/
/
CURSO: CAPACITAÇÃO OCUPACIONAL INTEGRADA

CURSO: CAPACITAÇÃO OCUPACIONAL INTEGRADA

OBJETIVO:

 

Preparar  profissionais que possam contribuir para a implementação do projeto DASOS da UFPB em que estiverem inseridos, participando como sujeitos ativos nos processos decisórios que envolvam os direcionamentos relativos à saúde ocupacional

No mundo das empresas as mudanças são rápidas e intensas, todavia, não são percebidas pelo grande público. Elas ocorrem dentro das organizações. A mudança empresarial em direção à modernização precisa acontecer, sobretudo, na administração das pessoas. Exige-se soluções que garantam a permanência das organizações no mercado cada vez mais competitivo e o fator humano pode ser determinante neste cenário.

Neste contexto, verifica-se que o adequado gerenciamento de pessoas é vital para a realização das tarefas e o alcance dos objetivos. Mais do que melhorar a realização das tarefas através de novas tecnologias, equipamentos, métodos e processos, se faz necessário aperfeiçoar o gerenciamento das pessoas e, sobretudo, investir nelas. Com base nessa realidade, a CMQV entende que o oferecimento do curso de Capacitação Ocupacional Integrada poderá contribuir para a formação de profissionais para a área inseridos num vasto campo profissional nas áreas da PREVENÇÃO.

O desenvolvimento no âmbito humano e por conseqüência no âmbito organizacional, caracteriza-se como justificativa ímpar para a criação de novos empreendimentos, projetos e ações coordenados e não é possível alcançá-los sem que a capacitação humana e profissional torne-se uma realidade.

O curso proposto visualiza a possibilidade de seus egressos contribuirem técnicamente para a implementação do projetos da DASOS.

Quando se tem uma melhoria na qualificação profissional se alcança o desenvolvimento econômico, se promove a transformação social e a  melhoria dos padrões de qualidade. No âmbito demográfico, este curso pretende promover uma formação profissional que vá ao encontro das necessidades da  UFPA.

Este contexto reafirma a necessidade de capacitar pessoas para atuarem com eficiência nas diversas atividades prevencionistas, não só em nível local, mas também em nível regional e nacional, pois a área administrativa ainda impõe grandes desafios ao poder público.
Este profissional poderá ocupar cargos e exercer funções na área de auxilio à implementação do projeto DASOS.

Realização do curso:UFBP – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PA
RAÍBA

Objetivo do curso:   Capacitação para Gestores da Área de Saúde e outras áreas afins –  PROJETO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Carga horária:  90 horas

 

40 horas semanais

 

Aulas expositivas – 80 horas

 

Trabalho prático – 10 horas dirigido

 

Avaliação final para certificação

 

Conteúdo Programático:

 

 

 

Modulo I  –  Introdução – Análise comportamental – Gestão Ambiental Integrada – Responsabilidade Civil

 

 

 

Módulo III – Análises sistemáticas de assistência programada – planejamento

 

 

 

Módulo III- Política Nacional de Meio Ambiente Integrado – certificações

 

 

 

Módulo IV-  Sistemas de Gestão e Prevenção  – Normas Regulamentadoras

 

 

 

Módulo V – Estudo detalhado dos Check lists da NRs

 

 

 

Módulo VI – Mapa de Risco interativo – PPRA global da instituição

 

 

 

Módulo VII – Dinâmica de procedimentos e processos – Auditoria de Risco Ocupacional Integrado – Certificações

 

 

 

Módulo VIII – Ergonomia – PPRE – Programa de Prevenção  de riscos Ergonômicos

 

 

 

Módulo IX – Biossegurança

 

 

 

Módulo X – Apresentação dos cases – Programação interativa – Prontuários e Formulários

Realização:

 

Inicio 02 de novembro de 2009

 

Término 23 de novembro de 2009

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn