Número de autistas matriculados em escolas regulares aumenta 50% em um ano

Número de autistas matriculados em escolas regulares aumenta 50% em um ano

Em 2022, existiam cerca de 400 mil autistas matriculados em escolas regulares; em 2023, esse número passa dos 600 mil. Luciana Carla dos Santos Elias comenta a respeito desses dados.

Publicado: 19/09/2024 às 14:14Jornal da USP

o Brasil, discute-se há tempos a educação de pessoas com deficiência. A primeira lei a tratar do tema foi a de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, que dizia que, quando possível, toda a educação de pessoas deficientes deveria ser realizada em escolas comuns. A partir de 1988, com a nova Constituição Federal, todas as leis voltadas à educação inclusiva falam sobre a presença de alunos com deficiência em escolas regulares. Em 2015, com a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, alunos deficientes ganharam ainda mais direitos, como, por exemplo, o direito a um projeto pedagógico que garanta atendimento educacional especializado.

A partir daí, a educação inclusiva vem ganhando cada vez mais espaço; em 2017, por exemplo, o número de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de aula comuns em escolas públicas e privadas não passava de 100 mil; já em 2023, esse número chegou a 607 mil. Entre 2022 e 2023, o aumento foi de 50%, segundo dados do Censo da Educação Básica.

Para a psicóloga especialista em dificuldades de aprendizagem e professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Luciana Carla dos Santos Elias, o diagnóstico do TEA, assim como para qualquer outro transtorno ou deficiência, é fundamental para o planejamento educacional e inclusão escolar. “O diagnóstico deve apontar não apenas as dificuldades, mas também os recursos apresentados pelo indivíduo, e, com base nessas informações, apontar quais modalidades de intervenção podem ser mais benéficas. Dessa forma, os jovens autistas, por exemplo, podem vivenciar experiências de desafio, mas também de sucesso, o que auxilia no bem-estar”.

Leia a repostagem completa: Número de autistas matriculados em escolas regulares aumenta 50% em um ano

enviado por Dra. Célia Wada – CRF SP 7043 / CRF RJ 34658

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *