FELIZ PAZCOA COM Z! – Nossa PAZCOA é com Z!
Vamos aqui trazer breve esclarecimento sobre a origem e importância dessa data e suas celebrações e, porque nossa PAZCOA é com Z!
A palavra Páscoa – se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach/ Pesach, que significa “a passagem”.
A Pázcoa é celebrada de diversas formas ao redor do mundo, com tradições religiosas, culturais e familiares que se misturam, variam desde o religioso ao folclórico e comercial. Em muitos países cristãos, a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa são feriados, com missas, procissões e celebrações religiosas. A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.
A maçonaria é uma escola de moral e ética. É pautada por valores morais e filosóficos e se apoia na moral teísta, crendo em um ser supremo, onde é necessário que os membros professem uma fé. Porém, por não ser uma religião a maçonaria não insere tradições fixas, como a Páscoa, em suas celebrações.
Para os judeus, ela representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida.
A doutrina Espírita se baseia na codificação de Allan Kardec e tem como fundamentos os pilares da evolução do espírito pela reencarnação e imortalidade da alma; a existência de vida em outros mundos; e a mediunidade como forma de comunicação entre os vivos e os mortos. Para os seguidores da doutrina, Jesus Cristo é um espírito evoluído. Mas mesmo acatando os preceitos do evangelho cristão, eles não comemoram a Páscoa. Os espíritas entendem a Páscoa como um exemplo a ser seguido, e não como um ritual temporal. (referência) https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/04/07/pascoa-entenda-o-significado-da-data-para-diferentes-religioes-e-culturas.ghtml
Para nosso grupo, independente da tradição de cada um de nossos colaboradores e assim como todas as comemorações que remetem a data a uma PASSAGEM, UMA MUDANÇA, trazemos nessa data a nossa mensagem de passagem….UMA PASSAGEM PARA A PAZ!
Seque informações sobre algumas tradições que consideramos importantes e de valiosos ensinamentos:
A Pazcoa Judaica:
Pêssach ocorre de 12 (véspera) a 20 de abril de 2025
A festa de Pêssach é celebrada durante oito dias no início da primavera em Israel, do dia 12 (véspera) a 20 de abril de 2025 (mês hebraico de Nissan. Como mencionado acima, a data comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito. https://pt.chabad.org/holidays/passover/default_cdo/jewish/Pessach.htm
Elimina-se todos os alimentos fermentados dos lares e estabelecimentos, e somente ingere-se matsá, pão ázimo. Nas duas primeiras noites de Pêssach a família é reunida para a realização do Seder quando a história do Êxodo é relatada na Hagadá.
Pêssach é observado evitando lêvedo, e celebrado com duas noites de Seder que incluem beber quatro copos de vinho, comer matsá e ervas amargas, e recontar a história do Êxodo conforme consta na Hagadá.
Referências:
O Significado de Pêssach – https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1078828/jewish/O-Significado-de-Pssach.htm
Celebração de Pêssach – https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4359076/jewish/Celebrao-de-Pssach.htm
A Abertura do Mar – https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1174367/jewish/A-Abertura-do-Mar.htm
A Pazcoa Cristã:
A Páscoa é o coração pulsante da fé cristã. Mais do que uma simples data no calendário litúrgico, ela é o mistério que dá sentido a toda a vida da Igreja e à nossa caminhada com Cristo. Celebrar a Páscoa é mergulhar no núcleo da salvação: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Como afirmou São João Paulo II, “somos o povo da Páscoa e Aleluia é a nossa canção”.
Isso significa que toda nossa vida cristã é marcada por essa esperança viva: a certeza de que a vida venceu a morte, que o amor venceu o pecado, e que a última palavra pertence a Deus. O mistério pascal é a realização do plano de salvação de Deus, nele tudo converge: a Encarnação encontra sua plenitude, a Cruz revela o amor sem limites, e a Ressurreição confirma a vitória definitiva. A partir da Páscoa, brotam todos os aspectos centrais da fé: a vida cristã, os sacramentos, a missão, a liturgia.
A Ressurreição de Jesus é o ponto culminante da história da salvação. É a confirmação de tudo o que Ele disse e fez: Jesus ressuscitou verdadeiramente ao terceiro dia, com um corpo glorioso, vencendo a morte e inaugurando a nova criação. É a vitória definitiva sobre a morte. Ao terceiro dia, o túmulo está vazio, e Cristo ressuscitado se manifesta aos discípulos: glorioso, vivo, presente.
Referência – https://bibliotecacatolica.com.br/blog/
leitura completa: https://bibliotecacatolica.com.br/blog/destaques/pascoa/?srsltid=AfmBOopdGH682hzZHuy6Oi0_noeGm-_FxiN3QHp0EI3wUrGnJXppASGk
O que você vai encontrar neste artigo:
A Páscoa é o centro da fé cristã
A Páscoa no Antigo Testamento: o cordeiro e a libertação
O significado da Páscoa para a fé católica
O Tríduo Pascal: um só mistério celebrado em três dias
O Tempo Pascal e a Oitava da Páscoa
A espiritualidade da Ressurreição
A tradição pascal na história da Igreja
O Círio Pascal e os símbolos da Ressurreição
A Pazcoa no Mundo
Aqui neste artigo, são apresentadas algumas formas de comemoração da PAZCOA.
Referência
https://www.egali.com.br/blog/como-e-comemorada-a-pascoa-no-mundo/
Nossa mensagem – FELIZ PAZCOA – SEMPRE!
Material encaminhado por – EQUIPE – MUNDOERGONOMIA / CMQV / INSTITUTOCADOR