/
/
Pesquisa Latino-Americana de Resistência aos Azóis por Aspergillus fumigatus
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pesquisa Latino-Americana de Resistência aos Azóis por Aspergillus fumigatus

CMQV participa do projeto – Pesquisa Latino-Americana de Resistência aos Azóis por Aspergillus fumigatus

Por que este projeto?

Os fungos são uma fonte crescente de infecções humanas e animais, muitas delas difíceis de tratar devido ao surgimento de fungos resistentes às drogas utilizadas no tratamento. Com base na experiência coletiva da Rede Latino-americana de Micologia Médica (LAMMN) em estudos ambientais e testes antifúngicos e no surgimento global da pesquisa científica-cidadã, foi proposta uma pesquisa de dois níveis de cepas ambientais de Aspergillus fumigatus resistentes aos azóis. Isso envolve uma ampla participação da comunidade no primeiro nível para coletar A. fumigatus no ambiente, seguido, no segundo nível, por uma seleção de resistência azólica detalhada e análise de parentesco georreferenciado das cepas de fungos encontradas.

Vale ressaltar que A. fumigatus é um dos fungos filamentosos mais frequentes no ambiente ao nosso redor, podendo ser responsável por doenças em plantas e humanos, algumas delas potencialmente fatais devido à resistência às drogas azólicas. Azoles são uma classe de medicamentos antifúngicos, alguns deles comumente usados ​​para tratar pacientes, enquanto uma variedade de outros são amplamente usados ​​como pesticidas no ambiente agrícola. Assim, o conhecimento da frequência de A. fumigatus resistente aos azóis no meio ambiente pode ajudar cientistas, especialistas em saúde pública e médicos a responder rapidamente e escolher melhores tratamentos antifúngicos para pacientes infectados por esse fungo e ajudar governos a formular políticas para controlar melhor o uso dessas drogas no ambiente agrícola.

Este projeto é uma iniciativa da Rede Latino-Americana de Micologia Médica (LAMMN), uma colaboração entre 26 laboratórios de 12 países da América Latina, além de grupos de pesquisa da Austrália e França, com o objetivo de investigar o impacto do uso generalizado de Antifúngicos da classe dos azóis em aplicações médicas e agrícolas identificando a resistência de A. fumigatus frente aos azóis.

Existem mais de 250 espécies de Aspergillus , das quais quatro têm importância clínica:

  1. Aspergillus fumigatus
  2. Aspergillus niger (pigmento preto)
  3. Aspergillus flavus (pigmento amarelo)
  4. Aspergillus terreus

Responsável pela participação – Dra Célia Wada – farmacêutica Bioquímica – CRF-SP – 7043

Saiba mais sobre esse projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *