/
/
CONVITE – PARTICIPE – FAÇA SUA PARTE!

CONVITE – PARTICIPE – FAÇA SUA PARTE!

A nossa CASA DA AMIZADE

Em 14 de junho daremos inicio a nossa Casa da Amizade – Força Jacareí

Venha participar do evento de posse!

Vamos falar um pouquinho do Rotay…

O Rotary nasceu em uma quinta-feira, 23 de fevereiro de 1905, o seu mentor intelectual Paul Percy Harris convidou três outros homens (Hiram Shorey, Silvester Schiele e Gustavus Loehr) para criarem essa fantástica instituição internacional.

Por muitos anos, o Rotary International não aceitava o ingresso de mulheres em seu quadro social, até que, a partir de 1º de julho de 1989, a mulher adquiriu o direito de pertencer ao Rotary, decisão confirmada na Convenção de Seul, na Coréia do Sul.

No entanto, a mulher nunca esteve ausente do Rotary. O primeiro grande exemplo dessa afirmação foi dado pela esposa de Paul Harris, Jean Thompson Harris, que sempre esteve ao lado do seu esposo, como conselheira e executora de atividades rotarianas, que estivessem ao seu alcance.

Em 1914, Ann Brunnier e Ann Gundaker, esposas de Bru Brunnier e Guy Gundaker, respectivamente, participaram da Convenção Internacional em Houston, no Texas, causando enorme surpresa para os presentes, ao mesmo tempo em que despertavam o carinho dos rotarianos ali reunidos, os quais criaram o termo “Rotary Ann”, para designar afetuosamente aquela participação feminina.

Vamos falar um pouquinho sobre a “Casa da Amizade”

As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário.

No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, é uma entidade civil, considerada de utilidade pública pela Lei nº 5.575, de 17 de dezembro de 1969, sancionada pelo Presidente Médici. Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo respectivo Rotary Club.

Tem o seu emblema, estatuto e regimento próprios, sem qualquer vínculo com Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco das sócias efetivas com membros do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.

A CASA DA AMIZADE É composta por senhoras de rotarianos, cuja ação principal é o da benemerência e a filantropia.

No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, ou Casa da Amizade, é uma entidade civil considerada de utilidade pública pela lei 5.575/69.

Tem seu emblema, estatuto e regimento próprio, sem qualquer vínculo com o Rotary Club.

As Casas da Amizade podem criar o seu emblema próprio e individual, porém não podem usar o nome e emblema do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.

Oficialmente a posição das associações de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, está restrita aos elogios e incentivos do Rotary Internacional, transcrito do Manual de Procedimento.

Extra oficialmente, os merecidos elogios e incentivos, são fartamente divulgados através da vasta literatura rotária em nosso país, onde contamos com mais de 1.800 Casas da Amizade, em reconhecimento ao eficiente desempenho das senhoras, notadamente, no campo da filantropia e da assistência social.

Definição de Casa da Amizade

Casa da Amizade, Associação das Senhoras dos Rotarianos ou outras denominações correlatas, é uma entidade formada, voluntariamente, por esposas e parentes de rotarianos, como sócias efetivas, e outras senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.

As Casas da Amizade ocupam-se de promoções sociais e beneméritas, e colaboram voluntáriamente, com as realizações comunitárias empreendidas pelos respectivos Rotary Clubs.

Não possui qualquer vínculo com o Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco de suas sócias com membros do Rotary Club.

Fazer parte da CASA DA AMIZADE é uma honra e uma alegria

Faça parte da nossa Casa da Amizade…

Faça sua parte!

A CASA DA AMIZADE NO MUNDO http://revistarotarybrasil.com.br/as-casas-da-amizade-pelo-mundo/

Célia Wada

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn