dos artigos contidos em nosso site.

Muitos artigos sobre esse tema serão apresentados pelos nossos colunistas.

Informação segura é fundamental para sua segurança.

Sua segurança é fundamental para sua qualidade de vida

Vamos recapitular os 9 pilares para a QUALIDADE DE VIDA!

Iniciemos com a palavra em Inglês: NEW STARTE  ou NOVO COMEÇO.

Vamos ver as suas iniciais as suas letras, cada letra deste vocábulo, tão bem estudado por H.White:

  • N – Nutrition ou Nutrição – alimento. Comer alimentos saudáveis, crus, integrais, verduras.
  • E – Exercícios físicos, caminhadas.
  • W – Water ou água. Beber água sempre durante o dia todo.
  • S –  Sun light ou luz do Sol. Nosso astro rei. Precisamos de sol.
  • T – Temperança. Fazer as coisas com planejamento, com programas, sem pressa. Evita o estresse.
  • A –  Ar puro. Respirar ar, abrir as janelas.
  • R –  Repouso. Trabalho faz bem e é necessário, mas precisamos descansar pelo menos um dia por semana como Deus o fez no Sábado.
  • T –  Trust ou confiar em um Ente supremo –  em DEUS o criador. Funciona. Nada existe sem DEUS. Acredite. Ele existe!(independente do nome que lhe damos ou da crença que temos)
  • E –  Ergonomia  – é a ciência do conforto que faz com que façamos qualquer atividade com menos esforço, com menos força e sem prejudicar nosso sistema músculo esquelético e nós mesmos como um “todo”
error: Content is protected !!