“CONTRIBUIÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E SAÚDE”
Abertura: 26 de novembro de 2021
Encerramento: 30 de abril 2022
A epidemiologia pode ser definida como o estudo da distribuição de eventos de saúde e dos determinantes do processo saúde-doença em coletivos humanos. Tal ciência não se restringe à aplicação de métodos estatísticos a dados de saúde, mas utiliza estes métodos para apoiar o raciocínio epidemiológico e produzir análises que apresentem resultados quantificáveis e permitam avançar o conhecimento sobre os processos de determinação de saúde-doença em populações. A aplicação dos resultados dos estudos epidemiológicos, em conjunto com aqueles de pesquisas clínicas e de modelos matemáticos, tem grande potencial para acelerar mudanças e subsidiar práticas e políticas públicas que contribuam para a melhoria da situação de saúde das populações.
Na área da saúde do trabalhador e da trabalhadora, os estudos epidemiológicos têm papel fundamental, ao contribuir para a descrição, por um lado, da ocorrência de agravos, doenças, acidentes e óbitos e, por outro, de exposições ocupacionais nos mais variados contextos de trabalho, possibilitando a investigação das relações entre fatores do ambiente laboral, condições de vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A epidemiologia contribui também para avaliar o impacto de intervenções e se apresenta como importante instrumento para o planejamento e a gestão das ações de proteção e promoção da saúde da população trabalhadora.
A RBSO é um periódico científico de acesso aberto, editado e publicado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), desde 1973. Destina-se à difusão de artigos originais de pesquisas sobre Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) cujo conteúdo possa contribuir para o entendimento e a melhoria das condições de trabalho, para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho e para subsidiar a discussão e a definição de políticas públicas relacionadas ao tema.
Impulsionar a produção e divulgação do uso da epidemiologia em estudos da relação trabalho-saúde é uma tarefa crucial destes tempos. Uma tarefa que a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) assume agora, ao convidar a comunidade científica para a submissão de artigos para compor o dossiê temático “Contribuições da epidemiologia para o estudo das relações entre trabalho e saúde”. Este dossiê tem com o objetivo constituir espaço para divulgação de estudos e métodos epidemiológicos que contribuam para ampliar o conhecimento sobre as condições de saúde dos trabalhadores e/ou riscos ocupacionais, para o aprimoramento da vigilância e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho, assim como para a promoção da saúde da população trabalhadora.
Serão priorizados os seguintes temas/abordagens, no escopo da epidemiologia:
- Resultados de estudos longitudinais que investiguem relações entre trabalho e saúde
- Resultados de inquéritos epidemiológicos que abordam questões relevantes para a saúde do trabalhador e da trabalhadora
- Estudos de carga de doença relacionada ao trabalho
- Saúde e trabalho rural
- Estudos de mortalidade em populações trabalhadoras
- Câncer relacionado ao trabalho
- Saúde mental e trabalho
- Gênero e raça nas relações entre trabalho e saúde
- Envelhecimento, saúde e trabalho
- Saúde dos trabalhadores migrantes
- Trabalho infantil
- Trabalho informal
- Métodos epidemiológicos aplicáveis à SST: efeitos de seleção, séries temporais, inferência causal
Instruções gerais:
Serão acolhidos, preferencialmente, artigos de pesquisa, que poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Os manuscritos deverão ser submetidos online, na plataforma ScholarOne Manuscripts (https://mc04.manuscriptcentral.com/rbso-scielo), incluindo, no campo “cover letter”, a informação de que o artigo é direcionado ao dossiê temático “Contribuições da epidemiologia”. Os artigos deverão ser elaborados em conformidade com as instruções aos autores da RBSO, observados os limites de número de palavras e de referências bibliográficas (4.500 palavras e 40 referências para artigos de pesquisa). Mais informações estão disponíveis no link: www.scielo.br/rbso.
Todos os artigos submetidos passarão por análise preliminar dos editores quanto ao escopo e adequação aos padrões editoriais da revista, incluindo originalidade, aspectos éticos e qualidade científica. Aqueles que atenderem aos critérios serão encaminhados para processo de revisão por pares, conforme as normas da revista.
A RBSO não cobra taxas para submissão, processamento, ou publicação de artigos. Os artigos aprovados para publicação poderão ser traduzidos para o inglês, a critério da editoria, sem custo para os autores.
Editores-Chefes:
Ada Ávila Assunção
Eduardo Algranti
José Marçal Jackson Filho
Editores convidados para este Dossiê:
Leila Posenato Garcia
Pamela Merino-Salazar
Ricardo Luiz Lorenzi
Tânia Maria de Araújo
https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/rbso/chamada-publica-de-artigos
Enviado por CMQV- imprensa