/
/
CTPP aprova novos textos de NR´s e cria norma sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

CTPP aprova novos textos de NR´s e cria norma sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

Em reunião realizada no final de dezembro de 2019, a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) – fórum de discussão tripartite de todos os temas de segurança e saúde no trabalho, que é ligada à Secretaria do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia – aprovou os novos textos de três normas regulamentadoras vigentes (NR 07, 09 e 18) de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e a criação de uma nova, que tratará do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

A publicação desta nova NR (GRO) será um marco para a segurança e saúde no trabalho, pois ela regulamentará as diretrizes mestras para a criação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para todos os segmentos econômicos.

Todos estes textos regulatórios são o resultado de um intenso processo de negociação, iniciado no segundo semestre de 2019, e que obteve quase a totalidade de consenso entre as três representações (governo, trabalhadores e empregadores), tendo apenas a NR 07, que trata do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), não alcançado 100% de consenso, ficando poucos itens para arbitramento do governo federal.

Este processo de revisão das normas regulamentadoras contou com a participação de representantes da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e buscou a simplificação, desburocratização e a harmonização dos textos normativos, com o cuidado de preservar a segurança e saúde do trabalhador. Todas essas negociações contaram, ainda, com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho, que acompanharam os debates e propuseram propostas de alterações normativas nos textos em discussão.

Outros textos que estão igualmente em processo de revisão terão a sua deliberação final somente no primeiro trimestre deste ano, como é o caso da NR 04 (SESMT), NR 05 (CIPA), NR 15 Anexos I e II (Ruído) e a NR 17 (Ergonomia).

Postergação do prazo da consulta nacional do estudo da Fundacentro

Na condição de coordenadora da bancada empresarial, a CNSaúde solicitou ao presidente da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), Felipe Portela, a postergação do prazo da consulta nacional do “Estudo Técnico – Anexo 14 da Norma Regulamentadora Nº 15 – Agentes Biológicos” daquela entidade, que tinha o seu prazo final determinado para o dia 18 de dezembro de 2019. Em decorrência deste pleito, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de dezembro de 2019 o Aviso de Consulta Pública nº 1/2019, postergando o prazo desta até o dia 31 de janeiro de 2020.

Consulta Pública 

Calendário 2020 de revisões das Normas Regulamentadoras:

Prazo final da Consulta Nacional:

–  Dia 16/01 – NR 29 (Trabalho Portuário);

– Dia 17/01 – NR 32 (Serviços de Saúde);

Reunião do Grupo de Trabalho Tripartite da NR 04 (SESMT):

– Dias 28 e 29/01 (SP)

Reunião do Grupo de Trabalho Tripartite da NR 05 (CIPA):

– Dias 30 e 31/01 (SP)

Reunião Extraordinária da CTPP

– Dias 05 e 06/02 (DF) – Exclusivamente NR 17

Publicação de Consulta Nacional

– Fevereiro – Anexo 14 (Agentes Biológicos) da NR 15 (Insalubridade)

Reunião do Grupo de Trabalho Tripartite da NR 32 (Estabelecimentos de Saúde):

– Dias 18 a 20/02 (DF)

– Dias 17 a 19/03 (DF)

– Dias 31/03 a 02/04 (DF)

Reunião Ordinária da CTPP

– Dias 10 e 11/03 (DF)

Fonte: Portal da Confederação Nacional de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *