Sub comissão da Pólio – Atualização da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio

Sub comissão da Pólio – Atualização da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio

Trazemos este informativo dada a urgência de ações que visem a total erradicação do virus da Pólio.

Atualização da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio sobre desafios programáticos e responsabilização

LEMBRANDO: Todo dia é o dia D – apenas com a união de todos no auxílio a cosncientização sobre a IMPORTÂNCIA da cvacina contra a Pólio, conseguiremos erradicar essa doença. Participe. Todo dia é dia D (dia de divulgar a importância da vacinação contra a Pólio!)

07/08/2025

A fase final do esforço de erradicação da poliomielite provou ser a mais difícil. O número de crianças paralisadas pela poliomielite foi reduzido em 99% nas últimas quatro décadas, mas o vírus continua a se espalhar em alguns dos lugares mais difíceis do planeta para a prestação de cuidados de saúde — lugares que enfrentam insegurança persistente, instabilidade política e infraestrutura de saúde precária. Esse contexto limita o acesso das famílias aos serviços formais de saúde e dificulta os esforços incansáveis dos profissionais de saúde para levar vacinas que salvam vidas a todas as crianças, incluindo a contra a poliomielite.

Para impulsionar o progresso rumo à erradicação nesses cenários, o programa de combate à poliomielite trabalha para apoiar equipes nacionais e locais no desenvolvimento de soluções personalizadas e na realização de ajustes contínuos para melhor atender às necessidades da comunidade. Em alguns locais, o programa co-projeta melhorias operacionais com profissionais de saúde da linha de frente, o que levou à expansão dos treinamentos, ao aprimoramento das medidas de segurança e à melhoria dos protocolos de resposta a surtos.

Ao mesmo tempo, o programa consulta regularmente grupos de especialistas sobre suas decisões estratégicas, incluindo o Conselho Independente de Monitoramento (IMB), o Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) e o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Em última análise, respondemos a países em todo o mundo por meio da Assembleia Mundial da Saúde . Poucos outros programas globais de saúde incorporam esse nível de avaliação independente em sua estrutura.

Essa supervisão levou a muitas mudanças nas ferramentas e táticas utilizadas pelo programa ao longo dos anos. Os ajustes incluíram:

Por meio dessas táticas e de outras, o programa se esforça para não deixar nenhuma criança para trás. Isso significa alcançar crianças que são cronicamente ignoradas pelos serviços de rotina e aquelas que não receberam nenhuma vacina na vida (ou seja, crianças com dose zero ).

As avaliações do programa também incluíram análises rigorosas e contínuas de todas as vacinas utilizadas, incluindo a vacina oral contra a poliomielite (VOP). A VOP tem sido a espinha dorsal dos esforços de erradicação da poliomielite em cerca de 150 países devido à sua capacidade única de impedir a propagação do vírus de pessoa para pessoa. Hoje, 20 milhões de pessoas que teriam ficado paralisadas pela poliomielite sem seu uso generalizado caminham.

Embora a OPV seja uma vacina segura e eficaz, se não houver pessoas suficientes vacinadas em uma comunidade, com o tempo, o vírus enfraquecido contido na OPV pode reverter para uma forma que pode causar paralisia, conhecida como poliovírus variante .

Devido a esse risco, o GPEI e seus parceiros realizaram diversas mudanças, incluindo o fortalecimento dos esforços de imunização de rotina para aumentar a cobertura vacinal e o desenvolvimento de uma versão geneticamente mais estável da vacina oral para resposta a surtos — a nova vacina oral contra poliomielite tipo 2 (nOPV2). Quase 2 bilhões de doses de nOPV2 foram administradas desde o início de sua implementação em 2021, contribuindo para um declínio acentuado nos surtos de novas variantes da poliomielite.

Reconhecemos que o caminho para a erradicação da poliomielite não é linear e que haverá debates ao longo do caminho. Esses debates são cruciais para adaptar o programa e garantir sua adequação à finalidade, à medida que os contextos epidemiológicos e geopolíticos em que trabalhamos mudam.

Erradicar uma doença — já realizada apenas uma vez, com a varíola — é um esforço monumental que não podemos realizar sozinhos. Os benefícios, tanto em vidas quanto em dinheiro, são inegáveis. Por isso, levamos todas as críticas a sério e estamos constantemente nos adaptando e inovando para superar barreiras e podermos levar vacinas que salvam vidas a todas as crianças.

O GPEI continua comprometido com a transparência, em aprender com os contratempos e em trabalhar com todos os parceiros — incluindo especialistas científicos, profissionais de saúde da linha de frente, doadores, formuladores de políticas e comunidades afetadas — para concluir o trabalho e proporcionar um mundo livre da pólio para as crianças de hoje e das gerações futuras.

fonte: https://polioeradication.org/

ATUALIZAÇÃO:

A Iniciativa Global para Erradicação da Pólio é uma parceria público-privada liderada por governos nacionais com seis parceiros : a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Rotary International, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Fundação Gates e a Gavi, a aliança de vacinas. Seu objetivo é erradicar a pólio em todo o mundo.

Leia também : 

Rotary e a PolioPlus Society: juntos rumo a um mundo livre da Pólio

A erradicação da poliomielite é uma das maiores prioridades do Rotary International, e a PolioPlus Society (PPS) é um programa global fundamental para alcançar este objetivo histórico. Liderada pelo Rotary e seus distritos, a PPS mobiliza recursos de forma sustentável para o Fundo PolioPlus, financiando as campanhas de vacinação, a vigilância epidemiológica e outras iniciativas cruciais para eliminar a pólio em todo o mundo. leia a reportagem completa

Destaques da resposta à poliomielite na Região Africana (abril-junho de 2025)

No segundo trimestre de 2025, a Região Africana da Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou avanços significativos na luta contra a poliomielite, com foco na colaboração regional, em esforços inovadores de vacinação e no fortalecimento dos sistemas de saúde. De iniciativas transfronteiriças históricas a marcos cruciais em nível nacional, esses esforços estão moldando um futuro livre da poliomielite para milhões de crianças em toda a África. leia a reportagem completa

‘Campeãs da saúde’: Mulheres locais lideram a luta contra a poliomielite na Nigéria

Em áreas onde os profissionais de saúde do sexo masculino não são bem-vindos ou não são confiáveis, as vacinadoras conquistaram um espaço para prosperar. leia a reportagem completa.

 

Osny Telles Orselli

Sub Comissão da Pólio – Distrito 4571

assista! compartilhe! faça sua parte – FAÇA PARTE!   

https://www.instagram.com/reel/DMh6r3oAGMQ/?igsh=MXRnbDYwNHV1bjMybw== 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *