/
/
DENGUE – esclarecimentos sobre essa virose

DENGUE – esclarecimentos sobre essa virose

Por conta desse surto que estamos tendo da Dengue, resolvemos escrever este artigo.

Vamos tentar esclarecer o que é essa patologia, como ela se propaga e como se dá esse tipo de contaminação.  Fizemos uma breve explicação começando da classificação dos seres vivos para que fique claro onde os virus de enquadram lembrando que antobióticos são usandos em casos de infecções por bactérias. Os antibióticos matam (bactericidas) ou inativam as bactérias (bacteriostáticos) mas NÃO  TEM ATIVIDADE na “morte” ou inativação do virus.

(Colocamos a “morte do virus” enre haspas porque, na realidade, o vírus não pode ser considerado um “ser vivo”. Veja isso na  DENGUE ESCLARECENDO ESSA VIROSE

Vamos seguir…

O que é a DENGUE?

É uma VIROSE.

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de vários fatores. É uma doença causada por um vírus. Portanto, é uma virose.

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas ARBOVIROSES, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. Esses insetos, que se alimentam de sangue humano e podem, no caso da dengue, o inseto vai transmitir o vírus pela saliva.

Qual o vírus da DENGUE?

O vírus da dengue é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos. O vírus da dengue é chamado DENV e pertence à família Flaviviridae. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens. Os quatro sorotipos podem circular juntos e causar o mesmo quadro clínico.

Como é transmitida essa virose para o homem?

Através da picada de um mosquito que transmite o vírus pela saliva.

Quem é o transmissor do vírus da DENGUE?

No Brasil, o transmissor ou vetor do vírus da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Em outros locais, em menor extensão, também é transmitida pelo Aedes albopictus.

A espécie Aedes, é originária do Egito e é responsável pela transmissão das arboviroses urbanas mais comuns do país: dengue, chikungunya e zika.

Seu tamanho inferior a um centímetro e suas listras brancas no tronco, cabeça e pernas parecem esconder sua alta capacidade de transmissão de doenças.

Como acontece essa transmissão do vírus?

A transmissão do vírus segue um ciclo humano-mosquito-humano. Quando uma fêmea do mosquito Aedes infectada com DENV pica uma pessoa, ela introduz o DENV e inicia o ciclo dentro do ser humano.

Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Como é a evolução da DENGUE?

Após se picado pelo mosquito, o período de incubação costuma ser de 3 a 10 dias, embora varie dependendo de fatores ambientais, como a temperatura.

A doença começa então a se desenvolver.

Como já mencionado, não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Estaremos colocando outros artigos para complementar estas informações.

Entre e veja a apresentação resumida – Esclarecendo a DENGUE e ficamos á disposição

Dra. Célia Wada

Um comentário

  1. Luiz Carlos Bernatdon

    Muito bom esse esclarecimento

    1. Dra. Célia Wada

      Luiz
      OBRIGADA E FICO A DISPOSIÇÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *