OUTUBRO ROSA – UM TOQUE PODE SALVAR SUA VIDA!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

OUTUBRO ROSA – UM TOQUE PODE SALVAR SUA VIDA!

Neste ano de 2016 a CMQV adere ao Movimento Outubro Rosa com o tema:

 

UM TOQUE PODE SALVAR SUA VIDA!  Prevenir para não ter que remediar

 

*parabenizamos a BrasGolden – Mundoergonomia pelo lançamento da Cadeira Funcional – Golden PLAT, primeira cadeira brasileira para realização de Biopsia Mamaria – detalhes –http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=20449&cod=1847&idi=1&moe=74

 

Câncer – Vamos falar sobre o assunto: O câncer é um problema de saúde pública mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. O maior efeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média rendas. Combate ao Câncer

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em 8 de Abril.

 

A origem do dia mundial de Combate ao câncer foi iniciativa da Organização Mundial da Saúde, e tem como meta atrair a atenção da população, líderes mundiais e a sociedade para o aumento no índice de câncer no mundo e também as ações de prevenção e combate a doença.

 

O Câncer é uma doença que atinge um grande número de pessoas todos os anos. ElE invade e destrói os tecidos adjacentes, e através de um processo chamado de metástase, pode se espalhar pelas mais variadas partes do corpo.

 

Esta doença pode surgir em indivíduos de todas as idades, porém quanto mais velha for a pessoa, maiores são os riscos. Cerca de 13% das mortes do mundo acontecem por causa do câncer, e os que mais são diagnosticados são o de pulmão, estômago, mama, fígado e cólon.

 

No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial do Combate ao Câncer, quando diversos países ao redor do mundo fazem campanhas de conscientização para se proteger da doença.

 

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado em 19 de Outubro, mês que ficou conhecido como Outubro Rosa, através de uma campanha para conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mama, que possibilita um tratamento mais eficiente, pois facilita a descoberta da doença logo no estágio inicial.

 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

 

O rosa é utilizado no laço que simboliza o combate contra o câncer de mama.

 

O movimento ganhou grande repercussão mundial  e mais recentemente foi lançado o movimento chamado Novembro Azul, em referência ao Outubro Rosa, mês mundial combate ao câncer de mama, que também visa criar uma campanha consolidada de combate ao câncer de próstata.

 

O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de Novembro, que é uma das doenças que mais afetam os homens, e ao mesmo tempo conscientizar sobre a necessidade de prevenção com a realização do exame de próstata, que acaba sendo negligenciado por causa do preconceito.

 

CMQV, cujo foco de atuação é Prevenir para não ter que remediar, neste ano de 2016 aderiu ao Movimento Outubro Rosa com o tema: UM TOQUE PODE SALVAR SUA VIDA!

 

Usamos esse tema como um alerta para auxiliar na prevenção do câncer de mama. É um alerta bastante conhecido mas, sempre é bom lembrar.

 

Vai uma breve explicação sobre o assunto…

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células alteradas da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

 

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

 

Com apenas um toque, é possível perceber seu aparecimento. Evidente que a prevenção é anterior a esse aparecimento através das mamografias porém, é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

 

Alguns principais sinais

 

– Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

 

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

 

– Alterações no bico do peito (mamilo);

 

– Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

 

– Saída espontânea de líquido dos mamilos

 

Nós da CMQV acreditamos que como a grande maioria dos cânceres não são causados ​​por defeitos genéticos significa que na maioria dos casos, temos o poder de modificar ou eliminar a maioria dos fatores que levam a ele.

 

Notícias:

 

Outubro Rosa: evento reúne multidão e distribui 1,2 mil mamografias no PI

 

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/10/outubro-rosa-evento-reune-multidao-e-distribui-12-mil-mamografias-no-pi.html

 

Instituições

 

Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama –

 

http://neomama.org.br/

 

http://outubrorosa.org.br/quem-somos/

 

Alguns vídeos interessantes:

 

http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/impressos-e-multimidia.asp

 

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/instituto-oncoguia/10/13/

 

Nossa recomendação de leitura – By Deepak Chopra, MD, FACP

 

https://www.deepakchopra.com/blog

 

Cancer: A Preventable Disease Is Creating a Revolution

 

Câncer: uma doença evitável está criando uma revolução

 

Cancer is the most dreaded of all diseases, and ever since a “war on cancer” was declared forty years ago, massive research has made progress, although the battle is far from won. Very little of this research has been directed at prevention. Advanced medicine, like the person on the street, has tended to think of cancer as something we have no control over: it happens to us or it doesn’t.

 

fale conosco, deixe seu comentário. Faça sua parte – faça parte! cmqv@cmqv.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *