O Fundo Clima agora conta com novas linhas de crédito, com juros mais atraentes, para projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e de redução de emissões de gases do efeito estufa.
É uma excelente notícia para empreendedores de novas tecnologias de baixo carbono, que devem ter mais facilidade para colocar em prática ações de eficiência energética, fontes renováveis, reaproveitamento de resíduos entre outras.
Os recursos do Fundo têm origem na Participação Especial do Petróleo, recebida pelo Ministério de Meio Ambiente. O que por si só já é uma boa ideia, pois faz com que a exploração de um combustível fóssil pague pelo desenvolvimento de um futuro mais sustentável.
A questão agora é saber se a tão famosa burocracia brasileira não vai atrapalhar o crescimento de uma economia mais ‘verde’. Nosso país está repleto de boas iniciativas que precisam apenas de maior apoio governamental e da iniciativa privada para decolarem. Pode ser que estas novas linhas de crédito sejam um primeiro passo nessa direção.
Equipe Instituto CarbonoBrasil
Problemas mais imediatos devem enfraquecer Rio+20
Cientistas vencedores do Prêmio Planeta Azul afirmam que o desinteresse dos governos levará a conferência ao fracasso e que ainda estamos longe de um caminho para o desenvolvimento sustentável – http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=729659
ENERGIA EÓLICA CRESCE 21% APESAR DE CRISE ECONÔMICA –
CONSELHO GLOBAL DE ENERGIA EÓLICA AFIRMA QUE O SETOR INSTALOU MAIS DE 41GW EM 2011, ELEVANDO A CAPACIDADE GLOBAL PARA 238GW COM FAZENDAS EM MAIS DE 80 PAÍSES; BRASIL APARECE COMO LÍDER NA AMÉRICA LATINA –
HTTP://WWW.INSTITUTOCARBONOBRASIL.ORG.BR/?ID=729629
MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
14/02/2012 Ártico aquece a seu nível mais alto e pesquisadores temem pontos críticos
14/02/2012 Fundo Clima tem novas linhas de crédito para projetos
13/02/2012 Módulo científico brasileiro analisa mudanças climáticas na Antártida
13/02/2012 BASIC se reúne para discutir estratégia climática
13/02/2012 Fundo Clima lança nesta segunda linha de crédito para projetos sustentáveis
09/02/2012 É preciso apoiar o mapeamento comunitário para a adaptação climática