A palavra SUSTENTABILIDADE é bastante clara ou seja, uma situação é dita Sustentável quando tem condições de se que manter.
O tema foi levantado pela primeira vez em 1972 quando o Clube de Roma publicou o artigo “The Limits to Growth” que mostrava, cientificamente, que o conceito de crescimento sem fim, dentro de um sistema fechado (como é nosso planeta) não tem base racional.
Os cientistas, especialmente os bilólogos e profissionais mais ligados à área consegue, perfeitamente, demosntrar esse sistema porém, nossos políticos e nossos empresários ainda não tem essa visão técnica.
Em 1983 a Word Commission on Environment and Development (WCED), conhecida como “Relatório de Brundlandt” definiu o termo “sustentável” pela primeira vez.
Em 1997 tem inicio o Protocolo de Kioto.
Em 1992 a ECO 92 surge a Agenda 21 e com ela, o direito que as pessoas tem de participar das decisões que lhes afetarão.
A Sustentabilidade é uma situação que se mantém. Para se analisar uma situação sustentável, todo o processo dito operacional tem que ser levado em conta, estudado e calculado
Meio Ambiente, Economia e Sistema Social.
Bem, isso todo mundo sabe agora, porém, vamos ver REALMENTE o que quer dizer um Processo Sustentável
O Processo Sustentável não tem haver, APENAS, com o nosso querido “mico Leão Dourado”, com a nossa Água ou com as nossas Mudanças Climáticas.
O PROCESSO SUSTENTÁVEL é aquele onde TODAS as etapas do seu ciclo sejam SUSTENTÁVEIS ou, resumindo, podemos simplificar – TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO, INCLUINDO O OBJETO DO PROCESSO, SEJAM SUSTENTÁVEIS – RESPONSÁVEIS.
Que tal discutirmos sobre isso???
Célia Wada