/
/
GLOBAL MARKETS APAS: PROGRAMA QUE FOCA NA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

GLOBAL MARKETS APAS: PROGRAMA QUE FOCA NA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

A CMQV parabeniza a APAS pelo evento e pela iniciativa e coloca seu grupo técnico científico especialista no segmento á  disposição para colaboração e participação dada a importância do tema.

 

Global Markets APAS: evento lançará o Programa no Brasil, que foca na segurança dos alimentos

 

No dia 29 de novembro, a APAS abrirá as portas da Sede para um evento pioneiro no campo da segurança dos alimentos: o Global Markets, que marcará oficialmente o lançamento do Programa no Brasil. A iniciativa, fruto da atuação do Comitê de Segurança Alimentar da entidade, em parceria com a Food Design, visa alinhar um único modelo para qualificação e certificação de fornecedores de alimentos do varejo, modelo este reconhecido internacionalmente, o que gera maior confiança entre as partes, além da redução de custos com auditorias, retrabalho e perdas.

 

Na ocasião, além do lançamento do Programa Global Markets, será apresentado um website que contará com informações aos supermercadistas e fornecedores. Mais informações para a participação no evento serão fornecidas em breve, porém, já reservem a data na agenda.

 

Já implantado em países da Europa, América do Norte e do Sul, o modelo deste Programa (GFSI – Global Food Safety Initiative – Global Markets) prevê auditorias sequenciais para avaliar o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos dos fornecedores em uma proposta escalável, partindo do nível básico, aplicável a fornecedores pequenos e em desenvolvimento e subindo a barra gradualmente, passando pelo nível intermediário, até que o fornecedor esteja pronto para a certificação.

 

A certificação, uma vez obtida, é aceita por todos os estabelecimentos, evitando que o fornecedor passe por múltiplas auditorias dos diferentes varejistas, reduzindo custos que deixarão de ser incorporados aos produtos que nos fornecem, além de alcançar a melhoria dos seus processos, reduzindo perdas e reclamações de consumidores e aperfeiçoando sua imagem percebida, atendendo às demandas de seus clientes e abrindo novos mercados.

 

O Programa propiciará outros benefícios aos associados da APAS, com destaque para a melhoria da qualidade dos alimentos que, por sua vez, impactará na possibilidade de redução de autuações de órgãos de fiscalização por erros causados pela falta de gestão dos fornecedores e o aumento da satisfação dos clienteo.

 

A implantação do Programa, por meio da atuação da entidade, comprova a importância do tema para o varejo como um todo, uma vez que toda a cadeia – que envolve fornecedores, supermercadistas e consumidores – será favorecida.

 

Preocupação com a Segurança dos Alimentos

 

O tema é tratado com bastante atenção pela APAS, tanto que, ao final de 2010, foi criado o Comitê de Segurança dos Alimentos da APAS, com objetivo de interpretar e disseminar as legislações sanitárias, além de promover as melhores práticas junto aos associados. O Comitê é composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles nutricionistas, engenheiros de alimentos e veterinários das redes varejistas.

 

LEIA NA ÍNTEGRA –

 

http://www.portalapas.org.br/global-markets-apas-evento-lancara-o-programa-no-brasil-que-foca-na-seguranca-dos-alimentos/

 

CMQV – cmqv@cmqv.org

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn