/
/
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – Trouxemos essa matéria para um breve esclarecimento do tema.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é considerada uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas.

O diagnóstico de ELA, em um passado recente, impunha um prognóstico reservado, com ausência de perspectivas terapêuticas.

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.

A descrição do seu nome, Esclerose Lateral Amiotrófica, significa: Esclerose – endurecimento e cicatrização.
Lateral – endurecimento da porção lateral da medula espinhal.
Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.

A ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer. A idade é o fator preditor mais importante para a sua ocorrência, sendo mais prevalente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.

Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes com essa doença, com base no que está cientificamente comprovado.

Sintomas: A fraqueza muscular.

Quais as causas da ELA – As causas da Esclerose Lateral Amiotrófica ainda não são conhecida, no entanto sabe-se que em cerca de 10% dos casos ela é causada por um defeito genético. Na prática, os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.

Cura: Ainda não existem evidências em nível mundial de tratamento que levem à cura da doença. (Temos acompanhado alguns pacientes usando ozonioterapia como medida de melhoria na qualidade de vida).

Prevenção: Não e conhecida nenhuma forma de prevenção.  Infelizmente, não existem evidências na literatura médica e científica mundial formas de prevenir a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Pode ser recomendado o aconselhamento genético se houver história familiar de ELA

 

A BraSGoldeN – Mundoergonomia, projetou uma cadeira de acionamento elétrico que auxilia muito o paciente com ELA. Inicialmente a cadeira foi projetada para uso oftalmológico mas, logo em seguida, a utilização por parte de pacientes com ELA foi implementada e aperfeiçoada podendo ser customizada de acordo com a necessidade do paciente.

Clique na cadeira ao lado e veja detalhes dessa cadeira

Veja a proposta técnica da Cadeira de Acionamento Elétrico

Informações sobre a cadeira – vendas@mundoergonomia.com.br

 

 

 

 

Para saber mais sobre o tema e ter orientação aos paciente consulte:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA.

 

 

Dra. Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *