/
/
Primeira Cúpula Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Primeira Cúpula Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS)

São Paulo, 28 de agosto de 2023 (BIREME/OPAS/OMS) – Realizada na Índia nos dias 17 e 18 de agosto, a Primeira Cúpula Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS) teve participação da BIREME em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde OPAS. Selecionada como uma boa prática da Região, a Biblioteca Virtual em Saúde em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (BVS MTCI Américas) serviu de plataforma para os produtos e serviços promovidos no espaço de exibição da Cúpula para os Escritórios Regionais da OMS. Vinte e cinco países da região estiveram representados na delegação das Américas, dentre representantes oficiais, especialistas e provedores de cuidados.

O evento foi realizado em paralelo à reunião de Ministros da Saúde do G20, e teve objetivo principal de favorecer a integração de intervenções de medicinas tradicionais comprovadamente benéficas aos sistemas de saúde. De acordo com estimativa da OMS, 88% de todos os países fazem uso terapêutico de práticas como medicinas indígenas, fitoterápicas, acupuntura e outras. Na região das Américas, 17 nações e territórios possuem leis, políticas e programas próprios para reconhecer, proteger e incluir o conhecimento embasado em tradição e ancestralidade aos seus sistemas de saúde. Assim, as organizações reconhecem que, para milhões de pessoas em todo o mundo, a medicina tradicional é o primeiro passo na busca por cuidado à saúde.

Nos últimos cinco anos, a inclusão e integração das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCIs) aos sistemas de saúde tem sido parte dos esforços liderados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS para promover serviços de saúde centrados nas pessoas. No âmbito do Plano de Ação sobre Etnicidade e Saúde 2019-2025 da OPAS/OMS, uma das estratégias projetadas para melhorar o acesso às evidências científicas e o compartilhamento de experiências no campo foi implementada em cooperação técnica com a BIREME, por meio da publicação da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (BVS MTCI Américas) e do desenvolvimento de Mapas de Evidências e Vitrines do Conhecimento temáticos.

De acordo com Dr. Jarbas Barbosa, diretor da OPAS, “A implementação dessas iniciativas e o impacto da pandemia de COVID-19 deram destaque à importância das abordagens interculturais para o desenvolvimento de intervenções em saúde de qualidade, e serviços e sistemas de saúde centrados nas pessoas”. Trata-se, em última instância, de buscar contribuir com a Cobertura Universal de Saúde (CUS) para todas as pessoas, especialmente as populações marginalizadas, reduzindo as iniquidades entre os países e dentro deles.

Verônica Abdala, Gerente de Serviços e Fontes de Informação na BIREME/OPAS/OMS, conta que foram necessários três meses de trabalho para desenvolver a Plataforma de Informação das Américas exibida durante a Cúpula na Índia. “A exibição BVS MTCI Américas foi um projeto da cooperação estabelecido entre a BIREME e a Unidade de Atenção Primária de Saúde e Prestação Integrada de Serviços (PH) do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS) da OPAS, que contou ainda com a colaboração da Unidade de Equidade, Gênero, Direitos Humanos e Diversidade Cultural do Departamento de Determinantes Sociais e Ambientais para Equidade em Saúde da OPAS, e da Secretaria Executiva da Rede MTCI Américas”.

A cooperação compreendeu os seguintes itens: a) atualização do Portal da BVS MTCI (conteúdo e desenho); b) Desenvolvimento de novos produtos regionais de informação em Medicina Tradicional Indígena e Afrodescendente das Américas; c) Desenvolvimento de um site como um espaço único de representação regional (Américas) na Cúpula. Na Índia, visitantes da exposição da OPAS puderam conhecer de que maneira a ampla diversidade étnica, cultural e linguística encontrada na Região das Américas se manifesta em projetos e iniciativas concretas. Também foram exibidas as estratégias da OPAS que, via cooperação técnica com os países, buscam fortalecer esses esforços com o desenvolvimento de políticas e ferramentas – como a BVS MTCI Américas – para promover o acesso às melhores evidências científicas.

Dentre os resultados alcançados, destacam-se:

– Site da OPAS/AMRO para a Cúpula – criado como um espaço agregador e representativo da interculturalidade e pluralismo dos sistemas e práticas de saúde dos países das Américas.

– Vídeo de boas-vindas do diretor da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa, e vídeo de apresentação da Medicina Tradicional das Américas, ambos produzidos com colaboração da Unidade de Comunicação da OPAS.

– Coleção com 65 pôsteres eletrônicos que representaram as experiências de integração da MTCI nos sistemas nacionais de saúde, programas e resultados de pesquisas, iniciativas institucionais e colaborativas na Região das Américas.

– Desenvolvimento e publicação de duas Vitrines do Conhecimento: Medicina Tradicional das Américas, e Etnicidade e Saúde.

– Validação dos dados do mapeamento das informações disponíveis sobre Medicina Tradicional Indígena e Afrodescendente nas Américas, no contexto da Estratégia e Plano de Ação sobre Etnicidade e Saúde 2019-2025 da OPAS/OMS; e plataforma de apresentação dos dados validados na seção de “Perfis de Países”.

A BIREME também esteve representada por seu Diretor, João Paulo Souza, que ministrou apresentação sobre os Mapas de Evidências desenvolvidos em colaboração com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), na Sessão Paralela 1A “Mapeando as evidências: o que sabemos e como aprendemos mais”. Para João Paulo Souza, trata-se de um momento muito animador para essa comunidade, “Com o estabelecimento do Centro Global da OMS vemos surgir um campo de trabalho que nos ajudará a construir um sistema de vigilância de evidências prospectivo e contínuo sobre medicina tradicional e complementar”. Todas as apresentações e a programação oficial estão disponíveis, na íntegra, no webcast da Cúpula, no portal online do evento.

Como o Brasil assume a presidência do G20 em 2024, são boas as expectativas para a garantia de representatividade das Américas. O Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde do Brasil, Weibe Tapeba, celebra a aprovação da 1ª Resolução sobre a Saúde dos Povos Indígenas no âmbito da Organização Mundial de Saúde (OMS) em maio de 2023, articulação em que teve liderança “Nos 75 anos de fundação da OMS, foi a primeira vez que a organização adotou uma resolução sobre saúde dos povos indígenas. Essa resolução aponta para a necessidade de fomento e valorização dos conhecimentos tradicionais e medicinas indígenas. Já a cúpula, organizada pela OMS na Índia, demonstra a necessidade do Brasil figurar como um dos países protagonistas nessa área.”

Entre e veja todos os detalhes do evento

enviado por Dra. Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *