Hoje vamos falar sobre GEOTERAPIA
Geo = “terra” e Terapia = “cura”
Geoterapia – tratamento baseado nas forças e energias da terra, utilizando minerais, metais e luz solar. Apesar de poder ser realizado a partir de diversos elementos, o tratamento mais comum no ocidente ocorre por meio da utilização da argila.
Geoterapia é uma terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, assim como pedras e cristais (frutos da terra), com objetivo de amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais por meio dos diferentes tipos de energia e propriedades químicas desses elementos
Desde o início dos tempos, os seres humanos usam argilas para fins terapêuticos. Na civilização egípcia, os antigos médicos receitavam a ingestão da argila para combater inflamações e úlceras no trato gastrointestinal, e as compressas externas de lama do Rio Nilo eram usadas para o tratamento de artrites.
Uma das aplicações da Geoterapia é o uso de argilas para auxiliar no processo de cura e estético do corpo. O que irá direcionar os seus usos são os fins terapêuticos. Os minerais de argila têm sido usados, principalmente, em aplicações externas, como compressas ou banhos de argila, que visam curar doenças de pele e para doenças gastrointestinais simples, como diarreia, com uso interno. Além disso, as argilas também eram usadas na nutrição e na medicina veterinária e podem ser utilizadas até hoje.
O Ministério da Saúde do Brasil, há cinco anos, instituiu uma portaria 702/2018, identificada como Programa Nacional de Práticas Integrativas Complementares, também conhecidas como PNPICs. Este programa inclui várias técnicas naturais e alternativas para promoção do bem-estar do ser humano. Dentre essas práticas, encontra-se a Geoterapia.
Na pele, por exemplo, Pvárias são as utilizações e para usufruir dos benefícios, antes da aplicação da argila, a pele deve estar limpa, sem filtro solar, maquiagem ou outros produtos que aumentem a barreira de interferência. Na epiderme, encontramos a queratina, que impermeabiliza a pele para prevenir a perda de água, bem como a entrada de patógenos. Para um melhor benefício, sugere-se também uma leve esfoliação da pele, caso esteja intacta, para reduzir essa tensão e favorecer a penetração da argila. Esta pode ser feita com as argilas brancas, caulinitas ou cristais de quartzo; caso queira fazer com as argilas verdes e cinzas, tomar muito cuidado com peles mais sensíveis, finas, avermelhadas, pois são mais abrasivas.
Além de combater enfermidades e contribuir para melhorar a aparência da pele, a Geoterapia trata corpo e mente, aumenta a autoestima e não apresenta reações adversas. Isso acontece porque a argila, que possui a dolomita e o carvão – assim como outros elementos naturais – possuem minérios em sua composição capazes de surtir efeitos diversos.
São diversas as utilizações da Geoterpia.
Como já mencionado acima, a Geoterapia é uma terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, assim como pedras e cristais (frutos da terra), com objetivo de amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais por meio dos diferentes tipos de energia e propriedades químicas desses elementos. A geoterapia, por meio de pedras e cristais como ferramentas de equilíbrio dos centros energéticos e meridianos do corpo, facilita o contato com o Eu Interior e trabalha terapeuticamente as zonas reflexológicas, amenizando e cuidando de desequilíbrios físicos e emocionais. A energia dos raios solares ativa os cristais e os elementos, desencadeando um processo dinâmico e vitalizador capaz de beneficiar o corpo humano.
Em geoterapia com envolvimento de argila ou cataplasma de argila, várias técnicas são utilizadas como, por exemplo, utilizar argila quente para diminuir dores musculares e tensões. Essa terapia funciona não apenas pelo calor da argila quente, mas também devido às propriedades anti-inflamatórias do material, que ajuda a diminuir e até eliminar a causa da dor.
Cada tipo de argila, pedra, cristal, ou outro elemento tem uma atividade que também varia de acordo com a forma que é utilizada.
Temos vários tipos de argilas, pedras e cristais sendo cada tipo responsável por reações específicas. Como em todas as outras terapias complementares, o paciente necessita procurar terapeutas que realmente tenham conhecimentos técnico para aplicar essa terapia que, mesmo sendo um prática natural tem que ter o embasamento científico para sua utilização. O uso indiscriminado, sem embasamento científico, pode piorar um sintoma e comprometer de forma até irreversível a sua saúde por exemplo, o envolvimento com argila é contraindicado em caso de tendinite, ferida na pele, pancada recente, com menos de 48 horas e varizes.
A geoterapia é uma das técnicas que realizamos em nossas clínicas e, como já explicado, é utilizado para várias finalidades.
Uma grande vantagem dessa terapia é que, em muitos casos, podemos orientar o paciente para que possa realizar a técnica em casa, fazemos toda a orientação para essa utilização.
Aqui exemplificamos alguns ações da geoterapia: antisséptica, analgésica, desintoxicante, mineralizante, equilibradora térmica e energética, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante
Aqui mencionamos alguns benefícios: promove a circulação no local da aplicação, elimina toxinas, alivia dores crônicas, ajudando especialmente no tratamento contra artrite e contraturas musculares; combate a acne inflamatória, clarea sardas, combate dores ósteo – muscular, auxilia no combate as dores de origem inflamatória, entre outros.
Vamos falar um pouco sobre a Geoterapia em estética
A geoterapia é também muito utilizada em estética como forma natural de revitalização celular.
O uso de argilas, pela grande quantidade de minerais e de sua ação antioxidante e antisséptica, a argila a ajuda a promover a desinflamação da pele, remoção de impurezas e desintoxicação dos fios e da pele, por exemplo. Determinadas argilas têm uma forte capacidade de absorver e remover toxinas, metais pesados e impurezas, ao mesmo tempo que transferem para a pele diversos minerais e nutrientes benéficos.
As máscaras com argila são consideradas as mais antigas preparações para fins cosméticos, sendo por isso usadas há muitas gerações no tratamento da beleza.
É muito importante conhecer a composição de cada argila assim como é fundamental saber a procedência desse material.
Para garantir os benefícios da geoterapia, é importante que seja feito e/ou orientado por um profissional capacitado, pois dessa forma são feitas as indicações do melhor tipo de procedimento, como deve ser aplicado e por quanto tempo.
A anamnese é importante para que seja feita uma avaliação geral do estado de saúde e possa ser indicado o tratamento mais adequado.
A Geoterapia capilar é uma das fortes tendências atuais. O cabelo absorve muitos compostos nocivos à saúde e mesmo agentes biológicos. O tratamento e o detox capilar é importamtíssimo.
Como se sabe, a argila vem diretamente do solo, por este motivo é rica em elementos derivados do alumínio, silicatos, hidróxidos coloidais, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobre, cobalto, entre outros minerais e elementos.
O que resulta dessa composição tão rica da argila é um elemento extremamente desintoxicante, cicatrizante e anti-inflamatório. Além disso, a argila ainda é capaz de equilibrar o pH do couro cabeludo, hidratar, relaxar e rejuvenescer a pele desta região. Contudo, uma das principais funções deste componente para as os cabelos é repor os minerais perdidos, estimulando a circulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento de novos fios mais fortes e saudáveis.
Mais uma vez alertamos – É PRECISO SABER A PROCEDÊNCIA E COMO ESSA ARGILA É EXTRAIDA. Sempre exija o certificado técnico.
Através da anamnese é com exames complementares associados, é possível sabermos mais sobre a sua necessidade capilar e corporal.
Dra. Célia Wada