/
/
14/06/2011 – COMO AS LOMBALGIAS E AS LESÕES DE COLUNA AFETAM A SUA EMPRESA
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

14/06/2011 – COMO AS LOMBALGIAS E AS LESÕES DE COLUNA AFETAM A SUA EMPRESA

Como as Lombalgias e as lesões de Coluna afetam a sua Empresa?

 

Os chamados problemas de coluna, participam com uma parcela significativa de todas as lesões oriundas do local de trabalho (pesquisa norte americana). Essas doenças, que provocam a ausência do empregado, ações indenizatórias, tratamentos médicos e substituição do empregado custam bilhões de dólares às Empresas americanas, anualmente.

 

Qualquer trabalhador, seja em ambiente de escritório como em ambiente industrial, passando por depósitos, hospitais, escolas, etc, estão sujeitos a lesões de coluna, que podem estar acabando com sua produtividade.

 

Já imaginou trabalhar 8 horas por dia com dor ? Com Lombalgias ?

 

Dentre os candidatos de maior risco, é claro, estão aqueles que manuseiam qualquer tipo de material ou pessoas (!) e aquelas que por sua atividade, possuem ou adquirem uma má postura em seu posto de trabalho.

 

Os norte americanos consideram como um investimento, qualquer dispositivo ou treinamento que fará reduzir uma simples lombalgia até lesões graves de coluna. Como investimento, deve-se calcular o retorno !

 

Trabalhador sem dor, produzirá muito mais, terá mais motivação, seu relacionamento familiar melhorará e … todos saem ganhando:O Empregado, O Empregador e o País.

 

LESÕES NA COLUNA

 

Nos E.U.A., cerca de 35% dos chamados Problemas de Coluna têm origem ou se potencializam fora do ambiente de trabalho como transporte, escolas, tarefas domésticas, Hobbes, esporte, etc. No Brasil não há estatísticas, mas deve ser bem maior.

 

Se você der ou impor um CINTO SUPORTE ABDOMINAL LOMBAR para um de seus empregados/usuários, ele provavelmente usará uma vez e deixará de lado, pois no Brasil não há cultura de prevenção. Se você adotar o treinamento da Bras Golden Ergonomics – COLUNA SEGURA® para a prevenção das dores e lesões nas costas/coluna e, entregar o cinto suporte durante o treinamento, você verá que além de adotar as medidas e recomendações do curso, ele adotará o cinto suporte como uma parte de seu vestuário e de seu corpo e logo-logo estará pedindo mais um, para utilizar fora do ambiente de trabalho. Neste momento você atingiu o seu objetivo de passar, realmente a técnica de prevenção e aumento da produtividade aos seus empregados !!! Quem ganha? Empresa, empregado, nação!!!

 

Nota1: Se você é empresário de um produto que requeira merchandising, é nesta hora do empregado pedir um segundo cinto suporte para ser usado fora do trabalho, que você deve encomendá-lo com sua logomarca. Além de estar se previnindo fora da Empresa, estará divulgando sua logomarca, quando o mesmo estiver rodando em sua bicicleta, moto, praticando esporte, lavando o carro, consertando a casa, indo à escola, clube, etc.

 

Nota2: Recomendamos a leitura dos Artigos Técnicos

 

Postura

 

A má postura causa fadiga e é uma das causas da baixa motivação e diminuição da produtividade.

 

Conclusões

 

—Uma em cada 5 relatos de lesões é da coluna.
—O risco de lesões da coluna é altamente influenciada por fatores como idade, tensão e condicionamento físico.
—Custos (absenteísmo, tratamento, indenizações, baixa produtividade) para as empresas, para o país e para os trabalhadores são  elevados: nos EUA as lesões na coluna causam mais de US$ 100 milhões em perdas de dias de trabalho/ano.
—Solução: PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO.
—Conseqüência: diminuição custos, aumento produtividade, aumento motivação, busca do bem comum.

 

Fonte: adaptado do Bureau of Labor Statistics(1995)
Lesões e Doenças Ocupacional: Contagens, Taxas e Características, 1992
Calculando em relação ao percentual associado com cada ocupação dividido 
pelo percentual de horas trabalhadas.
Uma taxa de valor superior a 1 indicará um risco superior ao da média;
um valor inferior a 1 indicará um risco inferior ao da média

 

Eng. Osny Telles Orselli

 

LEMBREM-SE ! 
INVESTIR NA PREVENÇÃO, NA SAÚDE DOS TRABALHADORES, É O CAMINHO CERTO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, AUMENTO DA EFICÁCIA E MOTIVAÇÃO, AUMENTO DOS LUCROS, DIMINUIÇÃO DO CUSTO BRASIL!!

 

fale concosco teremos imenso prazer em ajudar – osny@mundoergonomia.com.br

 

conheça os cintos lombares – são  extremamente úteis http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=15946&cod=1847&idi=1&moe=74

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *