/
/
BRASIL ERRADICA O VIRUS DA POLIO
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

BRASIL ERRADICA O VIRUS DA POLIO

Conheça sobre o virus:

 

O vírus da POLIOMIELITE é  poliovírus é um vírus de cadeia simples de RNA  da família Picornaviridae e gênero enterovírus . Poliovírus infeta apenas humanos e é mais comum durante os meses de verão em climas temperados. Em climas tropicais, não há um padrão sazonal. O poliovírus é rapidamente inactivada pelo calor, formaldeído, cloro, e luz ultravioleta.

 

Poliovirus é um vírus altamente contagioso que faz com que a poliomelite seja transmitida facilmente. Quando uma pessoa está infectada com o vírus, pode ocorrer transmissão através do contato com fezes  (conhecido como transmissão fecal-oral) sendo mais freqüentemente  transmitido através do contato com secreções respiratórias infectadas ou saliva (transmissão oral-oral).

 

Por volta de 1910, grande parte do mundo experimentou um aumento dramático dos casos de poliomielite e as epidemias tornaram-se eventos comuns, principalmente nas cidades durante os meses de verão. Essas epidemias — que deixaram milhares de crianças e adultos paralíticos — incentivaram a “Grande Corrida” em busca do desenvolvimento de uma vacina. Desenvolvida na década de 1950, a vacina contra a pólio reduziu o número global de casos da doença por ano de centenas de milhares para menos de mil. Os esforços pela vacinação e pelas pesquisas da área são apoiados pelo Rotary International, Organização Mundial da Saúde e UNICEF devem resultar na erradicação global desta doença. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou dia 28-04-2015, em Brasília, do Simpósio para Erradicação da Poliomielite no Mundo, para apresentar iniciativas que levaram o Brasil a alcançar e manter a erradicação da poliomielite.

 

O encontro tem como objetivo discutir o Planejamento Estratégico para Erradicação da Pólio 2013-2018, documento elaborado pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio e que define medidas de longo prazo para a eliminação da doença até 2018 em todos os países. O evento é realizado pelo Rotary International e pela Organização Panamericana de Saúde (Opas).

 

No Brasil – A pólio foi erradicada – Há 20 anos o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite em território nacional.

 

No mundo – Existe um movimento mundial de erradicação da pólio. Ela é endêmica (a transmissão da doença é constante) em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

 

Nós Rotaryanos temos orgulho em fazer parte dessa campanha e convidamos a todos para conhecer, participar e apoiar.

 

Conheça o projeto ROTARYARTE – EM NOME DA PAZ  e  END POLIO NOW

 

Projeto ROTARYARTE –

 

2013 – Apresentado em 24 de junho de 2013 em  Portugal – Cascais pelo Rotary Club São José dos Campos Sul

 

Vernissagem de lançamento do projeto em São Paulo dia 27 de agosto de 2013

 

https://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=20016

 

https://www.facebook.com/ProjetoRotaryarte/

 

https://www.facebook.com/ProjetoRotaryarte/photos_stream?ref=page_internal

 

2014 – Rotaryarte em Portugal

 

http://www.rotaryd1960.pt/rotary-clube-de-cascais-estoril/exposicao-colectiva-de-pintura-escultura-e-fotografia-rotary-arte

 

2015 –  Rotaryarte em Portugal

 

https://www.youtube.com/watch?v=2aQ7QJO7NAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *