O curso foi desenvolvido com foco na adoção de metodologia que contribua para a prevenção de agravos à saúde e na construção de sistemas seguros, a partir do conhecimento do trabalho real e da análise de acidentes e incidentes. Prevista na NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é um método importante de análise voltado tanto para o setor público como o privado, de qualquer atividade produtiva.
Conteudista
FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Certificador
Enap – Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
20h
Público Alvo
Profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho, Recursos Humanos, Auditoria Fiscal do Trabalho e Estudantes. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
Conteúdo Programático
- Módulo 1: Noções Fundamentais sobre Ergonomia e sobre AET: A Ergonomia e sua história no Brasil; Trabalho e prescrição; Trabalho real e atividade; Trabalho operário.
- Módulo 2: Princípios metodológicos, desenvolvimento e aplicação da AET: Intervenção no trabalho; O ponto de vista da atividade; O setor de entregas por motocicletas; Prevenção de acidentes.
- Módulo 3: Aplicação da AET para a prevenção de agravos à saúde no serviço público: Contribuições; Poder de agir e sofrimento; O adoecimento nos serviços públicos; Engajamento no trabalho, impedimentos organizacionais e adoecer.
- Módulo 4: Contribuição da AET para a investigação de acidentes e programas de segurança: Entendendo o “erro” humano; Gestão da segurança; Prevenção de acidentes do trabalho graves, fatais e tecnológicos ampliados.
- Módulo 5: Norma regulamentadora 17 e Gestão de Riscos: NR 17; Requisitos específicos da AET; GRO; AET e PGR
enviado pelo engenheiro Osny Telles Orselli