CURSO – IMPLANTAÇÃO DA NR32 CONTEMPLANDO PGRSS, NR35 E LAUDO AMBIENTAL

CURSO – IMPLANTAÇÃO DA NR32 CONTEMPLANDO PGRSS, NR35 E LAUDO AMBIENTAL

CURSO C1A – IMPLANTAÇÃO DA NR32 CONTEMPLANDO PGRSS, NR35 E LAUDO AMBIENTAL – MODALIDADE 1 – FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

 

IMPLANTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

 

RDC 306 / CONAMA 358 / MTE  NR 32
(Programa Risco Zero na Saúde)

 

Sobre a NR32
A NR 32 – 1º Norma Regulamentadora para Serviços Saúde,  estabelece requisitos para implementação de medidas de proteção aos profissionais da Área de Saúde, que representam 6,5% de todos acidentes e doenças registrados no País nos últimos 3 anos.

Curso criado e formatado por profissionais da área de saúde , meio ambiente e segurança do trabalho, altamente experientes e atuantes na área.

O Curso oferece aos participantes embasamento para adequação dos estabelecimentos à NR32,  elaboração do PGRSS, do Laudo Ambiental e noções sobre a NR35.

Público Alvo:
Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos e Enfermeiras do Trabalho, HigienistasOcupacionais,  Farmacêuticos, Biólogos, Técnicos Ambientais, Dentistas, Veterinários e demais profissionais da área de saúde.

Objetivo:
Treinar e capacitar os Profissionais de Saúde, Meio Ambiente  e Segurança do Trabalho, visando atender as demandas  das Empresas, Indústria e  EAS ( Estabelecimentos de Serviços de Saúde)  que buscam no mercado profissionais capacitados para elaboração dos documentos correspondes a prevenção na área da Saúde  com a implementação da  NR 32 e a elaboração do PGRSS.
Apresentar o  Programa Risco Zero e a NR35 com foco na PREVENÇÃO.

Justificativa:
Adequação obrigatória às normas da ANVISA – RDC 306, CONAMA – 358 e Ministério do Trabalho- NR32.
Cumprimento legal e necessidade de ensinar de maneira simples direta e consciente, noções de gestão ambiental integrada – saúde  – meio ambiente – segurança do trabalho – a todos os profissionais que, de uma forma geral, atuem nos EAS – Estabelecimentos de Serviços de Saúde.
Os problemas enfrentados pelos profissionais do setor da saúde, como a falta de cultura à prevenção deflagra  os altos índices de registros de acidentes apresentados pelo setor nos últimos levantamentos realizados pelo Ministério da Previdência Social (MPS).
A saúde  ocupa o 1º lugar no ranking de registros de acidentes (MPS), mesmo com a ineficiência dos processos de notificação. (principalmente no tocante aos acidentes com riscos-biológicos)
Em um  total de 458.956 acidentes notificados, 30.161 correspondiam ao setor de saúde (2004), sendo  que houve um aumento de acidentes de mais de 30% em relação a 2003, com 23.108 notificações.

O Brasil agrega cerca de 2,5 milhões de profissionais da área de saúde e milhares de outros profissionais que atuam como apoio a esses serviços.

Apenas com a conscientização, a compreensão dos riscos e entendendo mecanismos de prevenção é possível reduzir esses índices e se obter a sustentabilidade dos serviços.

Formatação  Geral:
1- aula presencial teórica-prática de 08 horas – com fornecimento de material técnico completo ministrado em aula e demais materiais necessários para consulta e elaboração do plano.

2- participação no grupo virtual de discussão privado, permanente para estudos,   acompanhamento nos trabalhos desenvolvidos e convites para outras participações (gratuito).

3- encontros presenciais posteriores – ocorrem para maiores esclarecimentos, discussões de casos e entrosamento técnico – científico e social do grupo (gratuito ou com descontos em casos de eventos diversos).

Grade Horária:

08:00 hs – completo café da manhã – Espaço Gourmet da sede da CMQV (a partir da 07:30 hs o café já estará sendo servido)
08:30 hs  – Primeira parte
10:30 hs – intervalo para relaxamento (pratica da Ginástica do Gato com hidratação)
10:35 hs – Segunda Parte
12:30 hs – Almoço  –  Espaço Gourmet da sede da CMQV – ver cardápio
13:30 hs – Terceira parte
15:30 hs – lanche da tarde – Espaço Gourmet da sede da CMQV
15:45 hs – Quarta parte (prevista finalização 18:30h

Conteúdo Programático:

•       Primeira parte
•        Introdução Geral:
•        Noções: de gestão, legislações na saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. (*)
•        Apresentação geral das Normas Regulamentadoras NR’s (*)

•        Segunda parte
•        Apresentação Completa Orientada da NR 32 (*)
•        Objetivo e Campo de aplicação da NR 32
•        Prazos e Penalidades (*)
•        Riscos Biológico  –  biossegurança (*)
•        Riscos Químicos (*)
•        Radiações Ionizantes
•        Checklist interativo da NR32 (*)

•        Terceira parte
Apresentação Montagem e elaboração do PGRSS/Mapas auxiliares (*)
•        Resíduos: exposição básica do PGRSS
•        Refeitórios em EAS (*)
•        Lavanderias em EAS (*)
•        Limpeza e Conservação em EAS(*)
•        Manutenção de Máquinas e Equipamentos em EAS (*)
•        Programa de Educação Continuada (*)
•        Programa Risco Zero – apresentação da NR35

•        Quarta parte
•       Discussão de Caso – Exercício Prático – adequação  do EAS, montagem básica do PPRA, PGRSS e LA-Laudo ambiental
•        Alunos que já estiverem implantando a NR32 poderão apresentar suas duvidas para discussão e orientação.
•        Questionário de avaliação

(*) os itens terão aulas e materiais complementares no CD para auxiliar a implantação e a consulta posterior.

Resultados:
Ao final do curso os participantes terão condições de entender,   montar, implantar e supervisionar os trabalhos relativos ao plano em conformidade com as normas e resoluções ambientais obrigatórias, conhecer as normas relativas aos resíduos, bem como a norma do Ministério do Trabalho referentes a saúde e segurança do trabalho dos profissionais da área de saúde (NR 32)

 

 

 


Oferecido aos alunos:

 

Café da manhã

 

Almoço

 

Lanche da tarde

 

CD com a aula ministrada e  material didático necessário para a implantação da NR32 e do PGRSS

 

Certificado de participação oficial

Organizadores:
CMQV , IBEA, IBS

Docente:

Celia Corrêa Bento Wada

 

Farmacêutica- bioquímica (USP)

 

Especialização em Análises Clínicas (SNPC), Energia Nuclear (CNEM), Ecologia (OSEC). Pós graduação em Administração e Gestão Hospitalar (Fac. Hoyler), Medicina Preventiva baseada em Evidência ( ABMAE), História da Arte (FAAP). Mestranda em Gestão de Recursos Hídricos e Auditoria Ambiental (FUNIBER). Cursos de extensão nas área de gestão ambiental , infecção hospitalar, gerenciamento de risco, CIPA, arquitetura hospitalar, gestão ambiental em áreas de mananciais, meio ambiente e negócios, análises clínicas , imunologia, microbilogia, citologia oncótica, gestão ambiental, gestão de resíduos, gestão de riscos, análise de sustentabilidade, créditos de carbono, gestão de áreas impactadas, perícia ambiental, políticas de resíduos(nacional de federal),  EIA/RIMA/RAP, políticas públicas. Consultora de sustentabilidade do SINCEP, Consultora de Sustentabilidade da ASE All Safety Ergonomics, Diretora Executiva da A1 Consultores Associados, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio de São Paulo, Membro fundador da ABMAE – Academia Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento , Ex- Presidente da comissão de Proteção Ambiental do Rotary Club Aeroporto, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara de Comércio da China, Presidente e fundadora da CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida, Coordenadora do Projeto Ambiental Reconstruindo um Mundo Melhor  da CMQV e IBEA, Coordenadora do Grupo Ambiental da ABMAE –  (meio ambiente no anti-envelhecimento ). Ex coordenadora do LABFAR – CTRQB – Comissão de Apoio a Riscos Químicos e Biológicos da UNIFAR –( União Farmacêutica do estado de São Paulo). Coordenadora da Comissão ofical de resíduos e Gestão ambienatl do CRF  – Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Atuação na área ambiental clínica / hospitalar desde 1987. Publicação de artigos técnicos em portais, revistas especializadas técnico-científicas de saúde e meio ambiente, participação em projetos de leis estaduais , municipais e federais,entre outras participações

 

 

 

– Autora do capítulo: Capítulo 24 – “Gestão Ambiental de Resíduos nos Serviços de Saúde”

 

do livro : Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica – livro editado pela equipe da Universidade de São Paulo – editado pela editora Guanabara Koogan – novembro 2007

 

– Autora do livro: Arte e o SER Mulher

 

– Autora do livro: Equilíbrio e Qualidade de Vida

 

Informações administrativas:

Local: Av. Jandira, 185, Moema – São Paulo
Travessa da Av. Ibirapuera (próximo ao Shoping Ibirapuera)
estacionamento no local
informações: (12) 3953 5015

 


Horário:
Início: 20/08/2011
Término: 20/08/2011
Horário: das 08:00 às 18:00 horas
Cidade: São Paulo SP

 


Valor do curso: R$300,00
Forma de Pagamento: Depósito Bancário:
Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida
Banco do Brasil
Agência: 0722-6
Conta Corrente: 23483-4
enviar  comprovante de pagamento identificado com nome do aluno para:
fax: (12) 3953 5015
e-mail para: projetos@cmqv.org  / financeiro@mundoergonomia.com.br

Outras informações e dúvidas:
Administrativas – Elaine  (12) 3953 5015 financeiro@mundoergonomia.com.br
Técnicas – Dra. Célia  Wada  – celia@consultevida.com.br

Como chegar ao local: 
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&q=Av.+Jandira+-+Moema,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=75.395391,112.675781&ie=UTF8&cd=1&geocode=FdDCl_4dxwQ4_Q&split=0&ll=-23.610023,-46.658807&spn=0.018718,0.027509&t=h&z=15

 


os alunos interessados que efetuarem a inscrição deverão efetivar os pagamentos até 7 dias após a inscrição para podermos manter a confirmação da vaga.
* é reservado a CMQV o direito de alterar a data dos cursos por m otivos de força maior, sem prejuizo financeiro aos alunos que já efetuaram seus pagamentos.

 

Início: 20/08/2011
Término: 20/08/2011
Horário: das 08:00 ás 18:00 horas
Cidade: São Paulo SP

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.