/
/
Certificação Fitwel lado a lado com a nossa Ergonomia
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Certificação Fitwel lado a lado com a nossa Ergonomia

Certificação Fitwel caminhando lado a lado com a nossa ERGONOMIA em prol da Qualidade de Vida – veja suas principais características e seus benefícios, tanto para os empreendimentos quanto para a sociedade..

A Certificação Fitwel foi criada e mantida pelo Center for Active Design (CfAD) nos Estados Unidos. Ela tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis que melhoram a saúde e o bem-estar dos seus moradores e ocupantes no geral.

Essa certificação predial vai além de medidas de sustentabilidade como eficiência energética e hídrica. O seu maior foco está na qualidade de vida de quem frequenta ou habita essas construções.

Certificação Fitwel – veja suas principais características e seus benefícios, tanto para os empreendimentos quanto para a sociedade.

A Certificação Fitwel foi criada e mantida pelo Center for Active Design (CfAD) nos Estados Unidos. Ela tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis que melhoram a saúde e o bem-estar dos seus moradores e ocupantes no geral.

Essa certificação predial vai além de medidas de sustentabilidade como eficiência energética e hídrica. O seu maior foco está na qualidade de vida de quem frequenta ou habita essas construções.

O selo ou certificação Fitwel pode ser a melhor opção para grandes edifícios existentes, empreendimentos com multiusuários e empresas cujo investimento inicial é o fator determinante. Já a certificação WELL pode ser mais pertinente para novos projetos, edifícios monousuários e outras tipologias ainda não contempladas pelo Fitwel.

O sistema de certificação Fitwel busca promover o combate a essas doenças crônicas ao mesmo tempo em que melhora o bem-estar físico e mental, conforto e segurança de usuários de edifícios através de estratégias de projeto e operação desses empreendimentos.

O certificado Fitwell caminha junto a nós para a melhoria da Qualidade de vida e, a nossa ERGONOMIA, caminha junto!

Vejamos essa relevância para nosso ambiente….o Brasil é o 5º país mais sedentário do mundo e lidera o ranking na América do Sul de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Geralmente, o brasileiro passa 8 horas por dia no trabalho sendo que, quando se analisa os cargos executivos esta média vai para 11 horas diárias. Por esse e outros motivos, é necessário criar ambientes que promovam um estilo de vida mais saudável.

Esse quadro é bastante comum em todo o mundo, até mesmo com crianças e adolescentes. Por esse motivo, têm surgido novas certificações com o objetivo de promover projetos e edifícios mais inteligentes em relação ao bem-estar dos seus usuários.

Certificação Fitwel?

A Certificação Fitwel foi publicada visando um futuro mais saudável para todos, por meio de edifícios e comunidades projetados e operados de modo a fortalecer a saúde e o bem-estar de seus usuários.

Trouxemos a reportagem feita pela Universidade Trisul para leitura e avaliação.

O Fitwel foi desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) em parceria com o General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos.

Pode-se dizer que o Fitwel é uma espécie de evolução de um guia de boas práticas de projeto para saúde e bem-estar criado pelo Center for Active Design (CfAD). Este guia foi aplicado em empreendimentos piloto pelo prefeito de Nova York em 2012.

Para termos uma ideia de alguns números, de acordo com o Portal Fitwel, tem-se:

Mais de 830 projetos certificados ou em fase de certificação;

  • 2.100 projetos registrados;
  • Mais de 5.400 usuários em todo o mundo;
  • 1.3 milhões de pessoas impactadas;
  • Em mais de 40 países.

Como funciona a Certificação Fitwel

Ela é, atualmente, constituída por 7 (sete) valores, 12 (doze) categorias, sendo divididas em mais de 60 (sessenta) estratégias. Os valores são:

  • saúde da comunidade;
  • redução de morbidades;
  • responsabilidade social;
  • atividade física;
  • segurança;
  • sentimento de bem-estar;
  • acesso a alimentação saudável.

Já a pontuação encontra-se atrelada à relevância de cada tema e a quantidade de impactos positivos resultantes da implementação de cada uma delas. Sua pontuação vai até 144 pontos e oferece três tipos de certificados.

  • De 90 a 104 pontos: 1 estrela;
  • De 105 a 124 pontos: 2 estrelas;
  • De 125 a 144 pontos: 3 estrelas.

Há uma outra característica desta certificação: todas as etapas da certificação são feitas online, não prevendo vistoria presencial.

Por que a Certificação Fitwel é importante?

Existem algumas razões principais pelas quais os edifícios devem considerar obter a certificação. Quer conhecê-las?

  • De acordo com pesquisas, mais de 45% dos proprietários de edifícios estão dispostos a pagar mais pelos imóveis que demonstram ter um impacto positivo na saúde;
  • Aproximadamente 97% dos usuários relatam facilidade de uso e 84% entendem como seus edifícios dão suporte à saúde graças ao acesso às informações e dados de desempenho necessários para certificar um projeto.

Além disso, a Certificação Fitwell promove a criação de edifícios com propostas mais saudáveis. Como vimos, por exemplo, uma estratégia que gera pontuação é o incentivo do uso de escadas (como alternativa aos elevadores, sempre que possível). Isso para estimular um pouco de exercício físico ao longo do dia.

Outro item importante é proporcionar espaços de trabalho com luz natural, favorecendo o ciclo circadiano dos usuários dos escritórios.

Certamente esta Certificação traz diferenciais fundamentais, seja para os usuários dos edifícios, os moradores (no caso de edifícios residenciais), investidores e sociedade no geral. É necessário pensar em projetos mais acolhedores e promotores do bem-estar de todos.

Gostou do nosso post? E que tal continuar atualizado sobre novas tecnologias, o mercado imobiliário, dicas, tendências para a construção civil e ações para uma maior sustentabilidade?

Outros posts que podem te interessar:

Material aprovado e enviado por: Dra. Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *