Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ivermectina no tratamento da DENGUE

Antes de falarmos sobre Ivermectina x DENGUE, vamos dar algumas breves explicações sobre a DENGUE:

O que é a DENGUE?

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de vários fatores. É uma doença causada por um vírus. Portanto, é uma virose.

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas ARBOVIROSES, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. Esses insetos, que se alimentam de sangue humano e podem, no caso da dengue, o inseto vai transmitir o vírus pela saliva.

Qual o vírus da DENGUE?

O vírus da dengue é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos. O vírus da dengue é chamado DENV e pertence à família Flaviviridae. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens. Os quatro sorotipos podem circular juntos e causar o mesmo quadro clínico.

Como é transmitida essa virose para o homem?

Através da picada de um mosquito que transmite o vírus pela saliva.

Quem é o transmissor do vírus da DENGUE?

No Brasil, o transmissor ou vetor do vírus da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Em outros locais, em menor extensão, também é transmitida pelo Aedes albopictus.

A espécie Aedes, é originária do Egito e é responsável pela transmissão das arboviroses urbanas mais comuns do país: dengue, chikungunya e zika.

Seu tamanho inferior a um centímetro e suas listras brancas no tronco, cabeça e pernas parecem esconder sua alta capacidade de transmissão de doenças.

Como acontece essa transmissão do vírus?

A transmissão do vírus segue um ciclo humano-mosquito-humano. Quando uma fêmea do mosquito Aedes infectada com DENV pica uma pessoa, ela introduz o DENV e inicia o ciclo dentro do ser humano.

Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Como é a evolução da DENGUE?

Após se picado pelo mosquito, o período de incubação costuma ser de 3 a 10 dias, embora varie dependendo de fatores ambientais, como a temperatura.

A doença começa então a se desenvolver.

Como já mencionado, não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Quais são os sintomas da DENGUE?

A infecção por dengue pode ser assintomática, apresentar quadro leve com poucos sintomas ou apresentar sintomas mais graves que chamamos de “sinais de alarme” dependendo de vários fatores. Normalmente começa apresentando febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, desconforto muscular, náuseas, vômitos e falta de apetite. Os “sinais de alarme” incluem dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes, sangramento de mucosas e hipotensão postural (tontura ao levantar). Nesses casos é necessária a internação do paciente. Em casos graves, pode causar sangramento, falência de órgãos e morte.

Em casos graves, é necessária a internação do paciente.

Quando aparecem os “sinais e alarme”?

Os “sinais de alarme” aparecem na chamada fase crítica da doença – entre o quinto e sétimo dia após o início dos primeiros sintomas. Mesmo um paciente diagnosticado com a doença em sua forma leve, a chamada dengue clássica, pode evoluir para a grave, também conhecida como hemorrágica.

O que predispõe o paciente a evoluir para uma forma grave?

Em primeiro lugar, como em todas as viroses e outras infecções, o que determina se um paciente vai apresentar a forma grave da doença ou não é a resposta imunológica dele ao vírus. O estado imunológico do paciente é um fator determinante, como em quase todas as viroses.

Outros fatores devem ser levados em conta tais como se ele tem alguma comorbidade como cardiopatias, problemas renais, diabete, seu estado de inflamação corporal, hábitos alimentares, entre outros

Outro agravante, e quando o paciente está fazendo uso de medicamentos anticoagulantes. Na fase grave da patologia, a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, daí o paciente passa a ter sangramentos, o que caracteriza que a dengue clássica evoluiu para a hemorrágica. Os sangramentos normalmente são na gengiva, ou através do vômito, urina ou fezes.

Os anticoagulantes aceleram ainda mais essa “dificuldade de coagulação”.

Qual o tratamento para a DENGUE?

Na Dengue como em outras viroses, geralmente, não tem tratamento. O que é feito é tentar fazer com que o organismo se fortifique e destrua o vírus.

Várias recomendações são feitas  para melhoria do organismo tais como: Recomenda-se muita hidratação, com água e soros orais, o que faz com que o organismo de hidrate além de repor sais minerais.

Em que locais do mundo existe a DENGUE?

Esses mosquitos são encontrados em áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo. Os mosquitos Aedes se reproduzem na água parada, como recipientes com água, piscinas não utilizadas, pneus velhos etc.

Embora a doença incida, predominantemente, em áreas tropicais e subtropicais da América, Ásia e África, nos últimos anos tem sido observado um aumento significativo em áreas mais temperadas, como a Europa.

Em 22/12/2023, a OMS chamou atenção para o fato de que a dengue tem se espalhado para países onde historicamente não circulava

Como está o Brasil em relação a dengue:

Em 2023, o Brasil  liderou o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os casos são mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente.

Em 2022, foram registrados 2,8 milhões de casos de dengue só no continente americano, o que representa um número quase duas vezes maior em relação às 1,2 milhão de notificações registradas em 2021.

Agora, em 2024, o Brasil registrou uma explosão no número de casos de dengue nas duas primeiras semanas deste ano, com 55.859 casos prováveis da doença e seis mortes devido a complicações causadas por ela.

Esse número é mais do que o dobro do registrado no mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 26.801 casos prováveis da doença e 17 óbitos. Os números são do Ministério da Saúde.

Podemos identificar qual a hora mais “perigosa” para ser picado pelo mosquito? Que horas o mosquito da dengue mais pica? É diferente do pernilongo comum?

SIM os hábitos, as características visuais e o comportamento dos mosquitos são diferentes apesar de ambos se alimentarem de sangue humano.

Sabemos que o Aedes aegypti  que é o transmissor da dengue, chikungunya e zika e o pernilongo comum (Culex) estão entre as principais pragas urbanas no mundo.

Além do aspecto físico, podemos falar 2 diferenças básicas:

Uma diferença básica entre os dois mosquitos é que o horário de ação: o Aedes aegypti   é diurno e o pernilongo comum é noturno.

Outra diferença é o local da procriação: o Aedes aegypti procria em água limpa e o pernilongo comum procria em águas sujas ou seja, com matéria orgânica.

 

NOTA: este artigo é a tradução do artigo científico – IVERMECTIN IN THE PROPHYLAXIS AND TREATMENT OF DENGUE

 

Como é a estrutura do vírus da DENGUE?

ESTRUTURA DO VÍRUS DA DENGUE

Os estruturais são a proteína do capsídeo (C), a proteína da membrana (M) e Enrole (E).

As proteínas não estruturais (NS) são NS1, NS2A, NS2B, NS2B, NS3, NS4A, NS4B e NS5.

Como é a resposta imunológica na infecção primária?

A glicoproteína E é a que apresenta maior exposição ao vírus; foi observado que a imunidade contra DENV é mediada principalmente por anticorpos neutralizantes contra a referida proteína, embora também em menor grau contra prM, C e não estruturais. A proteína NS1 ganhou relevância em investigações recentes como uma proteína altamente imunogênico.

Inicialmente, quando a infecção se estabelece, há resposta com secreção de interferons (IFN) do tipo I, além de ativação do sistema complemento.

Paralelamente, pelo reconhecimento das células apresentadoras de antígenos e das células infectadas, é produzido um estímulo aos linfócitos Natural Killer, e a formação de de uma complexa cascata defensiva.

O que é o aumento da permeabilidade capilar e extravasamento?

A permeabilidade capilar característica dos quadros clínicos graves causados ​​pela Dengue tem um origem multifatorial. Há evidências que sugerem que há ativação endotelial, com vacuolização e fissuras nas junções interendoteliais, como consequência da infecção por DENV 1.

A condição do endotélio per se desempenha um papel importante devido à imunidade citotóxica direcionada às células infectadas, com conseqüente apoptose ou necrose que favorece a ruptura da integridade capilar.

A função do glicocálice é a seleção restritiva de moléculas, de acordo com sua carga, tamanho e forma.

A tempestade de citocinas gera modificação do glicocálice e das junções oclusivas, favorecendo a hiperpermeabilidade e eventual vazamento capilar.

Além disso, durante a dengue podem ser observadas hipoalbuminemia e proteinúria, que juntamente com o aumento da permeabilidade do glicocálice favorecem o extravasamento de líquidos.

Todos esses processos juntos são responsáveis ​​pela formação de terceiros espaços (ascite, derrame pleural) e edema (intestinal, pulmonar, cerebral) e consequentemente hipoperfusão tecidual.

Por que a Trombocitopenia e homeostase da coagulação são prejudicadas?

A trombocitopenia é um fenômeno consistente em episódios clínicos leves e graves.

É principalmente devido a dois mecanismos.

A primeira é a supressão da medula óssea (que também explica parte da leucopenia), e segundo, o efeito autoimune por reação cruzada com anticorpos contra a proteína NS1.

A NS1 tem a capacidade de se ligar à protrombina diminuindo sua ativação e causando alteração da hemostasia da coagulação além de poder desencadear a transdução de sinal em algumas células aumentando assim a secreção de citocinas e gerar um maior estado pró-inflamatório.

Como é a ação da Ivermectina na DENGUE?

Conceitos básicos sobre Ivermectina

A ivermectina é um antiparasitário (endodecticida), com propriedades nematicidas e ectoparasiticidas.

É uma lactona macrocíclica derivada das avermectinas, um grupo de agentes antiparasitários endodecticidas altamente ativos isolados por fermentação do microrganismo do solo Streptomyces avermitilis.

Foi descoberto em 1960 no Japão por Satoshi Omura.

Em 1981, William C. Campbell iniciou os estudos que permitiram seu uso veterinário.

Ambos receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 2015.

Em 1985, os franceses demonstraram a sua utilidade na oncocercose em África.

Foi aprovado em 1997 pelo FDA para estrongilíase e sarna crostosa, em pacientes com AIDS.

A ivermectina é um análogo semissintético da Avermectina B1a (Abamectina).

É composto por uma mistura contendo pelo menos 80-90% de 22,23-diidroavermectina B1a e 10-20% de 22,23-diidroavermectina B1b.

Os dois homólogos (B1a e B1b) diferem apenas por um grupo metil (CH2).

A ivermectina é 22,23-diidroavermectina B1.

Várias avermectinas são conhecidas hoje:

  • Ivermectina
  • Abamectina
  • Doramectina
  • Moxidectina
  • Emamectina
  • Nemadectina
  • Eprinomectina
  • Selamectina

De todos eles, o único indicado e testado em humanos é a Ivermectina.

A ivermectina é um pó cristalino branco a branco amarelado, insolúvel em água, mas solúvel em metanol e etanol a 95%.(8)

Na Medicina Humana tem sido utilizado em crianças a partir dos 5 anos de idade, para o manejo de ecto e enteroparasitoses.

A ivermectina é geralmente bem tolerada e as reações adversas são geralmente menores e raras.

A maioria das reações adversas tem sido associada ao tratamento da filariose que pode estar relacionada a uma reação imunológica devido à morte dos parasitas, como ocorre com a reação de Mazzotti na oncocercose.

Em um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo em 68 adultos, foram testadas doses de ivermectina de 30 a 60 mg três vezes por semana em um grupo e 90 a 120 mg em dose única em outro grupo, sem efeitos colaterais significativos. ser observada, demonstrando a tolerância e segurança do medicamento.

Precauções pediátricas

A maioria dos estudos recomenda não usar Ivermectina em crianças que pesem menos de 15 quilos ou que tenham menos de dois anos de idade, uma vez que a barreira hematoencefálica pode estar menos desenvolvida do que em crianças mais velhas.

Porém, em outros estudos, a Ivermectina foi utilizada a partir de um ano de idade ou em crianças com peso superior a 10 quilos sem efeitos colaterais significativos.

Muitos estudos demonstraram que a segurança e eficácia da administração de ivermectina em crianças são semelhantes às observadas em adultos.

Precauções geriátricas

Não existem muitos estudos que incluam pacientes com mais de 65 anos; entretanto, no tratamento de pacientes geriátricos com escabiose que foram tratados com terapias tópicas convencionais sem melhora, a Ivermectina oral pôde ser utilizada com sucesso e com efeitos colaterais mínimos que poderiam ser atribuídos ao uso da medicação.

Por via oral e em humanos, não atravessa a barreira hematoencefálica.

É contraindicado na gravidez.

Recentemente, foram compilados seus efeitos virucidas sobre flavivírus: Dengue, Zika, Chikungunya, etc.

O vírus Chikungunya (CHV) é um arbovírus do gênero Alphavirus, que infectou milhões de pessoas desde seu ressurgimento na última década.

Para testar a eficácia de cerca de 3.000 compostos, foi utilizada uma réplica estável do HCV incluída numa linha celular BHK, com uma luciferase utilizada como repórter.

A ivermerctina (EC% = 0,6 microM) inibiu a replicação viral de maneira dose-dependente.

Eles também foram activos contra o flavivírus que causa a malária.

Em estudos realizados em animais de criação, a administração de ivermectina provocou a morte dos mosquitos que os infectam, de forma dose-dependente.

Isto é aplicável aos mosquitos dos gêneros Anopheles, Culex e Aedes.

O estado atual da ivermectina continua a surpreender e entusiasmar os cientistas.

Foi confirmado que a ivermectina está intimamente relacionada ao sistema imunológico, atuando como agente imunomodulador.

Reutilização e reposicionamento de ivermectina

Foi demonstrado que controla toda uma nova gama de doenças.

Por exemplo, miíase orbital, triquinose, malária, leishmaniose, tripanossomíase africana, asma, epilepsia, doenças virais (por exemplo, vírus da imunodeficiência humana [HIV], dengue, encefalite), doenças bacterianas (tuberculose e úlcera de Buruli), doenças oncológicas (mama câncer, leucemia, glioblastoma, câncer cervical, câncer gástrico, câncer de ovário, câncer de cólon, melanoma e câncer de pulmão).

A ivermectina pode tornar-se um medicamento excepcional no futuro, pois pode ser eficaz para:

doenças (diabetes, hipercolesterolemia, resistência à insulina, obesidade, hipertrigliceridemia e hiperglicemia).

Doenças mediadas pelo receptor farnesóide X NR1H4 (aterosclerose), fígado gorduroso, colestase e cálculos biliares, inflamação e câncer.

Vírus como HIV, Citomegalovírus Humano (HCMV), Vírus Epstein-Barr (EBV), Papilomavírus Humano (HPV), etc.

Ivermectina e Dengue

A ivermectina já demonstrou sua eficácia na redução da carga viral da dengue, de forma dose-dependente.

A ivermectina tem um efeito antiviral comprovado contra outros vírus de RNA de fita simples, como dengue ou febre amarela, contra os quais conseguiu inibir sua replicação in vitro.

Além disso, possui um papel imunomodulador que é interessante avaliar, pois se constatou que um dos grandes problemas do vírus da dengue é a imunoamplificação.

O desaparecimento do quadro clínico – quando administrado precocemente – ocorre em menos de 72 horas.

Da mesma forma, indivíduos que recebem doses profiláticas de MIV não contrairão dengue, mesmo quando inoculados pela picada do mosquito Aedes, o que confirma o efeito viricida do composto.

Além do mais, estes mosquitos morrerão após tal picada, a uma taxa 6 vezes maior do que o seu ciclo de vida normal.

Isto foi observado em animais de criação, que receberam MIV para evitar doenças transmitidas por mosquitos (Culex, Anopheles, Aedes, etc.).

Dada esta descoberta, o efeito foi replicado em voluntários humanos, com igual sucesso.

Yang S et al., identificaram que a molécula de ivermectina pode impedir que fatores importantes do ciclo de replicação viral entrem no núcleo; por exemplo, no caso do HIV, observou-se que a ivermectina inibe a entrada da integrase no núcleo celular.

Na dengue, a ivermectina pode inibir a entrada da proteína NS5 da dengue no núcleo do hospedeiro.

Posteriormente, estes investigadores relataram o ponto preciso de impacto da ivermectina. Para evitar a passagem da integrase e da NS5 para o núcleo celular, a ivermectina teria como alvo uma proteína hospedeira, localizada no citoplasma das células, a proteína IMPα/ß1, responsável pelo transporte dessas moléculas para o núcleo da célula. célula hospedeira.

ESQUEMA DE PROFILAXIA COM IVERMECTINA

MIV (Ivermectina), 0,3 mg por Kilo de peso, após refeição rica em gordura.

Repita este esquema duas vezes por semana.

HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL!

ESQUEMA DE TRATAMENTO COM IVERMECTINA

CASOS – DOSE-  FREQUÊNCIA – DURAÇÃO

Casos Moderados – MIV (Ivermectina) 0,4 mg por kilo de peso uma vez ao dia durante 5 dias, sempre após refeição rica em gordura.

Casos Graves  – MIV (Ivermectina) 0,6 mg por kilo de peso uma vez ao dia durante 7 dias, sempre após refeição rica em gordura.

SEMPRE COM HIDRATAÇÃO!

CONCLUSÕES/RECOMENDAÇÕES

A dengue e suas doenças arbovirais relacionadas (Zika e Chikungunya) continuam a aumentar nas Américas.

O peso económico que implicam é cada vez maior, assim como o número de vítimas mortais (não perdíveis em termos monetários).

Não houve – até o momento – nenhuma medida de proteção além da remoção de lixo e do uso de repelentes.

A chegada ao local de A. albopictus reduziu a eficácia dos cuidados peridomiciliares, bem como a incidência sazonal.

A ivermectina já foi testada – com sucesso – neste tipo de patologia.

Seu uso é econômico, sua resposta é extremamente satisfatória (tanto na profilaxia quanto no tratamento) e sua segurança foi comprovada em bilhões de doses administradas em outros continentes.

Por tudo isso, destacamos o uso da ivermectina (de acordo com os esquemas propostos acima), para superar este flagelo.

NOTA: este artigo é a tradução do artigo científico

 IVERMECTIN IN THE PROPHYLAXIS AND TREATMENT OF DENGUE

BIBLIOGRAFIA :

  • Hirsch Roberto, Carvallo Héctor: SARS COV2, Emerging, Reemerging and Potentially Emerging Diseases in Argentina J Virol Infect Dis. (2021), Volume 2 Issue 1, pp 13-17.
  • Hortal M. Emerging and re-emerging infectious diseases: updated information. Rev Méd Urug. 2016; 32:1.
  • Morens DM, Folkers G.: The challenge of emerging and re-emerging infectious diseases. Nature. 2004; 430:242-249.
  • Rogiervan Doorn H. Emerging infectious diseases. Medicine. 2014;42(1):60-63.
  • Mayer J. Geography, ecology and emerging infectious diseases. Soc Sci Med. 2000; 50(7-8):937-952.
  • Corteguera RR. Emerging and re-emerging diseases: a challenge for the 21st century. Rev Cubana Pediatr. 2002; 74:1.
  • https://www.researchgate.net/publication/270901162_BIOENSAYO_DE_IVERMECTINA_CONTRA_LARVAS_DE_AEDES_AEGYPTI_ALTERNATIVA_PARA_CONTROL_DEL_DENGUE_EN_ECUADOR
  • file:///C:/Users/dinfeccionesas/Documents/Downloads/admin,+Efectos_de_la_ivermectina_sobre_Aedes_aegypti_despu%C3%A9s_de_la_administraci%C3%B3n_oral_en_humanos.pdf
  • https://www.bibliotecasdelecuador.com/Record/oai:localhost:28000-2702/Description
  • https://coe.tucuman.gov.ar/novedades/ver/653
  • Heidary F, Gharebaghi R (2020), Ivermectin: a systematic review from antiviral effects to COVID-19 complementary regimen, J Antibiot (Tokyo). Jun 12:1-10. doi: 10.1038/s41429-020-0336-z
  • Guzzo CA, Furtek CI, Porras AG, Chen C, Tipping R, Clineschmidt CM et al. (2002), Safety, Tolerability, and Pharmacokinetics of Escalating High Doses of Ivermectin in Healthy Adult Subjects. J Clin Pharmacol. 2002 Oct;42(10):1122-33. doi: 10.1177/009127002401382731
  • Levy M, Martin L, Bursztein AC, Chiaverini C, Miquel J, Mahé E et al. (2019), Ivermectin safety in infants and children under 15 kg treated for scabies: a multicentric observational study British Journal of Dermatology, doi: 10.1111/bjd.18369
  • Baraka OZ, Mahmoud BM, Marschke CK, Geary TG, Homeida MMA, Williams JF (1996), Ivermectin Distribution in the Plasma and Tissues of Patients Infected with Onchocerca Volvulus, Eur J Clin Pharmacol (1996) 50: 407–410, doi: 10.1007/s002280050131
  • González Canga A, Sahagún Prieto AM, Diez Liébana MJ, Fernández Martínez N, Sierra Vega M, García Vieitez JJ (2008), The Pharmacokinetics and Interactions of Ivermectin in Humans—A Mini-review, The AAPS Journal, Vol. 10, No. 1, March, doi: 10.1208/s12248-007-9000-9
  • Simmons C Farrar J van Vih Chau N. Dengue. N Engl J Med. 2012; 36: 1423-1432 2. WHO. Dengue and severe dengue. Descriptive note No. 117. 2015. Available at

http://www.who.int/mediacentre/factsheets/f s117/es/

  • González M. Data from serological analyzes and circulating serotypes of Dengue Costa Rica,

January-December, 2014. INCENSE. 2015: 1-10. Available at http://www.inciensa.sa.cr

  • Islam R Salahuddin M Salahuddin MA et al. Dengue epidemiology and pathogenesis:

images of the future viewed through a mirror of the past. Sinic Virology. 2015; 30

(5): 326-343

  • Mustafa MS Rasotgi V Jain S Gupta V. Discovery of fifth serotype of dengue virus

(DENV-5): A new public health dilemma in dengue control. Medical Journal Armed

Forces India. 2015; 71:67-70

  • Velandia ML Castellanos JE. Dengue Virus: Structure and Viral Cycle. Infectio. 2011; 15(1):33-43
  • Murphy B Whitehead S. Immune Response to Dengue Virus and Prospects for a Vaccine. Annu Rev Immunol. 2011; 29:587-619
  • Simon A Sutherland M Pryzdial E. Dengue virus binding and replication by platelets.

Blood. 2015; 126(3):378-385

  • Mortina B Koraka P Osterhaus A. Dengue Virus Pathogenesis: an Integrated view.

Clinical Microbiology Reviews. 2009; 22(4):564-581

  • Chuang Y Wang S Lin Y Chen H Yeh T. Re-evaluation of the pathogenic roles of

Nonstructural protein 1 and its antibodies during dengue virus infection. Journal of

Biomedical Science. 2013; 20:42

  • Montes de Oca M Martín P Monsalvo M Ruiz E. Endemic viral infections:

dengue, Nile fever, others. Medicine. 2014; 11(50): 2965-2972

  • Sosothikul D Seksarn P Pongsewalak S Thisyakorn U Lusher J. Activation of endothelial cells, coagulation and fibrinolysis in children with Dengue virus infection. Thromb Haemostasis 2007, 97:627–634.
  • Ooi E Ganesananthan S Anil R Kwok FY Sinniah M. Gastrointestinal Manifestations

of Dengue Infection in Adults. Med J Malaysia. 2008; 63(5):401-405

  • Ramos A Remes J González M et al. Abdominal and gastrointestinal symptoms of dengue. Analysis of a cohort of 8,559 patients. Gastroenterol Hepatol. 2011; 3. 4

(4): 245-247

  • Puccioni-Sohler M, Rosadas C, Cabral-Castro MJ. Neurological complications in dengue infection: a review for clinical practice. Arch Neuropsychiatrist 2013; 71:667-671.
  • Bordignon J Strottmann D Mosimann A et al. Dengue neurovirulence in mice: identification of molecular signatures in the E and NS3 helicase domains. J Med Virol

2007; 79:1506-1517.

  • Verma R, Sharma P, Garg RK, Atam V, Singh MK, Mehrotra HS. Neurological complications of dengue fever: Experience from a tertiary center of north India. Annals

of Indian Academy of Neurology. 2011;14(4):272-278

  • Discovery of berberine, abamectin and ivermectin as antivirals against chikungunya and other alphaviruses. Finny S. Varghese a 1, Pasi Kaukinen a 1, Sabine Gläsker b, Maxim Bespalov c, Leena Hanski d, Krister Wennerberg c, Beate M. Kümmerer b, Tero Ahola Antiviral Research Volume 126, February 2016, Pages 117-124

Material enviado por Dra. Célia Wada

23 Comments

  1. Carlos Oscar

    Ministério da saúde deveria conhecer este artigo

  2. Omar Fayad

    qual a eficácia na dengue e quais os resultados dos testes ou tratamentos, se a própria empresa que produz a ivermectina contesta e não recomenda para o tratamento da dengue e COVID?

    1. Dra. Célia Wada

      Omar
      Leia atentamente os trabalhos científicos…vai entender bem.
      Evidente que a empresa não vai “dizer” que o medicamento é feito para Dengue e COVID…é um antiparasitário..
      Medicamento barato, seguro e antigo…
      Nós, APENAS, informamos sobre os trabalhos científicos feitos.
      Use quem quiser ou, se preferir, como foi dito no COVID….fique em casa e espere…

      1. Stela Cristina Fernandes Eigenheer

        Parabéns, dra. Célia! Sua resposta não poderia ser mais acertada!!! Já faço uso da Ivermectina desde o início da Covid, e continuarei fazendo, porque acredito na ciência, e na ciência que não pára no tempo…

        1. Dra. Célia Wada

          Stela
          Muito obrigada pelo apoio…estamos ainda passando por grandes problemas por conta dessas manifestações técnicas mas, não podemos esconder a verdade…
          abraços e fico á disposição.

  3. Hamilton Silvester

    Parabéns à Dra. Célia Wada, pela resposta acima.

    …” digo eu “.
    A pior das pandemias, é a ignorância!

    1. Dra. Célia Wada

      Hamilton
      Realmente, a ignorância faz com que as pessoas “achem” que sabem tudo!!!!!!!

  4. Euler de Oliveira

    Muito bom. Bem explicativo… lemrando:VÍRUS e não verme.

    1. Dra. Célia Wada

      Euler…muito obrigada!
      sim…virus é “virus”, não é um verme…
      muitya gente confunde e não sabe que o que chamamos de vermes são os parasitas!
      sabe, fiz uma apresentação bem “ludica” para uma aula para crianças obde explico bem todos os “REINOS”…se precisar para passar para alguma criança…me fala…te passo via e-mail…

  5. Pedro Kawka

    Dra Célia, boa tarde! Ótimo post! Eu fiquei com uma dúvida quanto a profilaxia: 0,3mg x 80kg (meu caso) = 24mg. como o comprimido tem 6mg, será 24/6 = 4 comprimidos? Eu estou fazendo a conta certa? e ai fala que devo repetir duas vezes por semana. Devo repetir toda semana? Por quanto tempo?

    1. Dra. Célia Wada

      Prezado Pedro
      Boa noite
      Desculpe a demora da resposta. No momento, estou na Califórnia a trabalho e fica bastante difícil tempo para responder os comentários pois sou eu mesma que respondo..
      Você viu o artigo no site, como você está? Espero que esteja bem.A conta depende do  estado se está mais brando ou mais severo  o acometimento ou se é apenas para profilaxiaSe o seu caso é profilaxia, está correto.
      No trabalho sugerido temos:
      PROPHYLAXIS SCHEME WITH IVERMECTIN
      IVM, 0.3 mg per kilo of weight, after a high-fat meal.
      Repeat this scheme twice a week.
      TREATMENT SCHEME WITH IVERMECTIN
      CASES DOSE FREQUENCY DURATION
      Mild 0.4 mg/Kg once a day for 5 days
      Severe 0.6 mg/kg once a day for 7 days

      ESQUEMA DE PROFILAXIA COM IVERMECTIN
      MIV, 0,3 mg por quilo de peso, após refeição rica em gordura.
      Repita este esquema duas vezes por semana. – se você tem  80 kilos então multiplica 0,3 mg  x 80 = 24 mg  .  Cada comprimido tem 6 mg então vai precisar 4 comprimidos. Repete duas vezes na semana e, caso esteja em uma região muito endêmica, repita depois de um mês.
      ESQUEMA DE TRATAMENTO COM IVERMECTIN
      CASOS DOSE FREQUÊNCIA DURAÇÃO
      Leve 0,4 mg/Kg uma vez ao dia durante 5 dias

      Veja a conclusão do trabalho científico mencionado no artigo CONCLUSIONS / RECOMMENDATIONSDengue and its related arboviral diseases (Zika and Chikungunya) continue to increase in the Americas.The economic weight that they imply is becoming higher and higher, as is the number of fatalities (not missible inmonetary terms).There was -to date- no protection measure other than junk removal and the use of repellents.The arrival on the scene of A. albopictus has reduced the effectiveness of peridomiciliary care, as well as theseasonal incidence.Ivermectin has already been tested -successfully- in this type of pathology.Its use is economical, its response is extremely satisfactory (both in prophylaxis and in treatment), and its safety hasbeen proven in billions of doses administered in other continents.For all of the above, we emphasize the use of ivermectin (according to the schemes proposed above), to overcomethis scourge.   

      CONCLUSÕES/RECOMENDAÇÕES
      A dengue e suas doenças arbovirais relacionadas (Zika e Chikungunya) continuam a aumentar nas Américas.
      O peso económico que implicam é cada vez maior, assim como o número de vítimas mortais (não perdíveis em
      termos monetários).
      Não houve – até o momento – nenhuma medida de proteção além da remoção de lixo e do uso de repelentes.
      A chegada ao local de A. albopictus reduziu a eficácia dos cuidados peridomiciliares, bem como a
      incidência sazonal.
      A ivermectina já foi testada – com sucesso – neste tipo de patologia.
      Seu uso é econômico, sua resposta é extremamente satisfatória (tanto na profilaxia quanto no tratamento) e sua segurança tem
      foi comprovada em bilhões de doses administradas em outros continentes.
      Por tudo isso, enfatizamos o uso da ivermectina (de acordo com os esquemas propostos acima), para superar
      este flagelo.
      obrigada!

  6. Claudinei

    peguei DENGUE .meu amigo me disse para tomar INVERMETINA que ia ajudar muito para não evoluir para coisa pior a esposa dele tomou em 3 dias já não tava com febre mais acho q vou tomar

    1. Dra. Célia Wada

      Claudinei, boa noite
      Desculpe a demora da resposta. No momento, estou na Califórnia a trabalho e fica bastante difícil tempo para responder os comentários pois sou eu mesma que respondo..

      Você viu no artigo que a Ivermectina está sendo muito utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento e, com certeza, usando você vai minimizar as suas reações.
      Veja a posologia sugerida no artigo mas sempre que possível, seja acompanhado por um médico e tome bastante água. A hidratação é MUITO importante!

      Boa recuperação!

      1. And

        olá, não intendi como tratamento tenho 80kg

        0,4 mg por kilo de peso uma vez ao dia durante 5 dias, sempre após refeição rica em gordura.

        então eu devo usar 0,4 X 80k = 32 aí dividir 32 por 6g que tem comprimido daria 5,33g

        tenho que tomar 5comprimidos por dia em 5 dias ?

      2. Ander

        olá, não intendi como tratamento tenho 80kg

        0,4 mg por kilo de peso uma vez ao dia durante 5 dias, sempre após refeição rica em gordura.

        então eu devo usar 0,4 X 80k = 32 aí dividir 32 por 6g que tem comprimido daria 5,33g

        tenho que tomar 5comprimidos por dia em 5 dias ?

  7. And

    olá, não intendi como tratamento tenho 80kg

    0,4 mg por kilo de peso uma vez ao dia durante 5 dias, sempre após refeição rica em gordura.

    então eu devo usar 0,4 X 80k = 32 aí dividir 32 por 6g que tem comprimido daria 5,33g

    tenho que tomar 5comprimidos por dia em 5 dias ?

    1. Dra. Célia Wada

      AND
      Não colocamos as orientações para que as pessoas sigam se não tem certeza…você precisa consultar um médico ou um farmaceutico para saber exatamente sua necessidade…

  8. Anderson

    olá quem pegou esta com sintomas leve tem que tomar quantos comprimido por dia tenho 90kg

  9. Gal Valle

    Bom dia Dra Célia
    Gostaria de usar ivermectina preventivamente,mas não sei a dosagem,e os médicos de onde moro não a reconhece!
    tenho 75 anos e peso 72 k
    Se a Sra puder me orientar ficarei muito agradecida!

    1. Dra. Célia Wada

      GAL
      Muito bom usar Ivermectina. Temos os protocolos gerais preconizados pelos nossos médicos do grupo tanto para a prevenção da Dengue quanto do COVID mas, veja, qualquer que seja, essa prevenção é uma forma de melhorar o sistema imunológico.
      Seria interessaate consultar um médico integrativo para ver se não há nenhuma contra indicação para você ( o que é extremamente raro) mas, se quiser ligar, estou a disposição para explicar melhor. Tenho vários artigos sobre a Ivermectina no site. Dá uma olhada…vou te passar o link no seu e-mail…tem a apresentação da Dra. lucy que é fantástica…
      ***DESCULPE A DEMORA DA RESPOSTA, CHEGUEI ESTA SEMANA DOS EUA E ESTAVA SUPER ATAREFADA….EU MESMA QUE DOU AS RESPOSTAS A TODOS QUE PERGUNTAM…
      abraços

  10. Caroline

    achei muito interessante este artigo, tanto para a Dengue quando para outros tipos de doenças vi tmb q é eficaz para a gordura no figado já existe algum tratamento ? fiz uso da ivermectina para o covid e faço uso para piolhos .

    1. Dra. Célia Wada

      Caroline
      Obrigada pela sua observação e,realmente, existem muitos processos onde a Ivermectina associada a ozonioterapia tem tido resultados maravilhosos para casos de esteatose hepática assim como para inumeras outras patologias. Se quiser, no site tem muitas coisas sobre a ivermectina, estamos até fazendo um setor especial para esses assuntos porque tem muitos artigos científicos importantes …vou te passar um link em seu e-mail…
      abraços

  11. Marluze Fontanella Zanella

    Parabéns pela reportagem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *