/
/
Desafio atual na gestão de pessoas
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Desafio atual na gestão de pessoas

Na atual conjuntura política econômica e de desenvolvimento organizacional o quadro que existe para os empresários de qualquer seguimento é um desafio enorme que se refere a gestão de pessoas. No atual mercado competitivo que propicia a necessidade de criar estratégias para atender as necessidades do mercado interno e externo, avanço de tecnologias, bem como a gestão de conhecimento das pessoas, diante de uma sociedade globalizada com o uso da internet a maior preocupação é a sua existência no mercado.

Neste cenário de manutenção e continuidade das empresas a maior preocupação é manter sua sobrevivência financeira, diminuir seu custeio de despesas e quase sempre nas primeiras análises diminuir a folha de pagamento, reflete uma maneira de reduzir custos e pessoas.

Diante destas perspectivas as organizações perdem um grande potencial de talentos, deixam em seus seguimentos a perda de capital intelectual para seus concorrentes e deixam de promover um diferencial que pode agregar uma competitividade de mercado. As empresas tendem a visualizar seus colaboradores como meros recursos produtivos como se fossem maquinas ou equipamentos que possuem um prazo de validade e permanência de funcionamento e validade.

Ora, neste século devemos pensar de forma diferenciada e não retroceder nos processos de gestão de pessoas, como no início da Revolução Industrial, cuja prioridade era a produção e não o ser humano. Devemos estar atentos para uma economia competitiva globalizada e capitalista, cujo o consumismo e a necessidade de prestação de serviços são cada vez maiores obrigando necessariamente observar a criatividade, ser versátil e autentico em seu ramo de negócios para poder destacar-se perante seus concorrentes.

Na realidade a outrora área de administração de pessoal torna-se uma área técnica para as observações de exigências trabalhistas, benefícios e atendimento das Convenções Coletivas de Trabalho. No entanto a área de Recursos Humanos é um outro seguimento da empresa, preocupando-se com a gestão de pessoas e suas reais necessidades sociais, intelectuais e de desenvolvimento profissional.

De fato, o gestor deve estar atento as questões de observar seus clientes internos, acompanhar seu desenvolvimento e suas necessidades de evolução social e profissional no mercado de trabalho no qual está inserido. Assim uma das vertentes não observadas é que a atual geração denominada Y não tende a assumir compromissos e fidelização no trabalho, mesmo diante do nível de remuneração. Esta geração está atenta aos movimentos globais são impulsivos e não adeptos a rotinas especificadas e maçantes. Neste quadro de composição de uma equipe de recursos humanos das empresas os conflitos de gerações são constantes e em muitos casos prejudicam a convivência e proporciona nível de péssimo processo de Clima Organizacional.

Edison Ferreira da Silva

Presidente SINDHOSFIL/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *