/
/
ESTUDOS DE CASOS SOBRE UTILIZAÇÃO DOS CINTOS LOMBARES
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

ESTUDOS DE CASOS SOBRE UTILIZAÇÃO DOS CINTOS LOMBARES

Quando as empresas se importam de verdade

Fatos sobre Lesões de coluna & Guia de Avaliação de Necessidades

Índice

  •     Resumo
  •     Fatos sobre a coluna
  •     Sua Empresa
  •     Conclusões
  •     Por Que Bras Golden Ergonomics ?
  •     Casos Estudos
  •     Caso Estudo No 01: Cadeia Nacional de Lojas de Varejo
  •     Caso Estudo No 02: Empresa Engarrafadora
  •     Caso Estudo No 03: Empreiteira de Construção Internacional
  •     Caso Estudo No 04: Hospital
  •     Caso Estudo No 05: Cadeia Nacional de Lojas de Ferragem e Materiais de Construções
  •     Caso Estudo No 06: Cadeia de Super Mercados
  •     Caso Estudo No 07: Empresa de Armazenagem e Distribuidora de Alimentos

RESUMO

LESÃO DE COLUNA: A LESÃO OCUPACIONAL MAIS COMUM.

Em 1996, trinta e um milhões de cidadãos norte americanos sofreram lesões de coluna resultantes de atividades profissionais, sendo essas lesões responsáveis por 33 por cento de todas as despesas com Indenizações Ocupacionais.

Para minimizar o problema, muitas empresas instituíram uma gama de abordagens que vão desde o uso de cintos suporte abdominais lombares, também conhecidos por cintos lombares, programas de exercício e de flexibilidade, a cursos e programas educacionais especializados.

NIOSH & OSHA
Organizações como NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) e OSHA (Occupational Safety Health Administration) ainda continuam a estudar as evidencias científicas sobre os benefícios dos cintos lombares.

SE EMPREGADA ISOLADAMENTE, A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NÃO É EFICAZ.

O que sabemos é que as empresas que apenas instituem programas estritamente preventivos ou educacionais sobre lesões de coluna (sem a adoção de cintos lombares) não constatam nem redução no tempo de afastamento e nem redução nas despesas relacionadas com lesões de coluna no local de trabalho (1).

SE EMPREGADO ISOLADAMENTE, CINTOS SUPORTE ABDOMINAIS LOMBARES NÃO SÃO EFICAZES.

Também sabemos que as empresas que instituem apenas os programas de uso de cintos lombares (sem complementação através de programa detalhado de segurança) não constatam reduções significativas na ocorrência de lesões de coluna (2).

A ADOÇÃO DE CINTOS LOMBARES EM CONJUNTO COM A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E O COMPROMISSO GERENCIAL PRODUZ BONS RESULTADOS.

Entretanto, muitas empresas chegaram a dados incontestáveis confirmando que um programa detalhado de segurança da coluna, que inclua o uso obrigatório de cintos lombares, orientação educacional e um forte empenho gerencial, produz uma redução drástica na incidência, despesas conseqüentes e tempo de afastamento associados com as lesões ocupacionais de coluna. Essas mesmas empresas constataram uma redução dramática tanto nas lesões ocorridas quanto nos pedidos de indenização; e a economia resultante chega a ser impressionante.

VOCÊ SE IMPORTA REALMENTE, MESMO?

Se os seus funcionários experimentarem uma diminuição na quantidade de lesões de coluna, e os pedidos de indenizações trabalhistas e cíveis a elas associados sofrerem uma redução drástica, e sua produtividade tenderá a crescer, neste caso, VOCÊ ESTARÁ SE IMPORTANDO REALMENTE COM SUA EMPRESA!!!

Os casos sobre estudos apresentados neste artigo representam uma pequena amostra das centenas de empresas que reduziram suas despesas ocupacionais por acidentes e melhoraram a produtividade de seus trabalhadores após a implantação de um programa de prevenção de acidentes de coluna em associação ao uso dos Cintos Abdominais Lombares.

FATOS SOBRE A COLUNA...

A presente monografia fornece alguns fatos sobre lesões ocupacionais de coluna, apresenta sete casos de estudos e oferece parâmetros de comparação para cálculos do risco e da economia por outras empresas.

LESÕES NA COLUNA

Cerca 80 a 90 por cento de todos os cidadãos norte americanos sofrerá algum tipo de lesão de coluna no decorrer de suas vidas. As lesões de coluna respondem por 25 por cento do total de dias de trabalho perdidos e geram anualmente uma despesa médica em torno de 20 a 30 bilhões de dólares e de 40 a 60 bilhões de dólares em despesas indiretas (afastamento do emprego, atendimento aos filhos, incapacidade, etc.) (3).
No ano de 1990, o valor médio per capita das despesas de indenização e das despesas médicas associadas com reclamações, por tempo de afastamento profissional devido a lesões de coluna foi de $24.080 dólares (4).

Como mostra o gráfico abaixo, os casos de lesões de coluna foram responsáveis por um quarto de todos os casos das Indenizações Ocupacionais……e esses casos foram significativamente mais dispendiosos, representando 33 por cento do total de despesas (5).

Base: total de funcionários de 1993 = 94.789.444
1/3 da força de trabalho sofre de problemas de coluna
Número de estabelecimentos = 6.403.367
Custo médio da lesão de coluna = $24.080
Média de trabalhadores por estabelecimento = 15
(Estatísticas da OSHA, 1995)

De 1980 em diante, o custo das lesões da coluna lombar aumentou cerca de 2.700 por cento. Além disso, um em cada três trabalhadores provavelmente sofrerá de algum tipo de problema de coluna a um custo médio de U$120.400 por empresa, nos Estados Unidos.

O risco de lesão de coluna varia de acordo com o tipo de atividade e a natureza da ocupação em cada atividade. Por exemplo, para o trabalhador que se ocupa do manuseio de materiais, a probabilidade do mesmo sofrer uma lesão de coluna é cinco e meia vezes maior do que para o trabalhador comum.

Fonte: adaptado do Bureau of Labor Statistics (1995)
Lesões e Doenças Ocupacionais: Contagens, Taxas e Características, 1992  Calculado em relação ao percentual associado com cada ocupação dividido pelo percentual de horas trabalhadas.
Uma taxa de valor superior a 1 indicará um risco superior ao da média;  um valor inferior a 01 indicará um risco inferior ao da média

INCAPACIDADE

O crescimento da quantidade de casos de incapacidade em decorrência de lesões na coluna lombar é 14 vezes maior do que o crescimento populacional. O paciente típico de lombalgias fará 20 visitas ao consultório médico durante seu tratamento. Dez por cento desses pacientes necessitará de 3 meses de terapia; cinco por cento apresentará algum tipo de incapacidade e cinco por cento padecerá de sintomas crônicos que levam à incapacidade total (6).

FATO: NA CAROLINA DO NORTE – EUA, CADA ADULTO DESEMBOLSA O EQUIVALENTE A 63 DÓLARES POR ANO NO TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS DE COLUNA.

Em 1992 foram realizadas nos Estados Unidos 300 mil cirurgias de coluna vertebral e de disco. Houve um aumento de 23 por cento em apenas dois anos.

O custo médio de uma cirurgia de coluna vértebra, nos EUA, l gira em torno de 15 mil dólares. O tratamento das lesões por conta da Previdência Social é 10 vezes mais demorado e custa quase seis vezes mais do que aquele que é realizado fora do sistema previdenciário.

Apenas 5 por cento das lesões de coluna tem a condição crônica, contudo, essas lesões são responsáveis por 60 a 80 por cento do total de despesas associadas com lesão de coluna vertebral.(7)

CASOS/ESTUDOS

Caso Estudo Nº 1:
Cadeia Nacional de Lojas de Varejo

O primeiro caso de estudo diz respeito a uma das mais prósperas empresas varejistas dos EUA. Essa empresa possui cerca de 400 lojas e 11 instalações de distribuição através dos Estados Unidos. Seu programa de prevenção de acidentes de coluna vertebral é bastante abrangente:

    Uso obrigatório de cintos suporte abdominais lombares
    Treinamento no uso de cintos lombares e técnicas adequadas para o levantamento de peso
    Orientação educacional sobre a anatomia da coluna vertebral
    Técnicas de alongamento e de flexão
    Incentivos

Manuais de instrução, filmes em vídeo e cartazes são utilizados durante o treinamento, sendo o programa rigorosamente encorajado pela direção da empresa.
Ao iniciar seu programa em 1990, a empresa contava com 31 mil funcionários. Ao término do estudo em 1994, a quantidade de trabalhadores aumentou para quase 70 mil indivíduos.

O gráfico abaixo demonstra que, após a implantação do programa de uso dos cintos suporte abdominais lombares, o número de ocorrências por trabalhador e o custo das indenizações por ocorrência apresentaram uma redução drástica.

O custo total do programa para essa empresa varejista em 1994 foi de aproximadamente 4,4 milhões de dólares – inclusive todos os custos de indenizações e os custos do programa de implantação (cintos lombares, materiais e horas de treinamento, etc.). Os dados acima indicam que sem um programa abrangente de prevenção contra ocorrências de coluna vertebral, as indenizações trabalhistas atingiriam cerca de US 9 milhões de dólares (supondo-se que a quantidade de acidentes por funcionário permanecesse constante, na mesma taxa do ano de 1990). Caso consideremos os índices de crescimento das despesas com lesões de coluna, as indenizações trabalhistas chegariam a US 9,9 milhões de dólares.

Caso Estudo Nº 2:
Empresa Engarrafadora

O segundo caso estudo diz respeito a uma engarrafadora regional de um dos maiores fabricantes de bebidas dos EUA com duas unidades de produção e 28 centros de distribuição. A empresa acima implantou um programa obrigatório e abrangente de uso de cintos suporte abdominais lombares.
O programa compreendeu:

    Uso obrigatório de cintos lombares e
    Monitores de treinamento terceirizados, cuja função era ensinar anatomia, técnicas adequadas de levantamento de peso, exercícios e uso correto dos cintos lombares.

Quando o programa foi iniciado em 1991, a empresa engarrafadora possuía 1055 funcionários; atualmente, a mesma emprega 1260 colaboradores.

O gráfico abaixo, mostra que apesar de a quantidade de empregados ter aumentado 16 por cento, o custo total das indenizações reduziu-se em 61 por cento.

CASO ESTUDO Nº3:
Empreiteira de Construção Internacional

O terceiro caso diz respeito a um estudo interno de um programa de prevenção de acidentes de coluna vertebral conduzido por uma das maiores empreiteiras de construção internacional nos EUA. O programa de quatro pontos, para a prevenção de acidentes de coluna vertebral, foi iniciado em 1991 e compreendeu:

    Orientação ao trabalhador
    Exercícios diários de alongamento
    Instrução permanente e
    Programa obrigatório de uso do cinto suporte abdominal lombar

O estudo compreendeu os três anos imediatamente anteriores ao início do programa e os três anos imediatamente posteriores à sua implantação. Como ilustra o gráfico, a quantidade de cada indenização por acidente de coluna reduziu em 33 por cento, sendo que o custo total do conjunto das indenizações por acidente de coluna teve uma redução de 55 por cento.
O programa de prevenção contra lesões de coluna vertebral foi responsável pela economia de, literalmente, milhões de dólares para a companhia.

Os cintos suportes abdominais lombares (Back Supports) Bras Golden Ergonomics são confortáveis, leves e permitem  a respiração da pele.  Eles atuam quando necessário…somente quando necessário.

Caso Estudo Nº 4 :
Hospital

A atividade de enfermagem perde somente para a de manuseio de materiais, com relação à incidência de lesões de coluna.
Este caso representa um estudo de prazo relativamente curto, de funcionários em enfermagem de um hospital.
Um ou uma enfermeira de um hospital levanta e coloca no leito 20 pacientes, além de ajudar na transferência de 5 a 10 pacientes do leito para a cadeira durante cada turno (8). Consequentemente, o profissional de enfermagem, apresenta uma tendência quatro vezes maior de vir a sofrer lesão de coluna do que a maioria das outras atividades (9).
O objetivo do presente caso de estudo foi determinar a eficácia de um programa abrangente de prevenção contra acidentes de coluna vertebral (inclusive uso de cintos lombares e treinamento). O estudo foi realizado em 1994 e acompanhou 47 funcionários por um período de seis meses. Vinte e quatro funcionários de enfermagem constituíram o grupo de controle, não recebendo treinamento em prevenção contra acidentes de coluna vertebral ou usando qualquer tipo de cinto lombar, enquanto que 23 funcionários constituíram o grupo experimental, participando do programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral.

O gráfico a abaixo demonstram o elevado grau de eficácia do programa (10).

Os cintos suportes abdominais lombares (Back Supports) Bras Golden Ergonomics são confortáveis, leves e permitem  a respiração da pele.  Eles atuam quando necessário…somente quando necessário.

Caso Estudo Nº 5
Cadeia Nacional de Lojas de vendas  de materiais de ferragens e Hobby. 

Este caso estudo diz respeito a uma das mais importantes cadeias nacionais de lojas que comercializam materiais de construção, ferragens, ferramentas e materiais “Faça Você Mesmo” (Home Store) com cerca de 2.100 estabelecimentos. O Programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral compreendeu:
Uso de cintos suportes abdominais lombares Orientação sobre técnicas de adequadas para o levantamento de peso Treinamento no uso dos cintos lombares Equipamento para manuseio de materiais e Projeto ergonômico para o ambiente de trabalho.

Como mostra a ilustração a seguir, por volta de 1994 (após um ano de programa) o total de indenizações por lesões de coluna reduziu em 34 por cento. A taxa de ocorrência de acidentes diminuiu em mais de 21 por cento (a despeito de um aumento de 1,5 milhões nas horas de trabalho). O custo por indenização também reduziu significativamente em mais de 26 por cento (de U$833,94 para U$603,40)

Os cintos suportes abdominais lombares (Back Supports) Bras Golden Ergonomics são confortáveis, leves e permitem  a respiração da pele.  Eles atuam quando necessário…somente quando necessário.

Caso Estudo Nº 6:
Cadeia de Supermercados

O caso estudo número 6 diz respeito a uma importante Cadeia de Super Mercados com 100 estabelecimentos, oito estabelecimentos de processamento e dois centros de distribuição. Em 1991, essa empresa implantou um programa abrangente de prevenção contra acidentes de coluna vertebral que compreendeu: treinamento formal, incentivos e uso obrigatório de cintos lombares abdominais lombares.
Por ocasião do início do programa, a empresa possuía 10 mil funcionários; quatro anos depois, o número de funcionários atingiu a marca dos 20 mil (as mulheres representavam cerca de 60 por cento do total).

O gráfico abaixo, mostra uma redução de 62 na taxa de ocorrência de lesões de coluna e, consequentemente, uma economia líquida de US $2.7 milhões em indenizações por acidentes, tempo de trabalho perdido e prêmios de seguro durante o período de quatro anos.

Os cintos suportes abdominais lombares (Back Supports) Bras Golden Ergonomics são confortáveis, leves e permitem  a respiração da pele.  Eles atuam quando necessário…somente quando necessário.

Caso Estudo Nº 7
Empresa de Armazenagem e Distribuidora de Alimentos

Nosso último caso estudo diz respeito a uma importante empresa de armazenagem e distribuição de alimentos. Historicamente, as lesões de coluna nessa empresa respondiam por cerca de 50 por cento do total das lesões ocupacionais ali ocorridas e por 80 por cento das despesas com indenizações.
Em 1991, a empresa implantou um programa abrangente de prevenção contra acidentes de coluna vertebral em 30 locais com a participação de 4.500 funcionários. O programa compreendeu orientação educacional e uso obrigatório de cintos suporte abdominais lombares.

Como mostra o gráfico abaixo, por volta de 1992, essa empresa teve uma redução de 58 por cento em tempo de trabalho perdido em decorrência de lesões relacionadas com a coluna vertebral uma redução de 52 por cento na taxa de incidência das mesmas.

PARA SUA EMPRESA
SUA EMPRESA NECESSITA DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES DE COLUNA?

Sua empresa poderá ser semelhante a aquelas mencionadas nos casos anteriores ou poderá engajar-se nas atividades apresentadas no Gráfico Decisório abaixo. Plote sua experiência em um dos gráficos anteriores e verifique a situação de sua empresa – considere a parcela de economia de despesas que sua empresa teria, se implantasse um programa detalhado de prevenção contra acidentes de coluna vertebral. Considere, acima de tudo, o benefício que a redução da taxa de incidência
dessas lesões traria a seus funcionários.
O gráfico decisório apresentado abaixo lhe ajudará a definir os critérios que determinarão se sua empresa necessita de um programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral.

CÁLCULOS

Pode-se calcular o impacto de várias maneiras. O modo mais simples é a análise de seu total de despesas com lesões de coluna e a economia alcançada através da adoção de um programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral:

Determine o total de despesas com indenizações referentes a lesões de coluna para o ano imediatamente anterior ao corrente (total de lesões de coluna X despesas com indenizações referentes a lesões de coluna).
Determine o potencial de despesas que trará um programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral (material educacional, cintos suporte abdominais lombares, acompanhamento, etc.) e adicione o mesmo à sua estimativa de despesas com indenizações (custo atual da indenização – economia estimada).
Subtraia os dois totais para determinar a economia estimada para a sua empresa.
CONCLUSÃO…

O PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES DE COLUNA VERTEBRAL FUNCIONA!

Um Programa completo de prevenção contra acidentes de coluna vertebral funciona! O resultado vem sob a forma de uma força de trabalho mais saudável e mais motivada. Programas educacionais aliados ao uso obrigatório de cintos lombares e ao empenho da diretoria da empresa trazem reduções significativas nas despesas com indenizações , prêmios de seguros (nos EUA há este tipo de seguro) e dias de trabalho perdidos.

POR QUE BRAS GOLDEN ERGONOMICS ?

Existem diferenças entre as empresas que produzem cintos lombares. Caso necessite de um Programa de Prevenção contra lombalgias e lesões da Coluna Vertebral, por que a Bras Golden Ergonomics…?

A Bras Golden Ergonomics oferece uma ampla gama de produtos e de programas que o ajudarão a implantar seu próprio programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral.

O Programa de Prevenção contra lombalgias e lesões da coluna denominado COLUNA SEGURA® inclui tudo o que sua empresa necessita para levar a cabo um programa de prevenção contra acidentes de coluna vertebral. Manuais escritos, filmes em vídeo e pôsteres que ajudarão a adaptar o programa às necessidades específicas de sua Empresa. Também ministramos orientação para familiarizar monitores de treinamento com o programa. Também podemos fornecer assistência no acompanhamento de programas em andamento.

OS CINTOS SUPORTE ABDOMINAIS LOMBARES DA BRAS GOLDEN DESTINAM-SE À SEGURANÇA DA COLUNA VERTEBRAL, NÃO SENDO RECOMENDADO PARA USO TERAPÊUTICO…. A NÃO SER SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA ESPECÍFICA. OS CINTOS DEVEM TER NA MAIORIA DAS VEZES UMA POSIÇÃO PASSIVA

A Bras Golden, através de seus técnicos, engenheiros de segurança e médicos do trabalho está apta a desenvolver, adaptar e ministrar os cursos e transmitir os conceitos de prevenção agora com a experiência norte americana e brasileira.
A Bras Golden mantém um amplo programa de cooperação técnico a fim de trocar as experiências de ambos os países nas mais diversas situações, a fim de oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais atualizado no setor.

POR QUE ESCOLHER  O CINTO LOMBAR DA BRAS GOLDEN ?

Oferta de produtos

Oferecemos uma das mais variadas linhas de cintos suporte abdominais lombares para que sua empresa possa selecionar o cinto lombar especialmente adequado para suas necessidades.

FUNCIONALIDADE DO PRODUTO

Nossos cintos são projetadas para as mais variadas tarefas ocupacionais. Quanto maior a funcionalidade do produto, maior o índice de cumprimento do programa pelo trabalhador.

VALOR

Nossos cintos suporte de elevada qualidade são amplamente reconhecidos. Por serem produzidos em uma grande variedade de estilos e a partir de vários materiais, o cliente estará assegurado que pagará apenas na medida do atendimento de suas necessidades, dos cintos suporte para trabalhos leves aos especiais para serviço pesado.
OS CINTOS SUPORTE ABDOMINAIS LOMBARES DA FAMÍLIA COLOR FLEX DA BRAS GOLDEN ERGONOMICS DESTINAM-SE À SEGURANÇA DA COLUNA VERTEBRAL, NÃO SENDO RECOMENDADOS PARA USO TERAPÊUTICO…  A NÃO SER SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA ESPECÍFICA.

Muitos fabricantes de cintos lombares oferecem cintos rígidos, de fibra ou lona ou ainda, cintos feitos de Neoprene. Esses últimos são de natureza terapêutica e também podem provocar efeitos indesejáveis na pressão arterial e na temperatura do corpo (11).
Somos da opinião que esse tipo de cinto é impróprio para a segurança da coluna vertebral no local de trabalho e deve ser deixado para uso e prescrição exclusivamente médica. Os cintos rígidos de lona, por exemplo, limitam os movimentos, podendo provocar lesões irreversíveis.

Os cintos lombares  devem ter na maioria das vezes uma função passiva…

Os empregados devem sentir-se totalmente à vontade ao usar o cinto lombar. Quando na posição passiva, o cinto suporte lombar não deve impor qualquer limitação à movimentação do corpo, nem deve gerar calor excessivo, adicionar mais peso ou apertar em excesso. Devido ao fato de os cintos lombares de coluna COLOR FLEX da Bras Golden Ergonomics serem flexíveis, eles acentuam a mecânica normal do corpo sem comprometer a integridade da musculatura (12).

Os cintos abdominais lombares Color Flex são confortáveis, leves e permitem a respiração da pele.
Eles atuam quando necessário…somente quando necessário.

Consulte o artigo técnico:  Tudo o que você precisa saber sobre Cintos Abdominais Lombares de Segurança,  um verdadeiro guia de comparação de matérias primas e detalhes que fazem a diferença

BIBLIOGRAFIA

(1) – Brown et al., “Cost Effectiveness of a Back School Intervention for Municipal Employees,” Spine, 17:10, 1224-28.

(2) – Walsh, et al., “The Influence of Prophylactic Orthoses on Abdominal Strength and Low Back Injury in the Workplace,” American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation, 69:5, 245-50.

(3) – “Cost of Lower Back Pain Prevention,” presented by Dr. Cats-Baril, Ph.D., Low Back Pain   Prevention, Control, and Treatment Symposium, St. Louis, Mo., 1996.

(4) –  Hoskin, A.F. (ed.), Accident Facts, (Itasca, IL: National Safety Council, 1993).

(5) – National Safety Council, Accident Facts, (Itasca, IL:, 1995).

(6) – “Cost of Lower Back Pain Prevention,” presented by Dr. Cats-Baril, Ph.D., Low Back Pain

(7) – Prevention, Control, and Treatment Symposium, St. Louis, Mo., 1996.

(8) – Occupational Health and Safety, “Back Belts Pay Off for Nurses,” January, 1996.

(9) – Bureau of Labor Statistics, Occupational Injuries and Illnesses: Counts, Rates and Characteristics, 1995.

(10) – Occupational Health and Safety, “Back Belts Pay Off fro Nurses,” January, 1996.

(11) – Holmstrom and Moritz, “Effects of Lumbar Belts on Trunk Muscle Endurance: A Follow-up Study of Construction Workers,” Spinal Disorders, 1992, 5:260-66.; Hunter et al. “The Effects of a Weight Training Belt on Blood Pressure During Exercise. Applied Sports Science Research,1989,3(1):13-18.

(12) – Lance, et al, “Lumbar Spine Orthosis Wearing: Effect on Trunk Muscle Myoelectric Activity,” Spine, 1986:11 (8): 838-42.

COMPARATIVO COM OUTRAS PATOLOGIAS

COMPARATIVO ENTRE ATIVIDADES

ESTUDO DE CASO 1 – REDE DE VAREJO

ESTUDO DE CASO 2 – ENGARRAFADORA

ESTUDO DE CASO 3 – EMPREITEIRA DE CONSTRUçãO

ESTUDO DE CASO 4 – HOSPITAIS

ESTUDO DE CASO 5 – LOJA DE FERRAGENS

ESTUDO DE CASO 6 – SUPERMERCADOS

GRÁFICO DECISÓRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *