/
/
CERTIFICAÇÕES – AS CERTIFICAÇÕES DA ABNT
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

CERTIFICAÇÕES – AS CERTIFICAÇÕES DA ABNT

A ABNT atua desde a década de 50 na certificação de conformidade de produtos e serviços. Essa atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.
Em decorrência deste “Know how” acumulado nas últimas décadas, a certificação ABNT está capacitada a atender abrangentemente tanto às exigências governamentais, quanto às iniciativas voluntárias dos mercados produtor e consumidor, em busca da identificação e seleção de organizações com padrão de qualidade de produtos e serviços.

Neste aspecto, a certificação ABNT tem sido um forte instrumento para elevação dos padrões setoriais de concorrência, assegurando vantagens competitivas para os produtos e serviços que ostentam sua marca e, para as organizações, uma possibilidade a mais para diferenciação e crescimento.
A certificação é uma modalidade de avaliação da conformidade realizada por uma organização independente das partes diretamente envolvidas na relação comercial. Certificar um produto, serviço ou sistema significa comprovar junto ao mercado e aos clientes que a organização possui um sistema de fabricação controlado, investe em treinamento de pessoal ou possui sistema de gestão ativo, garantindo que as atividades especificadas estão de acordo com as normas.

Perguntas frequentes:
O que é necessário para certificar um produto, serviço ou sistema?
Para conseguir este tipo de certificação, a organização precisa dispor de instalações, pessoal, procedimentos e equipamentos que apresentem condições para obtenção de produtos ou serviços conformes de maneira contínua, devendo também demonstrar que toma as medidas necessárias para controlar a eficiência de suas atividades.

Principais benefícios da certificação?
Assegurar eficiência e eficácia do produto, serviço ou sistema.
Assegurar que o produto, serviço ou sistema atende às normas.
Introduzir novos produtos e marcas no mercado.
Fazer frente à concorrência desleal.
Reduzir perdas no processo produtivo e melhorar a sua gestão.
Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos clientes.
Diminuir controles e avaliações por parte dos clientes.

MARCAS DE CERTIFICAÇÃO DA ABNT
As Marcas ABNT são de sua exclusiva propriedade, registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial como tal.
As Marcas da ABNT Certificadora são diferentes da Marca Institucional da ABNT Normalizadora.

MARCA DE CONFORMIDADE PARA SISTEMAS CERTIFICADOS
O Certificado de Conformidade de Sistemas de Gestão é o documento que atesta a conformidade dos Sistemas de Gestão de uma Organização em relação aos requisitos contidos na ABNT NBR ISO 9001:2000 ou ABNT NBR ISO 14001:2004 ou ABNT NBR 16001:2004 ou OHSAS:2007 ou ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006

MARCA DE CONFORMIDADE PARA PRODUTOS CERTIFICADOS
O Certificado de Conformidade de Produto é o documento que atesta a conformidade de um produto, a determinada(s) Norma(s) Técnica(s) ABNT ou na ausência de Norma(s) Brasileira(s), à(s) Norma(s) equivalente(s), aceita(s) pela ABNT. No caso de certificação de produtos, o uso da Marca de Conformidade ABNT materializa-se através da aposição de etiqueta, selo ou outro tipo de aposição do desenho da Marca no produto em questão. Quando peculiaridades do produto não permitem a aposição da Marca de Conformidade ABNT ou no caso de lotes para exportação, somente é emitido o Certificado de Conformidade

MARCA DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS CERTIFICADOS
O Certificado de Conformidade de Produto que utiliza a  Marca de Segurança ABNT é o documento que atesta que um produto atende às características de segurança especificadas na (s) Norma(s) Técnica(s) ABNT ou na ausência de Norma(s) Brasileira(s), à(s) Norma(s) equivalente(s), aceita(s) pela ABNT. Materializa-se mediante a impressão da Marca de Segurança ABNT, pela aplicação de selos, etiquetas ou outro meio equivalente.

TIPOS DE CERTIFICAÇÕES DA ABNT

A- CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS
1- SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO14001
O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais vêm influenciando cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos.
A Conformidade do sistema com a ABNT NBR 14001 garante a redução da carga de poluição gerada por essas organizações, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando a melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-prima que representem desperdícios de recursos naturais.
Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade.
Com isso, além de contribuir com o equilibrio ambiental e a qualidade de vida da população, as organizações obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua ação no mercado.

2- SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ABNT NBR ISO 9001
A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma poderosa ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos.
Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos

3- SISTEMA DE GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ABNT NBR 16001
O surgimento de movimentos dirigidos aos interesses diversos dos consumidores impõe nas organizações a necessidade de se atualizarem frente a este contexto. Certamente as organizações que possuem posicionamento ético melhoram sua imagem pública gradativamente, alcançando maior legitimidade social.
Para ser realmente eficiente, os procedimentos da organização precisam ser conduzidos dentro de um sistema de gestão estruturado. A partir daí, a Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social demonstrará ao mercado que a organização não existe apenas para explorar os recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com o desenvolvimento social, por meio da realização profissional de seus colaboradores e da promoção de benefícios ao meio ambiente e às partes interessadas.

4- SISTEMA DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL OHSAS 18001
Este sistema tem por objetivo assegurar o bom cumprimento de procedimentos e cuidados que venham a garantir o gerenciamento dos riscos de saúde e segurança em uma organização. Também neste caso, nota-se certa pressão da sociedade para que as organizações ajam de maneira que sejam evitados acidentes ou fatalidades com seus colaboradores.
Trabalhando com base nesses princípios, a organização consegue também a geração de mais qualidade e produtividade dos empregados e de seus processos fabris. Tendo todos estes procedimentos funcionando, a Certificação do Sistema da Segurança e Saúde Ocupacional serve ainda para mostrar, tanto para os fornecedores quanto para os consumidores, o grau de seriedade do trabalho de uma organização.

5- SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA
Em determinados ramos de negócio, a informação se mostra como o bem mais importante e, sendo assim, precisa ser protegida de acordo com os riscos associados. Para manter características como confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, organizações deste setor buscam várias formas de se protegerem, a fim de garantir a entrega de um bom trabalho.
O Sistema de Gestão de Segurança da Informação é uma forma de gerenciamento utilizada para estabelecer políticas baseadas na análise de risco do negócio. Tendo este sistema certificado, a organização demonstrará sua capacidade de definir, implementar, operar, manter e sempre melhorar a segurança da informação.

B- CERTIFICAÇÃO DE PROCESSOS
Em todos os setores da sociedade a demanda pelo desenvolvimento de produtos relacionados à Tecnologia da Informação é cada dia mais intensa e promotora de uma busca acirrada pelo dueto competitividade e qualidade.
A qualidade do software produzido é um fator preponderante e de influência direta para que as empresas desenvolvedoras sejam mais lucrativas e competitivas. E a qualidade de um produto de software está fortemente relacionada com a qualidade do processo de software seguido pela organização que o desenvolve.
A família ISO/IEC 29.110 tem como público-alvo pequenas entidades fornecedoras de software, as VSE (Very Small Entity).  Essas normas estabelecem referências para os processos a aplicar no desenvolvimento e fornecimento de software e são explicitamente elaboradas para atender às necessidades e características das VSE que são organizações com até 25 pessoas envolvidas com desenvolvimento de software.
A conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 29110-4-1, primeira norma ISO certificável para desenvolvimento de software, visa assegurar que mesmo uma pequena organização seja capaz de fornecer software de acordo com os requisitos do cliente, atendendo às suas necessidades, no prazo pretendido e com o custo acordado.

C- CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS
Certificação de Produtos e Serviços
Os mercados estão se tornando cada vez mais exigentes e, assim, um certificado de conformidade pode alavancar crescimento e evolução.  Certificar um produto ou serviço significa comprovar junto ao mercado e aos clientes que a organização possui um sistema de fabricação controlado, garantindo a confecção de produtos ou a execução dos serviços de acordo com normas específicas, garantindo sua diferenciação face aos concorrentes.

Programas evolutivos
A preocupação do Governo Federal em promover a qualidade, aumentar a competitividade e melhorar a produtividade do setor de construção civil, promoveu a criação do Programas de Qualificação Evolutivos que se baseia na implantação gradativa do Sistema de Gestão da Qualidade, conforme os requisitos da Norma ABNT NBR ISO 9001, permitindo que as organizações deste setor incorporem de maneira gradual, os requisitos sistêmicos.
Os benefícios dessa incorporação são a redução do desperdício, acarretando menores custos e incremento da qualidade dos produtos e serviços, além de padronizar as operações que envolvem o setor.
Em nível Federal, foi criado o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H. Seguindo a orientação do Governo Federal, alguns Estados e Municípios criaram Programas de Qualidade, como por exemplo, QUALIOP – Programa de Qualidade de Obras Públicas do Governo do Estado da Bahia; QUALIPAV – Rio – Programa Municipal da Qualidade em Obras de Pavimentação, Obras de Arte Especiais e Obras de Drenagem Urbana do Município do Rio de Janeiro; QUALIHAB – Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo; e PARÁ OBRAS – Programa Qualidade e Produtividade em Obras Públicas do Estado do Pará.

D- ROTULAGEM AMBIENTAL
A ABNT é único membro do Global Ecolabelling Network (GEN) na América do Sul!

O GEN é uma entidade internacional sem fins lucrativos que reúne e promove a rotulagem ambiental do tipo I ao redor do mundo. Seu produto certificado aqui tem maiores facilidades de exportação.

O programa é acreditado pelo INMETRO! A acreditação é o reconhecimento formal que a ABNT cumpre os requisitos previamente definidos e mostrou ser competente para realizar suas atividades com confiança. É uma forma segura de identificar aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços.
ABNT Certificadora! A Certificação da ABNT é uma possibilidade a mais de diferenciação no mercado, assegurando vantagens competitivas para seus clientes.

Rótulo ecológico – A Rotulagem Ambiental – Ecolabelling – é uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços que vem sendo praticada ao redor do mundo. mais detalhes – http://www.abnt.org.br/rotulo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *