/
/
28 de maio Dia do Ceramista
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

28 de maio Dia do Ceramista

28 de maio, Dia do Ceramista

Cerâmica e QUALIDADE DE VIDA…

Para nós, trabalhar com o barro, ou seja, com a cerâmica é um das formas de relaxamento e descontração.

Manusear a cerâmica traz efeitos sensacionais assim como as aplicações medicinais da cerâmica são fantásticas.

Temos um capítulo especial os benefícios da cerâmica que em breve colocaremos em nosso setor de psicologia. Parece estranho mas esse trabalho está sendo desenvolvido pela fisioterapeuta, Dra Silvanah Colo Corrêa, juntamente com a médica, Dra. Edith Horibe e, comigo….para trazer cerâmica = arte x decoração x saúde = qualidade de vida (em breve…)

Ainda estamos tentando saber como surgiu essa data…

Pensar na história da cerâmica é pensar, também, no desenvolvimento da humanidade.

Ao dominar o fogo e deixar as cavernas, o ser humano passou a procurar materiais que pudessem servir de utensílios, fáceis de moldar e resistentes. A argila, misturada com água e depois queimada, foi a solução perfeita – uma técnica artesanal e milenar que os permitiu fazer muito mais do que objetos e se desenvolver.

Tão importante, quem dominou a técnica ganhou uma data especial: 28 de maio, Dia do Ceramista.

matéria na íntegra

fonte: www.rocaceramica.com.br

A palavra “cerâmica” vem do grego keramikós, que significa “de argila”.

A cerâmica é um dos materiais que acompanha o homem desde a Pré-História. Ao deixar as cavernas e se tornar agricultor, o ser humano necessitou de utensílios domésticos que pudessem auxiliá-lo em seu dia-a-dia. Tais utensílios tinham de ser de material resistente, impermeável e de fácil fabricação. Assim, a argila foi adotada no seu fabrico. O ser humano descobriu que a argila podia ser moldada, quando misturada à água, e que endurecia ao ser queimada. Com essa descoberta, ele pôde fazer casas, vasilhas para armazenamento de água, alimentos, vinho, óleo etc.

Para a arqueologia, esses utensílios são de valor incalculável quando encontrados em escavações, pois a partir deles os cientistas podem estudar a cultura de determinada civilização.

A canalização de cerâmica foi utilizada desde 4000 a.C. Na ilha de Creta, era utilizada em obras de irrigação, drenagem, transporte de água e coleta de esgotos.

Antes da descoberta da América, há mais de dois mil anos, os indígenas já fabricavam utensílios de cerâmica. No Brasil, é famosa a cerâmica da ilha de Marajó. As culturas pré-colombianas também produziram cerâmica de grande valor artístico por seu marcante expressionismo.

Há evidências, encontradas em escavações, da técnica da cerâmica no antigo Oriente, com datas que remontam a quase oito mil anos.

Na Europa, a partir do século XVI, surgiram importantes centros da arte ceramista: Urbino e Faenza, na Itália; Nantes e Sèvres, na França; Talavera de la Reina, na Espanha; Saxônia, na Alemanha; Delft, na Holanda etc. Na China, são famosas as técnicas ceramistas das dinastias Tang e Ming, que muito influenciaram as do Ocidente.

Muitos objetos de cerâmica feitos hoje em dia ainda são fabricados com técnicas parecidas com aquelas utilizadas pelos ceramistas de culturas milenares. O conhecimento técnico tem crescido lentamente, por milênios; cada etapa desse crescimento se torna inviável sem seu precedente.

A cerâmica é essencialmente argila ou barro, moldado e endurecido pelo calor do forno, cuja temperatura pode variar de 450 a 700 graus. A qualidade da argila usada e a quantidade de calor a que é submetida a peça decidem a característica técnica do utensílio.

O ceramista é um artesão que tem talento e sensibilidade para transformar um simples barro em peça de arte decorativa e/ou utilitária. Ele conta com uma matéria-prima abundante na natureza e a transforma com sabedoria e dedicação. Com um pouco de argila disforme em suas mãos, o ceramista faz uma belíssima peça, que servirá para registrar sua época e, ao longo do tempo a história da nossa civilização.

Fonte: https://www.amambainoticias.com.br/geral/28-de-maio-dia-do-ceramista

A história da cerâmica é contagiante
Cerâmica como qualidade de vida

4 Comments

  1. Silvana Baierl

    Oi. O dia do Ceramista surgiu por iniciativa do então governador do Estado de São Paulo, Paulo Salim Maluf., no dia 23 de abril de 1981. Foi instituída a data como homenagem ao ceramista da área industrial, que trabalha com manilhas, telhas, revestimentos cerâmicos, louças sanitários e louças de mesa, entre outros produtos manufaturados.

    1. Dra. Célia Wada

      SILVANA
      MAIS UMA VEZ…OBRIGADA!
      Você é jornalista?
      Foi MUITO atenciosa em mandar todas essas informações e deixo nosso site a disposição!
      Vou entrar no link – OBRIGADA!
      Se puder fazer uma matéria, mandar seu dados e explicações, colocaremos aqui com todos os seus créditos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *