Anamnese Farmacêutica – Interação Medicamentosa

Anamnese Farmacêutica – Interação Medicamentosa

Como já explicamos, a Medicina Integrativa enfatiza a necessidade de acolher a pessoa como um todo: incluindo corpo, mente e espírito.

A equipe integrativa precisa ouvir, ter tempo, estar disponível para conhecer a história pessoal do paciente, biologia, estilo de vida e mesmo necessidades para poder mediante todos esses parâmetros, determinar a pesquisa de parâmetros bioquímicos e de imagens (RX, Ultrasson, etc) quando necessários, para fazer um quadro geral e dar um diagnóstico correto e objetivo.

Como já mencionamos também, na Anamnese Integrativa, o profissional (ou a equipe de profissionais) da saúde precisa saber ESCUTAR. Escutar é receber uma informação, sem tentar adivinhar, interromper, julgar  ou concluir o pensamento alheio. É deixar fluir e respeitar o que o paciente tem para falar, lembrar, relembrar e questionar. O acompanhamento que está sendo feito por outros profissionais, assim como, medicações e estilo de vida, são fundamentais.

Nós farmacêuticos, fazemos em nossos consultórios a Anamnese Farmacêutica.

Nosso foco vai além do momento. Vai a fundo em tudo o que gira em torno do paciente. As medicações que usa são fundamentais. A necessidade de conhecer todos os medicameentos que o paciente faz uso é primordial, principalmente por conta das Interações Medicamentosas.

Aqui no InstitutoCADOR, realizamos a anamnese integrativa e, anamnese farmacêutica faz parte dessa consulta.

A anamnese farmacêutica é realizada individualmente em nosso consultório farmacêutico e integramos essa anamnese com outros profissionais a fim de que a conclusão a respeitos das necessidades de nosso paciente sejam totalmente esclarecidas e direcionadas.

Resumidamente podemos explicar como é o atendimento integrativo no INSTITUTO CADOR: A equipe integrativa geralmente tem um médico, um farmacêutico de base, presencial ou de suporte e outros profissionais da área de saúde de suporte. Utiliza todas as práticas médicas convencionas e integrativas quando necessário e  medicamentos alopáticos, mais uma vez, medicamentos participante das PICs Praticas Integrativas Complementares como homeopatia, ozonioterapia, acupuntura  entre outros.

É feita toda uma anamnese completa. Examina-se os exames caso o paciente já tenha alguns exames históricos. Traça-se um esboço geral. Solicita-se os exames necessários e, o paciente retorna após os resultados estarem prontos para a avaliação bioquímica/celular de todos os seus exames. Só então, os encaminhamentos, medicações e procedimentos são recomendados.

Geralmente, pacientes chegam a nós para problemas diversos, muitas vezes vindos de uma grande peregrinação em busca de uma melhoria em seus sintomas, sintomas esses das mais diversas origens.

anamnese farmacêutica, conforme estabelece o Capítulo I da Resolução Nº 585 DE 29 de agosto de 2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), é uma atribuição clínica do farmacêutico.

O CFF define a anamnese como sendo “o procedimento de coleta de dados sobre o paciente, realizada pelo farmacêutico por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacoterapêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde”.

A resolução define, ainda, que o farmacêutico pode verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.

Vamos deixar aqui uma breve apresentação do que é Anamnsese Farmacêutica. Essa série foi criada pelo ICTQ – Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade onde temos a satisfação de participar.

Qualquer duvida, nada mais objetivo do que  entrar em contato conosco. Estamos a disposição para esclarecer e orientar em todas as áreas de nossa competência

Nosso atendimento – www.institutocador.com.br  agendamento de consulta – 11- 93485 4843

Dra. Célia Wada – farmacêutica- bioquímica – CRF-SP 7043

ANAMNESE FARMACÊUTICA

Entenda em um exemplo,  a importância do acompanhamento farmacêutico na rotina de uma clínica.

Assista os vídeos que tratam da IMPORTÂNCIA DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS.

Entenda o que são as Interações Medicamentosas –

Esta é uma Websérie exclusiva do ICTQ dividida em 4 episódios, apresentados, toda quinta-feira, dos dias 16 de Março de 2023 à 06 de Abril de 2023, onde foi apresentado a cada semana um novo episódio sobre “Interações Medicamentosas” com os professores Daniel Jesus e Thiago de Melo, que será disponibilizado aqui em nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *