/
/
Dia 11 de Agosto – DIA DO ADVOGADO
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Dia 11 de Agosto – DIA DO ADVOGADO

Dia 11 de Agosto – DIA DO ADVOGADO

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I criava através de lei, os cursos jurídicos no Brasil.

A partir dessa data, começava a ser escrita, uma história moldada na grandeza, na ética e na independência da Advocacia.

O dia 11 de agosto de 1827 foi marcado pela criação das primeiras faculdades de Direito no Brasil: a do Largo de São Francisco em São Paulo e a de Olinda.

Passados mais de 193 anos, mais uma vez,  comemoramos a mais importante para o Direito o Dia do Advogado.

Nesta data, trago uma homenagem a meu adorado, estimado e admirado tio: Dr. Luiz de Mai

Meu tio foi um exemplo de humildade, perseverança, caráter, amor, ética e JUSTIÇA.

Tio Luiz me ensinou, desde a infância, a ter na advocacia uma especial admiração.

Sempre tive  verdadeira paixão pelo exercício da Medicina e da Advocacia.

Era maravilhoso ver nos filmes o empenho dos médicos e dos advogados lutando por suas causas. De formas diferentes mas, ambos lutando pela vida…

O Advogado, se apaixona pela causa pela justiça e pela manutenção da integridade moral do homem, assim como o médico luta pela sua integridade física e emocional de seu paciente.

Ambos lutam pela qualidade de vida!

Hoje estou aqui para homenagear os VERDADEIROS ADVOGADOS em aqui representador pelas figuras de meu querido tio Dr. Luiz de Mai (in memorium) e de minha admirada advogada e amiga, Dra. Pérsia David.

A Advocacia é a construção da ética e da democracia. É o fortalecimento das instituições, a manutenção do sistema social e a permeabilidade dos direitos individuais de cada cidadão. A isso é o que podemos chamar de “JUSTIÇA”

O Direito é a ciência Universal que abrange e participa de todas as outras ciências, dando a dimensão social correta para os povos de todos os territórios em todos os tempos para a manutenção da JUSTIÇA.

A ADVOCACIA TRAS A JUSTICA.

Foi a Cultura Jurídica que consolidou as instituições do Estado Emergente, as liberdades e os direitos do povo brasileiro. A Advocacia  acompanhou ao longo dos anos, grandes causas éticas e até medicas sempre com a finalidade de manter o DIREITO DE CADA CIDADÃO.

O Advogado é, e de forma simplista, o grande responsável pelas conquistas da essência do conceito de Justiça, tendo a missão de fazer com que os indivíduos sejam defendidos ou acusados, dentro do núcleo dos Direitos Constitucionais, com amplas garantias, pois só um julgamento realizado dentro do devido processo legal é um julgamento JUSTO. Só um julgamento “cego” pode dar a liberdade sem libertinagem, sem tendências políticas e sem interesses particulares sendo, realmente, um julgamento JUSTO!

Advogar é lutar e protestar até o fim do processo, sem jamais abdicar da tutela do direito buscado! Advogar é lutar pela JUSTIÇA!

Me sentava na cadeira do escritório do meu tio Luiz e me sentia grande, importante e majestosa. Era um advogado brilhante que, infelizmente, teve sua jornada muito curta aqui nesta vida…Sua jornada foi curta mas seu exemplo foi perpetuado….

Parabéns Dra. Pérsia, parabéns Dr. Luiz de Mai e parabéns a todos os Advogados JUSTOS.

Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *