Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e as lombalgias, se constituem num dos mais sérios problemas de saúde pública da economia mundial.
Os custos sociais e financeiros destas doenças ligadas ao trabalho, tais como, tendinites, bursites e problemas relacionados à coluna dorsal são enormes. Calculam-se prejuízos da ordem de bilhões de reais e sua ocorrência hoje no Brasil é preocupante.
A primeira providência que a empresa deve tomar para diagnosticar os riscos ergonômicos a que seus colaboradores estão expostos e a forma de eliminá-los é através da elaboração de uma AET – Análise Ergonômica do Trabalho. Neste documento são elencados os riscos de cada posto de trabalho e feitas as recomendações técnicas para a sua eliminação ou, se não for possível, para sua neutralização.
As medidas preventivas são fundamentais para que tais problemas sejam evitados.
A ERGONOMIA de conscientização é uma das ferramentas primordiais para a diminuição desses problemas.
Com base nessa real necessidade e com a prerrogativa da Prevenção, a CMQV está formatando o Centro de Referência em Ergonomia.
O Centro de Referência em Ergonomia do Vale pretende estudar de forma pontual e local todas as manifestações relacionadas aos distúrbios ósteos musculares, capacitar profissionais para o correto desempenho de suas atividades, assim como, selecionar e certificar empresas fornecedoras de produtos e serviços em Ergonomia.
Venha fazer parte conosco de mais esse movimento prevencionista em prol da melhoria da qualidade de vida.
Em breve estaremos divulgando o calendário de atividades e enquetes para melhor dimensionar as necessidades locais.
Fale conosco – participe – projetos@cmqv.org