2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Hoje, 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um momento importante para reconhecer e celebrar a diversidade dentro da comunidade autista, enquanto também promovemos a compreensão e a inclusão.

O autismo é uma condição neurodiversa que afeta indivíduos de maneiras diversas. Cada pessoa no espectro autista possui habilidades, interesses e desafios únicos. É essencial que reconheçamos e valorizemos essa diversidade, pois ela enriquece nossa sociedade de maneiras incontáveis.

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, dados do CDC dos Estados Unidos apontam que 1 a cada 36 crianças no país é autista. Esse dia  iofcomemorado nesta terça-feira (02/04/2024).

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

É fundamental que nos comprometamos a entender as diferenças,  criar ambientes inclusivos e acessíveis para todas as pessoas, independentemente de sua neurodiversidade. Isso significa promover a aceitação, a compreensão e o respeito mútuo. Devemos trabalhar juntos para derrubar estigmas e criar uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam prosperar e serem valorizados por quem são.

Neste dia,  assim como sempre, é fundamental que as pessoas compreendam a igualdade ente pessoas e que todos ajudem  a entender e respeitar a igualdade, criar ambientes inclusivos e acessíveis para todas as pessoas, independentemente de sua neurodiversidade. Isso significa promover a aceitação, a compreensão e o respeito mútuo. Devemos trabalhar juntos para derrubar estigmas e criar uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam prosperar e serem valorizados por quem são afinal, o que é ser diferente?

CMQV e BRASGOLDEN – MUNDOERGONOMIA, semre com foco na igualdade humanitaria esteve presente…

Neste episódio do Momento Inclusão com o Professor Duda, entrevistamos Osny Telles Orselli, proprietário da Mundo Ergonomia, uma empresa com mais de 30 anos de mercado especializada no desenvolvimento de móveis e equipamentos obedecendo as mais variadas ergonomias dos indivíduos da Diversidade Assistiva. Vocês conhecerão diversas soluções que vão desde cadeiras personalizadas, mesas, prateleiras, suportes, os mais variados tipos de assentos; tudo para você estar completamente adequado com as diferenças do seu corpo em função dos mobiliários. Não percam! www.momentoinclusao.com.br ou www.institutohumanus.org.br

EVENTO REALIZADO

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), promoveu nesta manhã de hoje a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo na capital. O evento reuniu especialistas e autoridades no assunto, através de várias  palestras que visaram fomentar discussões e expandir o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A mesa de abertura contou com o Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que  apresentou ao público novas iniciativas para a orientação e cuidados para a inclusão de pessoas com TEA. Participaram também o vice governador do Estado de São Paulo Felício Ramuth, o Secretário da Educação, Renato Feder; da Saúde, Eleuses Paiva; de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; de Gestão; da Segurança Pública, Guilherme Derrite e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, as deputadas estaduais Valéria Bolsonaro, Andréia Werner, entre outras autoridades.

O evento marcou o lançamento do “Guia de Transtorno do Espectro Autista – Diretrizes para o Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Estaduais Paulistas” pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação. A Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital e o Detran-SP apresentaram uma nova identificação veicular para pessoas com TEA, um selo que alerta a presença de uma pessoa com autismo no veículo e, portanto, é preciso evitar buzinar e dirigir de forma agressiva.

Em resolução conjunta, a SEDPcD e a SSP anunciaram a criação de grupo de trabalho para ampliação de equoterapia no estado de São Paulo, que leva a interação com cavalos aos núcleos terapêuticos. O evento apresentou estatísticas inéditas da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), que apresentou a Pesquisa de Percepção sobre o ranstorno de Espectro Autista.

Confira a agenda de palestras:

“Cuidado integral ao indivíduo com TEA” – Professora Eloísa Valler Celeri, da Unicamp.

“A importância do ensino de linguagem falada para a criança com TEA” – Professor Celso Goyos, da UFSCar

“Inclusão do aluno com TEA no contexto da Educação Básica” – professora Vera Capellini, da Unesp

Para quem não foi uma verdadeira vitrine em um ano eminentemente político. Vamos esperar os próximos meses para analisarmos na realidade a prática que contrasta com mais de 96.8% dos professores da rede Pública de ensino que não estão preparados para receber alunos com deficiências em especial as cognitivas.

material enviado por CMQV – imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *