/
/
ÉTICA, CONHECIMENTO E GESTÃO – triple para a sustentabilidade de uma empresa
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

ÉTICA, CONHECIMENTO E GESTÃO – triple para a sustentabilidade de uma empresa

Nos foi perguntado como manter uma empresa nos tempos atuais.

Este é o nosso entendimento e nossa colaboração:

Antes de cada projeto existe um sonho. O primeiro passo para qualquer ação é a intenção dessa ação.

Nada existe sem antes uma concepção, um sonho, um pensamento e uma idealização.

A criatividade permeia a vida porém, apesar do idealismo criar, é necessário o conhecimento para que esse idealismo se torne realmente sustentável. O amadorismo dá lugar a competitividade consciente.

Para garantir a sustentabilidade de um processo ou de uma empresa, é necessário que haja domínio e conhecimento do negócio, de todos os processos e a abrangência dos mesmos, interna e externamente, do potencial de mercado ao qual esse processo ou empresa esta inserido e das legislações aos quais estão sujeitos.

O grande problema que surge com os amadorismos são as quedas. É importante que fique claro que não estamos nos referindo a amadorismos de processo. O ponto fundamental é o amadorismo de gestão.

Todo e qualquer processo, até mesmo o processo de nossas vidas, está pautado em gestão. Gestão é a administração. É analisar os riscos de cada atitude e de cada ação.

De uma forma bem global e geral, dizemos que a cada ação existe uma reação e essa reação precisa ser muito bem conhecida para que seja consciente e dessa forma, poder saber: como agir.

Essa análise é toda pautada em “legislações” ou “normas” que precisam ser conhecidas para que se saiba a serem.

Resumindo, a sustentabilidade de cada processo ou de cada empresa está pautada em diretrizes sólidas, éticas e estruturadas que precisam ser muito bem conhecidas e gerenciadas.

Ninguém conhece tudo. Não se faz um projeto sem uma estrutura multidisciplinar.

As informações precisam ser corretas, eficaz es, eficientes e, acima de tudo, devem ser ÉTICAS.

Além de manter as informações seguras e a empresa ou o projeto  sempre funcionando, as organizações precisam mostrar, e comprovar, para o mercado que estão adotando as boas práticas. Para isso as organizações precisam estar em conformidade, ou no que chamamos “em compliance”.

Como já dito, ninguém conhece tudo portanto, estar em compliance é uma estratégia departamentalizada.

É impossível definir normas e procedimentos internos, para garantir que a empresa esteja em conformidade, sem que haja domínio e conhecimento do negócio, de todos os processos e a abrangência dos mesmos, interna e externamente. Por essa razão, os “Compliances Departamentalizados” são a solução.

O que é  Compliance Departamentalizado, Gestão de Riscos  e Governança Corporativa

Vamos começar pela Gestão de Riscos.

A gestão de riscos ambientais, sanitários, financeiros, ocupacionais, fiscais, riscos emocionais, riscos ergonômicos, riscos de mercado e  riscos nos processo produtivo de uma empresa ou de um negócio formam o que chamamos de Gestão Integrada de Riscos que visam o cumprimento de todas as normas, procedimentos, estudos e regras para obtenção de um resultado satisfatório para todos os envolvidos. Do fornecedor da matéria prima até o pós consumo. (destino final pós utilização)

Dessa forma  a empresa passa a atuar como um agente na comunidade, assegurando não só o interesse dos acionistas, como também da sociedade e dos colaboradores. Dizemos que a Gestão Integradas de Riscos envolve uma compartilhada em setores específicos de Compliance. Os setores se agrupam em Compliances e, juntos discutem de forma integrada os riscos da empresa como um todo. Denominamos essa união de compliances ou essa Gestão Integrada de Riscos como GOVERNANÇA CORPORATIVA.

A análise de cada departamento de Compliance deve estar ancorada em 4 pilares:

  • a identificação de riscos;
  • a avaliação dos riscos;
  • a mitigação;
  • o monitoramento desses mesmos riscos.

A Governança Corporativa une esses Compliances segmentados e faz a Gestão Integrada dos Riscos.

Cabe à  Governança Corporativa uma gestão transparente, responsável e ética da empresa, seguindo as obrigações trazidas pelos vários segmentos tais como por agências fiscalizadoras, normas regulatórias e entidades de classe. Os objetivos estratégicos corporativos, ainda atrelados à lucratividade, também vinculam-se à sustentabilidade e à conformidade com a legislação. O Compliance departamentalizado, coordenado pela Governança Corporativa de forma integrada traz vantagens competitivas e facilita o crescimento da empresa, pois exige que os processos sejam monitorados, que as normas sejam cumpridas com auxílio de certificações, atrai a atenção do público com uma postura ética e de respeito ao meio ambiente, aprimora a análise de riscos, melhora os fluxos de comunicação e aumenta a motivação entre os colaboradores. A Compliance da gestão de processos de negócios busca otimizar os processos de uma empresa, tendo como objetivo a eficiência e a eficácia na entrega de valor aos clientes finais. 

Hoje, agregar valor é o diferencial. A visão Sustentável de uma empresa é o diferencial.

Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) realizada em 2015, indicou que 72% das empresas que investiam no setor de sustentabilidade mantiveram ou aumentaram os investimentos em relação a 2014. No contexto nacional, no qual as empresas se limitam a cumprir suas obrigações legais básicas, é preciso enfatizar que mecanismos de compliance departamentalizada ou segmentada movem a inovação em gestão de maneira preventiva, o que torna as companhias mais preparadas para oscilações no mercado e, portanto, mais competitivas.. Como já mencionado. Ninguém entende de tudo!

O que é e como é o nosso trabalho:

A equipe multidisciplinar cuida de Compliances Segmentados nas áreas de sua expertise.

Acreditamos que a natureza sustenta toda a vida humana. Utilizamos o termo “capital natural” para reforçar a ideia de que a vida não-humana é responsável pela produção de recursos essenciais para a economia e que traz para todos subsídios para tornar esse nosso mundo melhor, desde que realmente feito com boa gestão.

Nossa equipe tenta levar esse conveito em todas as diretrizes por onde atua.

Acreditamos e trabalhamos pautados na ÉTICA.

Acreditamos e trabalhamos pautados no que chamamos atualmente de  Economia Circular .

A Economia circular é um conceito econômico que faz parte do desenvolvimento sustentável e de conceitos econômicos inspirados  em noções de permacultura econômica, de economia verde, de economia de uso ou da economia de funcionalidade, da economia desempenho e da ecologia industrial, e que emerge como alternativa à economia linear e, acima de tudo, ao CONHECIMENTO TÉCNICO REAL DAS ATITUDES.

Com esse conceito e com essa forma de atuação, levamos ás empresas e ás pessoas a  proposta, por exemplo, que os resíduos de uma indústria sirva para matéria-prima reciclada de outra indústria ou para a própria.  Que você reutilize e reaproveite tudo da melhor e mais saudável forma. 

Em nossas consultorias e em nossas orientações pessoais, sempre pretendemos desenvolver produtos tendo em mente um reaproveitamento que mantenha os materiais no ciclo produtivo.
O modelo circular assume que os produtos e serviços têm origem em fatores da natureza, e que, no final de vida útil, retomam à natureza através de resíduos ou através de outras formas com menor impacte ambiental.

Não apenas na industria, na empresa, no comércio mas sim,  na vida de cada um…

Conforme concebida por seus criadores, esta economia é um modo de vida que consiste num ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, aprimora o capital humano através da conscientização, optimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos, fluxos renováveis e de uma certa forma, organiza a vida pessoal de cada um.

É uma economia consciente.

Essa é a nossa diretriz e assim fazemos em todos os nossos trabalhos.

Áreas das empresas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *