GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

 

A Lei de Resíduos Sólidos é um importante instrumento para a gestão de resíduos. Tanto o Governo Federal, que está elaborando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, como os estados e municípios da federação são gestores, em seu âmbito, dos resíduos sólidos. Organizações, empresas e cidadãos são também responsáveis pela minimização e destinação correta desses resíduos, pois, a parceria da população é estratégica para que a Lei alcance a realidade.

 

Para ampliar a reflexão e discussão sobre a geração, minimização gestão e destinação final dos resíduos sólidos na atual sociedade de consumo, a UMAPAZ oferece a partir de março de capacitação em resíduos sólidos.

 

O curso oferece 30 vagas destinadas a gestores de instituições públicas e privadas, técnicos da área ambiental, de gestão de resíduos sólidos, educação e comunicação ambiental, pesquisadores, educadores, estudantes e interessados em geral na problemática socioambiental, relacionada à gestão integrada de resíduos sólidos.

 

O curso Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será ministrado por Sueli de Oliveira Martins, bacharel em História e Mestre em Integração da América Latina pela USP e técnica para Políticas Públicas junto ao Programa Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, tendo atuado nos programas de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.

 

As aulas serão realizadas nos dias 27, 29 de março, 03, 05, 10, 12 e 17 de abril, das 14h às 18h às 3ª e 5ª feiras. Abordam os processos que compõem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada. O programa prevê os seguintes temas: Conceito de gestão integrada de resíduos sólidos, gestão de resíduos no Brasil e marcos regulatórios; Licenciamento, monitoramento e avaliação de impactos; Do passivo socioambiental ao mercado de créditos de carbono: projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo em aterros, com aproveitamento de gás metano para geração de energia; Recuperação de lixões e inclusão social. Iniciativas nacionais e regionais de fortalecimento das cooperativas de catadores; Elaboração de Planos de Resíduos Sólidos e participação social; Classificação dos resíduos sólidos, elaboração de projetos e instrumentos econômicos voltados à gestão de resíduos; Estudo de caso: Aterra São João.

 

Bibliografia:

 

 

    • ABREU, Maria de Fátima – Do Lixo à Cidadania: estratégia para ação – Brasília, CEF, 2001.

 

    • BANCO MUNDIAL – Manual para a preparação de gás de aterro sanitário para projetos de energia na América Latina e Caribe. Disponível em: http://WWW.worldbank.org

 

    • CHERMONT, L. e MOTTA, Ronaldo Seroa – Aspectos Econômicos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – DIPES/IPEA, Rio de Janeiro, 1996.

 

    • GOMES, Maria Stella Magalhães (Coord.) – Lixo e Cidadania: guia de ações e Programas para a gestão de resíduos sólidos, Brasília, Ministério das Cidades, 2005.

 

    • Ministério de Ciência e Tecnologia – Primeiro Inventário Brasileiro das Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa, relatório de referência – emissões de Metano no tratamento e disposição final de resíduosSão Paulo, CETESB, 2003.

 

 

    • Ministério das Cidades – Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos-2004 – Programa de Modernização do Setor de Saneamento, Brasília, 2006.

 

 

SERVIÇO: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

 

Coordenação geral: Ieda Varejão

 

Dias e Horários: 27, 29 de março, 03, 05, 10, 12 e 17 de abril, das 14h às 18h.

 

Local: Escola de Astrofísica – EMA (Planetário Ibirapuera)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

 

Facilitadora: Sueli de Oliveira Martins

 

Vagas: 30 por ordem de inscrição

 

informações e envio do formulário:  inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.