28 de FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DO COMBATE A LER
O DIFERENCIAL DA BRASGOLDEN SERVIÇOS AO EXECUTAR UMA AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Como viram na apresentação de nossa empresa a BG – SERVIÇOS no segmento Ocupacional e em particular na execução das Análises Ergonômicas do Trabalho – AETs, não se limitam a preparação do relatório elencando os postos, os detalhes e as não conformidades do posto.
Primeiro fazemos uma grande distinção:
AET apenas de postos determinados pelo Cliente se limitando aos postos similares, isto é a AET será realizada para aquele posto TIPO de trabalho.
Ou AET para cada posto, para cada associado, para cada turno ?
As diferenças são grandes e claro o custo do trabalho vai depender e muito dessa avaliação.
Lembramos que a AET por posto por trabalhador vai ajudar e muito na tabulação de dados para o preenchimento obrigatório da complexa e obrigatória E SOCIAL
Segundo vamos questionar se a AET às não conformidades, relatório segundo o critério por exemplo Niosh by Ocra (há outros que também executamos) ou vamos ampliar e acrescentar o serviço com um detalhado estudo das modificações a fazer.
Essas modificações para atender às não conformidades vão incluir produtos, projeto de modificação de lay out, modificações da linha, do método de produção?
Quem vai estudar e estudar os orçamentos de tudo isso para apresentar à Diretoria o projeto total? Quem vai incluir custos, fluxo de caixa etc. para essas adaptações? Quem vai calcular os custos e riscos de não faze-los? Seu Departamento de ESH? Eles devem ter equipe altamente qualificada, mas terão tempo de faze-lo? OU é melhor que sejam feitos por equipe multidisciplinar que contem especialistas em áreas limpas, alimentos, explosão e todos os riscos envolvidos. Sua empresa exporta? Tem Normas de atendimento de Certificações? Precisam ser atendidas? Internacionais? Específicas?
Quem vai escolher os produtos para ajudar no projeto ergonômico como um lifting device? Seu Setor de Compras? Seu Setor de engenharia? Eles estão voltados no seu core business e não nesse segmento.
Sua empresa precisa atender determinadas normas específicas como alimentícia, frigorífica, farmacêutica, nuclear, áreas super limpas?
Dessa maneira a CMQV resolveu oferecer esses serviços complementares para engenharia de processo, procurement,adaptações, a melhor solução custo x benefício acompanhando a compra, adaptações, inspeção, entrega, startup e treinamento.
Há necessidade de intervenção de fisioterapia para determinados postos e atividades que não podem ser totalmente adaptados, seja pelo custo seja pelo timing? Oferecemos também seus fisio terapeutas, educadores físicos para estudar e implementar esses serviços.
Ao fazer a AET sua empresa tem dúvidas, quer saber de o seu PPRA seu PCMSO está bem feito, atende? Seu custo é razoável? Também podemos incluir sua consultoria integrada para ajudar sua empresa, afinal seu core business não é fazer PPRA.
Tudo isso com um só interlocutor, um só responsável!
Apenas um exemplo para o qual a BGS foi chamada para consertar o projeto:
Industria alimentícia, graus de risco 4, uma atividade que a AET sugeriu um lifting device para manuseio de um produto altamente frágil e de alto custo:
Solução: Um braço hidráulico de manuseio por sucção.
No entanto esqueceram que o óleo hidráulico deveria obedecer às normas sanitárias no caso de vazamento. Ao dar pane no sistema de energia elétrica a peça se soltava e caia no piso e se quebrava.
Os motores e componentes não seguiam as normas de segurança para ambientes inflamáveis!
Por isso é que temos o orgulho de nosso nome e termos como objetivo nossa equipe multidisciplinar. Vamos buscar o profissional mais componente para um determinado problema específico e a nosso cliente terá sempre uma empresa diante dele.
Por isso nossas propostas são muito bem feitas e pode parecer mais custosa num primeiro tempo, mas no final será a solução mais econômica em termos globais.
Osny Telles Orselli