/
/
A PALAVRA SUSTENTABILIDADE
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A PALAVRA SUSTENTABILIDADE

A palavra SUSTENTABILIDADE é bastante clara ou seja, uma situação é dita Sustentável quando tem condições de se que manter.

O tema foi levantado pela primeira vez em 1972 quando o Clube de Roma publicou o artigo “The Limits to Growth” que mostrava, cientificamente, que o conceito de crescimento sem fim, dentro de um sistema fechado (como é nosso planeta) não tem base racional.

 

Os cientistas, especialmente os bilólogos e profissionais mais ligados à área consegue, perfeitamente, demosntrar esse sistema porém, nossos políticos e nossos empresários ainda não tem essa visão técnica.

Em 1983 a Word Commission on Environment and Development (WCED), conhecida como “Relatório de Brundlandt” definiu o termo “sustentável” pela primeira vez.

Em 1997 tem inicio o Protocolo de Kioto.

Em 1992 a ECO 92  surge a Agenda 21 e com ela, o direito que as pessoas tem de participar das decisões que lhes afetarão.

A Sustentabilidade é uma situação que se mantém. Para se analisar uma situação sustentável, todo o processo dito operacional tem que ser levado em conta, estudado e calculado

 

Meio Ambiente, Economia e Sistema Social.

 

 

 

Bem, isso todo mundo sabe agora, porém, vamos ver REALMENTE o que quer dizer um Processo Sustentável

 

 

 

O Processo Sustentável não tem haver, APENAS, com o nosso querido “mico Leão Dourado”, com a nossa Água ou com as nossas Mudanças Climáticas.

 

 

 

O PROCESSO SUSTENTÁVEL é aquele onde TODAS as etapas do seu ciclo sejam SUSTENTÁVEIS  ou, resumindo, podemos simplificar – TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO, INCLUINDO O OBJETO DO PROCESSO, SEJAM SUSTENTÁVEIS  – RESPONSÁVEIS.

 

 

 

Que tal discutirmos sobre isso???

 

 

 

Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *