/
/
22/01/2010 – ERGONOMIA NO CAMINHONEIRO
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

22/01/2010 – ERGONOMIA NO CAMINHONEIRO

Se analizarmos bem, o caminhoneiro “MOVE O MUNDO”

Esse profissional é de importância vital para todo mundo.

Sem transporte, não há vida…
O trabalho dos caminhoneiros é um dos mais exigentes no que se diz respeito à necessidade de boas condições físicas e mentais , simultaneamente. A realidade é bem outra, eles queixam-se de dores nas pernas , por ficarem muito tempo sentados, apresentam obesidade, diabetes e hipertensão.

Perigo nas estradas

Há diversos estudos relatando as péssimas condiçòes ocupacionais dos transportadores de cargas  e os prejuízos à saúde trazidos por maus hábitos alimentares, decorrentes, na maioria dos casos da pressão por entrega de cargas em um tempo predeterminado .


Coração
O estilo de vida convencional dos caminhoneiros estimula o aparecimento de diversos problemas de saúde. Entre eles há uma grande proporção de pessoas com vida sedentária, alimentação inadequada, sobrepeso e hipertenção, agravada no caso dos fumantes. Com todos estes fatores, quem mais sofre é o coração, advindo as coronariopatias.

Conforme estudo realizado junto à categoria, os riscos de acidentes com motoristas de caminhão são 3,5 vezes maiores entre os que têm doenças degenerativas. É de conhecimento da comunidade científica que a obesidade é o fator de risco independente mais importante para o desenvolvimento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) – ocorrência de paradas respiratórias recorrentes durante a noite devido à obstrução das vias respiratórias superiores e grande parte da população de motoristas de caminhão é obesa. De acordo com pesquisas, este quadro de parada respiratória, à noite, tem como conseqüência a fragmentação do sono e a ativação do sistema nervoso simpático, causando grande sonolência diurna. Com a existência de um tempo predeterminado para que sejam efetuadas as entregas, os caminhoneiros apelam para recursos que os mantenham vigilantes o maior tempo possível, caindo conseqüentemente no uso de substâncias químicas que podem causar dependência física além de outras complicações para o organismo.

Cafeína
Segundo o Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Cedrid), da Escola Paulista de Medicina, utilizando-se de 85 a 250 miligramas, a cafeína causa bem estar e melhoria da atenção e do pensamento. Mas acima de 250 miligramas, provoca nervosismo, inquietação insônia e tremores.

Anfetaminas
(Moderex, Hipofagin, Inibex, Desobesi, Reactivan, Pervertin, Preludin Metanfetamina e … ice, bolinha, rebite, boleta)


Segundo o Sindicato dos Motoristas de Caminhões de Cargas (Sindicargas) – que tem 20.300 associados em São Paulo – a média da carga horária da categoria oscila entre dezessete e vinte horas.

 

Pesquisadores colheram amostras de urina de 113 motoristas voluntários para exame. O grupo que mais chamou a atenção foi o de usuários de anfetaminas, seguidos por usuários de maconha e de cocaína. Apelidadas de “bolinhas ou arrebite” pelos motoristas, as anfetaminas ou estimulantes quase sempre são combinadas a doses de conhaque, o que produz um efeito devastador no organismo.
Em um primeiro estágio, a substância femproporex, presente em vários medicamentos vendidos no Brasil, atua no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de fadiga e sono. Esses sintomas considerados como “positivos” pelos usuários provocam taquicardia e alterações cardiovasculares. As piores reações, porém, acontecem quando os efeitos da droga cessam:
 A pessoa passa a sentir uma depressão profunda e uma vontade incontrolável de dormir. O sono repentino pode ser precedido de alucinações quando a anfetamina é usada por vários meses seguidos – explica o coordenador da pesquisa, Ovandir Silva.

 A obrigação de manter-se acordado por longas horas é regra, afirma o presidente do Sindicargas, José Carlos Sena. Ele denuncia que leis cruéis do mercado transformam os motoristas em “zumbis” que trabalham a beira do esgotamento físico e mental.

Alimentação
Fazer refeições fora de horários fixos agrava os problemas de obesidade e os distúrbios cardíacos. Em um estudo realizado, mostrou se que os caminhoneiros consomem mais calorias que o recomendado por instituições especializadas em alimentação .


A média do valor calórico dos motoristas que atuam em horário irregular é de 300 calorias acima da média dos motoristas em horários fixos.  Esta vida desregrada que os caminhoneiros levam, acaba levando-os à obesidade, que traz como conseqüências problemas cardíacos e ortopédicos ( Lombalgias, dores nos joelhos, etc.) .

Lombalgias
Sedentarismo combinado com movimentos repetitivos, além da obesidade, trazem danos à estrutura física dos caminhoneiros. Os motoristas queixam-se sobretudo de dores lombares, cervicais, fraqueza, edemas (inchaço), e sensação de peso nos membros inferiores. Entre os fatores de risco ergonômico, apontamos a repetição constante dos movimentos, vibração, uso de força incompatível com a capacidade do indivíduo e solicitações repetitivas e cumulativas do aparelho locomotor – coluna, pernas e braços.

Relatos de úlceras no trato digestivo, distúrbios renais, cefaléias, hemorróidas e lesões de coluna cervical também são comuns.

Recomendações para combater problemas de postura e esforços físicos excessivos:

* Utilização de assentos com ângulo de 100º entre a base e o encosto, com altura do encosto e do assento ajustáveis, e construídos de material denso, com amortecedores para absorção de impactos.

* Apoio bilateral para membros superiores.

* Suporte para a região cervical capaz de limitar os movimentos bruscos.

http://www.albertopcastro.med.br/materias/caminhoneiro.html

Fonte: Revista ” Proteção ”


CONFIRA ENTREVISTA DO ENGENHEIRO OSNY TELLES ORSELLI NO PROGRAMA BRASIL CAMINHONEIRO  http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/tag/dor-nas-costas/

ABCAM – Associação Brasileira dos Caminhoneiros – http://www.abcam.org.br/

A CMQV EM PARCERIA COM O PROGRAMA BRASIL CAMINHONEIRO, PRETENDE INICIAR UMA CAMPANHA EM PROL DA COLUNA SEGURA DE NOSSO CAMINHONEIRO – “CAMPANHA CAMINHONEIRO SEGURO”

PESQUISA CIENTÍFICA

OBJETIVO: Investigar a prevalência da lombalgia em caminhoneiros e verificar os possíveis fatores de risco relacionados à presença da dor lombar.
RESULTADOS:

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=439367&indexSearch=ID

E PARA DESCONTRAIR!!
Frases de Caminhneiros:
http://stasiak.br.tripod.com/caminhoneiros/caminhoneiros1.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *