/
/
Falando sobre o Câncer de Mama
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Falando sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama.

Trazemos aqui algumas publicações e informações para conscientização de nossos leitores da importância da prevenção dessa doença.

Procedimentos simples podem salvar a vida das pessoas…

Trazemos algumas informações importantes:

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde

Publicado: 24/04/2019 | 14h00
Última modificação: 06/06/2019 | 14h08

De todas as mortes por câncer esperadas no mundo em 2018, estimadas 75% ocorreram em países de baixa e média rendas, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês).  Se medidas de prevenção e controle não forem adequadamente adotadas, e melhorias no acesso aos serviços de saúde deixarem de ser implementadas, será impossível alcançar uma das metas da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) referente à redução em um terço das mortes por doenças e agravos não transmissíveis.

Última modificação: 27/08/2019 | 11h16

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

Para 2018, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.

Estatísticas

Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 – INCA)

Número de mortes: 16.927, sendo 16.724 mulheres e 203 homens (2017 – SIM))

O que aumenta o risco:

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

É importante ressaltar que não ter amamentado não é fator de risco para câncer de mama. Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção para o câncer. Então, o não aleitamento promove a perda de um fator de proteção, o que é diferente de significar fator de risco.

Exposição a determinadas substâncias e ambientes, como agrotóxicos, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis (componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais, caracterizados por sua alta pressão de vapor sob condições normais, fazendo com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera), hormônios e dioxinas (poluentes orgânicos persistentes altamente tóxicos ao ambiente. São normalmente subprodutos de processos industriais e de combustão) pode estar associada ao desenvolvimento da doença. Os profissionais que apresentam risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama são os cabeleireiros, operadores de rádio e telefone, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, comissários de bordo, trabalhadores noturnos. As atividades econômicas que mais se relacionam ao desenvolvimento da doença são as da indústria da borracha e plástico, química e refinaria de petróleo.

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Praticar atividade física;

Alimentar-se de forma saudável;

Manter o peso corporal adequado;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Amamentar

Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Para informes mais detalhados para profissionais da saúde entre neste link 

Conheça o projeto PIRÂMIDE ROSA 

Fale conosco, participe.

Leia o artigo sobre Câncer de Mama.

Qualquer informação, estamos a disposição.

Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *