HOJE SE FALA #vaidemascara
MAS…COLOQUE A MÁSCARA DE FORMA CORRETA
BREVE RESUMO INFORMATIVO
Orientação do uso correto da máscara
A máscara deve cobrir o nariz e a boca abraçando totalmente o queixo.
ATENÇÃO – não usem a máscara no queixo, ou apenas na boca, deixando o nariz de fora. Isso está totalmente incorreto! A máscara deve cobrir completamente a região da boca e do nariz, pois é nas vias respiratórias que o vírus se instala e se desenvolve.
Atenção:
O queixo não pode ficar de fora
O nariz inteiro deve ser coberto, não apenas as narinas
O ajuste é essencial o elástico deve está adequado – nem frouxo, nem apertado. As laterais não devem ficar folgadas, pois possibilitam a entrada de ar livre, sem passar por nenhum “filtro”.
IMPORTANTE – NÃO TOQUE NA MÁSCARA (parte frontal) PARA RETIRA-LA E MESMO ENQUANTO ESTIVER USANDO
Pegue pelos elásticos para colocar ou retirar. Tanto no momento de colocar quanto de retirar, é essencial manusear pela região certa ou seja, pelos elásticos, com cuidado. Nunca encoste na parte frontal de tecido. Não fique reajustando a todo momento. Lembrar que a máscara é proteção onde as gotículas potencialmente contaminadas estão alojadas
Com as mãos limpas, você deve ajustá-la bem ao rosto no momento de colocá-la. Depois disso, não toque na parte frontal para reajustar. Sua mão (ou sua máscara) pode estar contaminada.
Quanto ao tempo de uso – Preconiza-se o uso de 2 horas para as máscaras descartáveis. Tanto a máscara caseira quanto a descartável e a PFF2 ou a N95, possui um tempo máximo de uso.
Siga as recomendações do fabricante e faça a troca sempre que for necessário. (Influência do tempo de utilização de máscaras cirúrgicas descartáveis na sua eficácia como barreira microbiana https://www.scielo.br/j/bjm/a/SCCMJN4zNK4FSBz3HysZcRw/?format=pdf&lang=en)
Dra. Célia Wada
CRF-SP 7043