/
/
MESMO COM SITE INFORMATIVO, PATROAS PREFEREM AUXÍLIO DE TERCEIROS
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

MESMO COM SITE INFORMATIVO, PATROAS PREFEREM AUXÍLIO DE TERCEIROS

Mesmo com a prerrogativa de oferecer um site oficial que promete simplificar pagamento dos benefícios, as donas de casas, profissionais liberais e executivas que mantem serviços de domésticas em suas residências estão procurando auxílio e formas de simplificar tantos ítens obrigatórios.

 

” Não é de minha área de atuação e nem do entendimento. A medicina já me dá preocupações demais e mais uma obrigatoriedade seria pouco produtiva. Muito melhor contar com a experiência de quem realmente entende. Minha área é médica e não contábil” afirma Dra Carmem Lucia de Godoi.

 

O governo vai lançar em 1º de junho uma página na internet para unificar e simplificar o pagamento dos benefícios do empregado doméstico. Para acessar, cada empregador terá de fazer um cadastro, com o número de seu CPF, e criar uma senha.

Será necessário também confirmar informações pessoais, que serão cruzadas com as declaradas à Receita. No momento, a página (uma parceria entre Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Previdência e Receita) está em fase de conclusão.

Chamado de “eSocial”, o portal funcionará como um arquivo de informações para empregado e empregador. Lá terão de ser armazenados todos os dados da contratação, como valor dos pagamentos mensais, 13º salário, férias, eventual afastamento ou comunicados sobre acidentes de trabalho.

As informações ficarão disponíveis on-line para o usuário e para o governo –sem a opção de gravar o arquivo no computador, como se faz hoje com o Imposto de Renda.

Com os dados, o programa “eSocial” automaticamente fará o cálculo de qual será a contribuição do empregador com FGTS, seguro de acidente de trabalho, contribuição ao INSS (de patrão e empregado) e Imposto de Renda do empregado, se for o caso.

Também será possível imprimir a guia única de pagamento, que deverá ser feito no dia 7 de cada mês. Mesmo que o acesso esteja disponível a partir do dia 1º, a obrigação de pagamento dos tributos só iniciará quando o Congresso regulamentar a proposta.

 

“Esses e outros atributos como o cumprimento às Normas de Saúde e Segurança devem ser respeitados em conformidade com os trabalhos reais executados” – afirma dra. Elaine Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *