/
/
EMPREGADORES DEVEM INVESTIR EM PREVENÇÃO.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

EMPREGADORES DEVEM INVESTIR EM PREVENÇÃO.

Empregadores devem investir em prevenção.

 

Planejamento e programa de compliance trabalhista são algumas das medidas sugeridas por especialistas para se evitar condutas que possam levar empresas a condenações por danos morais na Justiça do Trabalho. Casos como os de empregadores que fazem pressão psicológica para funcionários pedirem demissão.

 

Essas condutas muitas vezes estão arraigadas à cultura da empresa, segundo o advogado José Carlos Wahle, sócio da área trabalhista do Veirano. Mas devem ser combatidas, acrescenta. “Para isso é necessário treinar pessoas para que se tenha um ambiente livre de pressão e do assédio moral.”

 

O advogado recomenda que as companhias tenham um planejamento claro antes de efetuar uma demissão em massa ou abrir um plano de demissão voluntária. E que esse tema seja conduzido por um setor especializado dentro da companhia, como a diretoria financeira ou o setor de recursos humanos, para se evitar excessos.

 

A advogada Márcia Dinamarco, do Innocenti Advogados Associados, também sugere investimento em “compliance trabalhista” – grupo de controle geralmente formando por profissionais multidisciplinares, voltado para o ambiente de trabalho (segurança e relações).

 

Geralmente faz parte do compliance uma ouvidoria, para que os funcionários denunciem situações desse tipo. “Existe uma expectativa que o Judiciário amenize a condenação se a empresa tiver um programa de compliance bem estruturado.

 

Isso já acontece nos Estados Unidos”, diz Márcia.

 

Fonte: Valor Econômico, por Adriana Aguiar e Joice Bacelo, 13.11.2015

 

Conheça: PRS – Portal Security Risk – a plataforma que auxiliar a empresa nos processos de prevenção – A SEGURANÇA SEGURA! – https://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=20395

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *