O objetivo da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio (GPEI) é garantir que nenhuma criança volte a ficar paralisada por qualquer forma de poliovírus. Alcançar esse objetivo de forma que esse sucesso seja mantido para todas as gerações futuras e que a infraestrutura construída para erradicar a pólio continue a beneficiar questões mais amplas de saúde pública, emergências e desenvolvimento muito depois que a doença desaparecer.
A base desta área de trabalho é a certificação global da erradicação dos poliovírus selvagens, que marcará o início da era pós-erradicação e suas estratégias associadas. Garantir que planos adequados de imunização pós-erradicação estejam em vigor, para minimizar o risco e as consequências de uma potencial reemergência do poliovírus em um mundo pós-poliomielite, é vital. Os principais riscos de uma potencial reintrodução da poliomielite no mundo pós-erradicação são: o uso contínuo de vacinas orais contra a poliomielite (VOP) em programas de imunização de rotina, levando a surtos de poliovírus variantes; e a liberação inadvertida de poliovírus de um laboratório de pesquisa/diagnóstico ou unidade de fabricação de vacinas. Um terceiro risco, associado à excreção imunodeficiente de VDPVs (iVDPVs), é, neste momento, teórico, visto que nenhuma disseminação secundária que leve a surtos foi claramente estabelecida com iVDPVs; no entanto, esse risco teórico também deve ser abordado.
Seguem nossos informes mensais lembrando sempre que TODO DIA É DIA D! INFORMATIVO PÓLIO ATUALIZAÇÃO 03-10-2025 
PERGUNTAS:
1- Por que erradicar a PÓLIO?
- Porque a Pólio é uma virose MUTILANTE!
- Se não erradicarmos a poliomielite, dentro de 10 anos poderemos ter 200.000 novos casos da doença, anualmente, no mundo.
- Apesar da doença ser endêmica em somente 2 países, nenhuma criança estará a salvo se não eliminarmos a paralisia infantil.
2– Como é possível erradicar a Pólio?
APENAS COM A VACINAÇÃO SERÁ POSSÍVEL ERRADICAR A PÓLIO
PRECISAMOS CONSCIENTIZAR AS PESSOAS QUE ESSA DOENÇA PODE VOLTAR E, SÓMENTE COM A VACINAÇÃO, AS PESSOAS ESTARÃO IMUNES POIS TEMOS 2 PAÍSES QUE TEM O VIRUS E ESSES VIRUS PODE ATINGIR A POPULAÇÃO TODA.
veja todas as informações sobre a vacinação no link – INFORMATIVO PÓLIO ATUALIZAÇÃO – 03/10/2025
ALGUNS VÍDEOS INTERESSANTES:
NÓS VIVEMOS EM PROL DA ERRADICAÇÃO DA PÓLIO!
Junte-se a nós, NÃO VAMOS DEIXAR A PÓLIO VOLTAR!
Equalquer lugar, a qualquer hora, sempre é dia de D, DIA DE COMPATER A PÓLIO!
Faça como nós, FAÇA SUA PARTE…FAÇA PARTE!!!
Osny Telles Orselli
Sub Comissão da Pólio – Distrito 4571
24 de Outubro Dia Internacional do Combate a Pólio!

